ir para o conteúdo
Ultra assina contrato para aquisição da Ale 12/06/2016

Contrato foi firmado por meio da Ipiranga. Valor da operação é de R$ 2,17 bilhões.

O Ultra, por meio de sua subsidiária Ipiranga, assinou contrato para a aquisição de 100% da Ale Combustíveis. A conclusão da operação estará sujeita à aprovação prévia do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da assembleia geral de acionistas do Ultra, que será convocada para analisar o negócio. Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão as suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.

O valor da operação totaliza R$ 2,17 bilhões e inclui a rede de postos e as bases da Ale. A rede, com sede em Natal/RN, tem forte presença no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país e tem focado seus investimentos nessa região.

– O Ultra tem uma visão de longo prazo no desenvolvimento dos mercados em que atua, especialmente no Brasil. Revendedores e clientes da Ale se beneficiarão da capacidade de investimento e dos reconhecidos modelos de gestão do Ultra. Com a Ale, a Ipiranga terá maior presença em regiões com alto potencial de crescimento – afirma o diretorpresidente do Ultra, Thilo Mannhardt.

A combinação das duas empresas também proporciona maior escala operacional e maior eficiência logística, com benefícios para o consumidor e revendedores.
Uma vez que a operação venha a ser efetivada, a Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação por meio da oferta de serviços à rede Ale, fortalecendo o relacionamento com os revendedores e contribuindo para que eles sejam mais competitivos em seus mercados.

– A Ale nos seus 20 anos de atuação apresentou um crescimento expressivo, em função de sua competente gestão. Reconhecemos a sua trajetória de sucesso e agregaremos, certamente, valores em comum como o bom relacionamento com os revendedores e o foco no atendimento qualificado e próximo com os clientes. A Ale vem a somar à estratégia da Ipiranga – afirma o diretor-superintendente da Ipiranga, Leocádio Almeida de Antunes Filho.

A Ale é fruto da união da Ale Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. Com 20 anos de história, possui uma rede de aproximadamente 2 mil postos, com 260 lojas de conveniência, além de 10 bases de distribuição.

A Ipiranga possui 7.241 postos em todo o Brasil e centra sua estratégia de diferenciação na oferta de uma experiência completa aos consumidores. À rede pertencem ainda 1.919 lojas am/pm, das quais 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços especializados de troca de óleo. Seu programa de fidelidade Km de Vantagens é o maior do país, com 21 milhões de participantes, e iniciativas inéditas como o app Abastece Aí conectam o cliente à rede de postos também em ambientes digitais.