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70 anos de Ultragaz

Com 70 anos completados oficialmente em 30 de agosto de 2007, a Ultragaz realizou diversos eventos comemorativos durante o ano, além de campanhas publicitárias na televisão. Foram elaborados um vídeodocumentário com depoimentos de funcionários antigos e um encarte especial na revista interna incentivando os colaboradores a contarem casos e histórias curiosas da empresa, a serem reunidos em uma publicação especial. As comemorações dos 70 anos da empresa procuraram aproximá-la de seus clientes e potencializar a relação com esses clientes e com os funcionários da companhia.

A criação da empresa em 1937 foi um marco para os lares brasileiros. A Ultragaz foi a pioneira na distribuição do gás engarrafado no país, que passou a ser conhecido como “gás de cozinha”. Foi também a primeira a manter um serviço de entrega programada e diversas outras facilidades até chegar à gama de serviços atuais para o consumidor residencial, que inclui o Disk Gás – serviço por telefone 0800 que recebe o pedido e encaminha o botijão para a casa do consumidor pelo mesmo preço do caminhão, Entrega Programada, com a qual o cliente tem a alternativa de programar o pedido para o dia mais adequado às suas necessidades e o Vale Ultragaz, que no início de 2007 foi rebatizado como Ultragaz Já, um serviço para funcionários de empresas, com desconto em folha de pagamento.

Os vasilhames da Ultragaz são identificados pela cor azul e passam por um rigoroso processo de verificação de suas condições de segurança e uso durante o processo de envasamento. O objetivo é evidenciar ao consumidor os diferenciais de qualidade – segurança, peso correto e limpeza.

Inovação e pioneirismo

Nos setores comercial e industrial a Ultragaz inovou com a criação do UltraSystem em 1995, que é um sistema de fornecimento de GLP a granel com abastecimento feito diretamente do caminhão-tanque para o recipiente instalado no cliente. Mais recentemente a empresa introduziu o Conta Única, um serviço especial para condomínios residenciais, com contas individualizadas para cada morador.

Uma das principais características da Ultragaz é manter um mesmo padrão de atendimento e qualidade nos locais em que atua: as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, seja através das operações próprias, seja mediante transferência de melhores práticas aos seus revendedores, dos quais exige a manutenção do elevado padrão de serviço que é característico da empresa.

Além do GLP, a Ultragaz tem uma linha de fornecimento industrial de propano, butano e mistura para aerossóis.Na área de aerossol, a capacidade de inovação permitiu seu domínio no mercado com 85% de participação. Suas soluções são elaboradas a partir de um moderno laboratório de gás, o único privado do Brasil. Exemplo da sua tradição de pioneirismo e inovação é a expansão de suas operações em gases especiais através de vendas de Dimetil-éter (DME).

Dando prosseguimento ao seu processo de otimização contínua, a empresa elegeu dois projetos prioritários para os próximos anos: o UltraLevel e o UltraFlex. As iniciativas representam novos modelos de negócio, voltadas respectivamente aos segmentos domiciliar e empresarial a serem implantados em todas as unidades até 2010.

O UltraLevel consiste na capacitação dos colaboradores, especialmente dos gestores nas operações, provendo-os de ferramentas que garantam o aumento da rentabilidade. Através do UltraFlex pretende-se a prospecção de novos clientes e a excelência na gestão da base atual. Uma equipe de Operações Logísticas, criada no começo do ano, dá suporte à reestruturação e padronização de toda a distribuição, adotando as melhores práticas de gestão e operação, oferecendo ferramentas tecnológicas adequadas para acompanhar os desempenhos.

Ainda dentro de padronização, a maioria das bases da Ultragaz são certificadas pela ISO 9001:2000 e o restante encontra-se em processo de certificação. A base de Paulínia (SP) obteve a recomendação no escopo de envasamento de GLP para os diversos recipientes; e a de Betim (MG) conquistou o certificado para o processo UltraSystem durante 2007. A base de produção de Mataripe (BA) passou por uma auditoria de manutenção e conquistou a re-certificação ISO 9001:2000, pela 11ª vez – um marco histórico para a companhia.

 

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