Gráfico
Foto
Infográfico
Página Inicial > Segmentos de atuação > Ultragaz
Página: 1 > 2 > 3

A Ultragaz atua em um mercado voltado ao consumo de massa, no qual a marca, foco no cliente, escala e baixos custos de distribuição são fatores-chave de diferenciação e rentabilidade.

R$ 307 milhões de EBITDA

Com base nestes pilares, a Ultragaz, que é líder no mercado de distribuição de GLP e foi pioneira tanto no segmento envasado quanto no granel, implementou ao longo dos últimos anos uma série de programas de excelência operacional que tem permitido à empresa apresentar crescimento sustentado em seus resultados.

Apesar da relativa estabilidade nos volumes vendidos no mercado, fruto das altas taxas de penetração do GLP nos domicílios, este segmento passou ao longo dos últimos anos por uma série de mudanças. Do lado do consumo, os hábitos vêm evoluindo para uma demanda crescente por serviços que ofereçam maior conveniência, como pode ser evidenciado pela evolução das vendas pelo telefone. Seguindo esta tendência, a Ultragaz implementou e aprofundou uma série de iniciativas, como os pedidos on line ou através do celular, iniciativa viabilizada por meio de uma parceria firmada com uma empresa de telefonia. Os meios de pagamentos também foram aprimorados com processamentos móveis de pagamento via cartão de crédito, vale-gás e mensagens SMS. Ao mesmo tempo, a evolução do mercado ofereceu oportunidades de adequação da estrutura logística necessária para atender a maior demanda de vendas programadas, permitindo maior otimização das rotas e consequentes menores custos de distribuição.

A Ultragaz também implementou programas visando fortalecer seu relacionamento com sua rede de revendas e maximizar sua rentabilidade. A principal iniciativa neste sentido foi o Programa de Qualificação de Revendas, que tem como objetivo padronizar as boas práticas de gestão das revendas da Ultragaz, incluindo a padronização da marca, gestão financeira e excelência no atendimento aos clientes. Através de um processo de avaliação conduzido por empresa renomada de auditoria, as revendas são classificadas em diamante azul, diamante, ouro e oportunidade, o que permite ao participante verificar o seu nível de desempenho em relação ao padrão de excelência de gestão Ultragaz e serve como estímulo para o constante aprimoramento. Em 2010, mais de 3 mil revendas participaram do programa, um crescimento expressivo em relação a 2008, início do programa, quando mais de 750 revendas foram avaliadas.

2011 | Ultrapar Participações S.A. - Privacidade e condições de uso | Site melhor visualizado no Internet Explorer 8 ou superior em 1024x768