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Através de 15 bases de envase, 21 bases de armazenamento, 84 lojas próprias, mais de 4.300 revendas, 1.500 veículos e com aproximadamente 5.000 funcionários, a Ultragaz processa o envase e a comercialização de cerca de 7 milhões de botijões/ mês, atuando na maior parte do território brasileiro, não atuando somente na região Norte do país, onde passará a atuar em 2008 mediante sua entrada no estado do Pará.

Em 2007 o mercado brasileiro de GLP cresceu 2,5% em relação a 2006, reflexo do melhor desempenho da economia e do aumento de renda da população brasileira. O volume vendido pela Ultragaz seguiu a tendência do mercado, totalizando 1,6 milhão de toneladas de GLP vendidas, com destaque para o crescimento de 5% no segmento granel (UltraSystem).

A receita líquida da Ultragaz foi de R$ 3.113 milhões, 2% superior a 2006. O EBITDA da Ultragaz totalizou R$ 252 milhões, 10% inferior ao ano anterior, principalmente em função de um mercado mais competitivo no segmento de envasados no segundo semestre do ano.

Novos nichos de mercado

Durante o ano de 2007, a Ultragaz buscou seu crescimento através da prospecção de oportunidades em nichos de mercado. No UltraSystem, sistema de fornecimento de GLP a granel, no qual a empresa é pioneira, osinvestimentos e os diferenciais oferecidos geraram crescimento ao longo do ano. Outra iniciativa visando aproveitar oportunidades em nichos de mercado foi a decisão de expandir suas operações em gases especiais através de vendas de Dimetil-éter (DME). A Ultragaz, que já é líder no fornecimento dos gases butano e propano para uso no mercado de propelentes, adicionará ao seu portfólio de produtos o DME, considerado um produto diferenciado em função dos menores custos de formulação e embalagem, além de apresentar benefícios ambientais. Atualmente grande parte dos propelentes consumidos no Brasil para aplicações tais como no segmento de cosméticos é importada e a Ultragaz planeja capturar este mercado via substituição de importações. Para isto, firmou um contrato de longo prazo de fornecimento exclusivo, viabilizando a construção de uma planta de DME no Brasil.

Em novembro a companhia também anunciou que reforçará sua presença no Nordeste e Norte do Brasil, comercializando GLP no Maranhão e Pará, estados onde não atuava de maneira relevante, visando aproveitar os benefícios do crescimento dessas regiões, que apresentam crescimento do consumo de GLP acima da média nacional. Em 2006, o Pará e o Maranhão consumiram 248 mil toneladas de GLP. O consumo per capita de GLP do Maranhão e Pará é de aproximadamente 16 kg/ano e 21 kg/ ano, respectivamente, enquanto o restante do Brasil possui consumo per capita ao redor de 35 kg/ano. O investimento associado a essa iniciativa está estimado em R$ 50 milhões ao longo dos próximos 4 anos. Esta iniciativa, além de aumentar a escala de venda da companhia, proporcionará à Ultragaz um melhor posicionamento frente à concorrência.

Outra iniciativa inovadora foi o desenvolvimento de uma nova aplicação para o GLP em esterilização de pallets utilizados na exportação de produtos perecíveis. O processo é feito através de uma estufa móvel que se desloca até os clientes que solicitam o serviço, como é o caso de alguns clientes que atuam no segmento da agroindústria.

 

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