70
anos de Ultragaz
Com 70 anos completados oficialmente em 30 de agosto de 2007, a Ultragaz realizou
diversos eventos comemorativos durante o ano, além de campanhas publicitárias
na televisão. Foram elaborados um vídeodocumentário com
depoimentos de funcionários antigos e um encarte especial na revista interna
incentivando os colaboradores a contarem casos e histórias curiosas da
empresa, a serem reunidos em uma publicação especial. As comemorações
dos 70 anos da empresa procuraram aproximá-la de seus clientes e potencializar
a relação com esses clientes e com os funcionários da companhia.
A criação da empresa em 1937 foi um marco para os lares brasileiros.
A Ultragaz foi a pioneira na distribuição do gás engarrafado
no país, que passou a ser conhecido como “gás de cozinha”.
Foi também a primeira a manter um serviço de entrega programada
e diversas outras facilidades até chegar à gama de serviços
atuais para o consumidor residencial, que inclui o Disk Gás – serviço
por telefone 0800 que recebe o pedido e encaminha o botijão para a casa
do consumidor pelo mesmo preço do caminhão, Entrega Programada,
com a qual o cliente tem a alternativa de programar o pedido para o dia mais
adequado às suas necessidades e o Vale Ultragaz, que
no início de 2007 foi rebatizado como Ultragaz Já, um serviço
para funcionários de empresas, com desconto em folha de pagamento.
Os vasilhames da Ultragaz são identificados pela cor azul e passam por
um rigoroso processo de verificação de suas condições
de segurança e uso durante o processo de envasamento. O objetivo é evidenciar
ao consumidor os diferenciais de qualidade – segurança, peso correto
e limpeza.
Inovação e pioneirismo
Nos setores comercial e industrial a Ultragaz inovou com a criação
do UltraSystem em 1995, que é um sistema de fornecimento
de GLP a granel com abastecimento feito diretamente do caminhão-tanque
para o recipiente instalado no cliente. Mais recentemente a empresa introduziu
o Conta Única, um serviço especial para condomínios residenciais,
com contas individualizadas para cada morador.
Uma das principais características da Ultragaz é manter um mesmo
padrão de atendimento e qualidade nos locais em que atua: as regiões
Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, seja através das operações
próprias, seja mediante transferência de melhores práticas
aos seus revendedores, dos quais exige a manutenção do elevado
padrão de serviço que é característico da empresa.
Além do GLP, a Ultragaz tem uma linha de fornecimento industrial de propano,
butano e mistura para aerossóis.Na área de aerossol, a capacidade
de inovação permitiu seu domínio no mercado com 85% de participação.
Suas soluções são elaboradas a partir de um moderno laboratório
de gás, o único privado do Brasil. Exemplo da sua tradição
de pioneirismo e inovação é a expansão de suas operações
em gases especiais através de vendas de Dimetil-éter (DME).
Dando prosseguimento ao seu processo de otimização contínua,
a empresa elegeu dois projetos prioritários para os próximos anos:
o UltraLevel e o UltraFlex. As iniciativas
representam novos modelos de negócio, voltadas respectivamente aos segmentos
domiciliar e empresarial a serem implantados em todas as unidades até 2010.
O UltraLevel consiste na capacitação dos colaboradores,
especialmente dos gestores nas operações, provendo-os de ferramentas
que garantam o aumento da rentabilidade. Através do UltraFlex pretende-se
a prospecção de novos clientes e a excelência na gestão
da base atual. Uma equipe de Operações Logísticas, criada
no começo do ano, dá suporte à reestruturação
e padronização de toda a distribuição, adotando as
melhores práticas de gestão e operação, oferecendo
ferramentas tecnológicas adequadas para acompanhar os desempenhos.
Ainda dentro de padronização, a maioria das bases da Ultragaz são
certificadas pela ISO 9001:2000 e o restante encontra-se em processo de certificação.
A base de Paulínia (SP) obteve a recomendação no escopo
de envasamento de GLP para os diversos recipientes; e a de Betim (MG) conquistou
o certificado para o processo UltraSystem durante 2007. A base
de produção de Mataripe (BA) passou por uma auditoria de manutenção
e conquistou a re-certificação ISO 9001:2000, pela 11ª vez – um
marco histórico para a companhia.
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