Infográfico
Página Inicial > Fundamentos da gestão > Estratégia e modelo de gestão
Página: 1 > 2 > 3

estratégia e modelo de gestão

A Ultrapar apresentou nos últimos anos crescimento robusto, fruto de expansões e aquisições de forte retorno viabilizadas por um planejamento estratégico abrangente e profundo.


Este planejamento é definido a partir de princípios enraizados em sua cultura corporativa orientada para resultados, que busca o crescimento e a diferenciação em seus segmentos de atuação, sempre mantendo uma gestão financeira prudente e disciplina na alocação de capital, com apoio de mecanismos de alinhamento dos interesses de acionistas e administradores.

A estratégia adotada consiste em um processo contínuo de aumento de escala operacional e financeira de seus negócios, fortalecimento da posição de liderança e das vantagens competitivas, com decorrente ampliação da capacidade de geração de valor da companhia. O foco estratégico na operação é estabelecido com um olhar individualizado para cada um dos negócios da Ultrapar, com plena aderência às suas respectivas estratégias.

A Ultrapar atua com foco na geração de caixa e na manutenção de uma sólida posição financeira, que a permita buscar oportunidades de investimentos, reduzir o custo da dívida e incrementar o retorno de capital de seus acionistas. Sua sólida situação financeira é refletida em suas classificações de crédito correspondentes ao grau de investimento pela Moody’s e pela Standard & Poor’s. A Ultrapar tem consistentemente distribuído dividendos a seus acionistas, que nos últimos cinco anos corresponderam, em média, a aproximadamente 65% de seu lucro líquido.

No negócio de distribuição de combustíveis, a Ipiranga continua focada em capturar os benefícios decorrentes do bom desempenho do mercado de combustíveis no Brasil, tanto pelo maior consumo como pela evolução do processo de formalização do setor, processo que procura promover e ampliar. Adicionalmente, a empresa busca maximizar sua escala de operações, sobretudo nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, onde o crescimento do consumo de combustíveis tem sido acima da média nacional e a participação de mercado da Ipiranga é menor que a detida nas regiões Sul e Sudeste. A execução da estratégia da Ipiranga vem sendo materializada através de aquisições, como a da Texaco e da DNP, e da expansão orgânica de sua rede, por meio de embandeiramentos e abertura de novos postos. Outro elemento fundamental de sua estratégia é a ênfase na diferenciação da rede, através de excelência operacional, ampla oferta de produtos e serviços, programas de relacionamento e qualificação de seus revendedores, programas de fidelização e forte valorização da sua marca.



2011 | Ultrapar Participações S.A. - Privacidade e condições de uso | Site melhor visualizado no Internet Explorer 8 ou superior em 1024x768