ULTRAPAR RELATÓRIO ANUAL 2015

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Fundamentos da gestão

Estratégia e modelo de gestão

A trajetória de 78 anos do Ultra é marcada por um processo contínuo de expansão que tem como alicerce traços peculiares de sua cultura corporativa, que explicam as posições de liderança nos mercados em que atua e a longevidade de seus negócios, resultando na configuração atual de empresa multinegócios. As decisões de investimento e os resultados obtidos pela companhia estão associados a atributos como a presença em negócios resilientes e ao mesmo tempo com crescimento alavancado no desempenho da economia. O Ultra também foca sua atuação em segmentos nos quais encontra potencial para exercer a liderança e que estejam em processo de formalização.

A presença estratégica em setores-chave, o potencial de sinergia entre os negócios, a liderança e a capilaridade em todas as unidades garantem ao Ultra resiliência, mesmo em cenários adversos, e solidez financeira.

Apesar dos negócios do Ultra atuarem em diferentes segmentos da economia, todos apresentam traços comuns, que explicam a força de sua expansão e a liderança nos respectivos mercados. São negócios fundamentados em marcas fortes e ampla escala de operação como fatores de diferenciação, associadas à inovação e à sustentabilidade como elementos de gestão.

Para alcançar seu objetivo de ser protagonista e referência em setores estratégicos, a inovação é um elemento fundamental de diferenciação – seja na elaboração de produtos, no desenvolvimento de serviços ou mesmo na criação de novos nichos de mercado.

Fortemente presentes no DNA do Ultra, a solidez e a sobriedade financeira são traços presentes em cada decisão da empresa. O planejamento adequado e a observância estrita do que foi planejado ajudam a compor uma estrutura de gerenciamento robusta. A capacidade de execução do planejamento, possibilitada pela destacada participação e capacitação do capital humano, também está na base do crescimento constante.

O Ultra dispõe de uma estrutura de gestão relativamente simples, buscando agilidade nas decisões. Seus profissionais atuam com alto grau de delegação, com mentalidade de dono, incentivando cada um a tomar a melhor decisão para a companhia.

Ipiranga

  • Diferenciação por intermédio da diversificação e inovação
  • Expansão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste
  • Expansão da rede via embandeiramento de postos bandeira branca e abertura de novos postos
  • Ampliação da conveniência com novos serviços nas lojas am/pm
Ao longo dos últimos anos, a Ipiranga desenvolveu um conjunto de iniciativas que resultaram em maior valor agregado ao negócio.

Dois pilares sustentam a estratégia de crescimento da Ipiranga. Um deles é a expansão da rede de postos, realizada por meio de embandeiramento de postos bandeira branca – pontos de revenda que não são vinculados às redes associadas ao Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) – e pela abertura de novos postos, com foco no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, regiões com maiores oportunidades de embandeiramento e que registram índices mais altos de crescimento de consumo de combustíveis no país. Essa frente é respaldada por investimentos constantes na infraestrutura logística necessária para abastecer a crescente rede de postos. Na execução dessa estratégia, os resultados são o crescimento da Ipiranga no segmento de revenda, além da obtenção de uma melhor composição de volumes. O outro pilar são iniciativas alicerçadas em inovação, serviços e conveniência, que permitem a diferenciação, proporcionando fidelização e aumento do fluxo dos clientes nos postos. Ao longo dos últimos anos, a Ipiranga desenvolveu um conjunto de iniciativas que resultaram em maior valor agregado ao negócio. Entre elas, se destacam: a rede de lojas de conveniência am/pm; a rede de serviços automotivos Jet Oil; o programa de fidelidade Km de Vantagens e a ConectCar, empresa que atua no segmento de pagamentos eletrônicos de pedágios, estacionamentos e oferece descontos no combustível nos postos Ipiranga.

Oxiteno

  • Ampliar a internacionalização pela expansão nos Estados Unidos
  • Proteger a liderança na América Latina
  • Ampliar a participação no segmento de especialidades químicas, fortalecendo posição nos segmentos Agroquímicos, Cosméticos e Detergentes, Petróleo e Gás e Tintas e Vernizes, com foco na cocriação e soluções customizadas
  • Diferenciação pela inovação

Os investimentos constantes em inovação associados ao desenvolvimento de produtos e serviços são base da estratégia de diferenciação da Oxiteno na busca por tornar-se referência mundial em tensoativos, aumentando a participação no segmento de especialidades químicas e reduzindo no mercado de commodities. Essa crescente transição oferece à Oxiteno cada vez mais valor agregado à sua produção. Outra característica marcante da estratégia comercial da companhia é a utilização de matérias-primas renováveis, o que permite a diferenciação por meio do desenvolvimento de produtos aderentes às novas exigências ambientais. Além disso, a Oxiteno tem ampliado sua presença internacional e a proximidade com os clientes, o que inclui a composição de esforços por meio da cocriação de produtos cada vez mais adequados às necessidades específicas de cada cliente.

Uso de matéria-prima renovável permite diferenciação e desenvolvimento de produtos aderentes às novas exigências ambientais.

Ultragaz

  • Expandir a presença no mercado de granel com foco no atendimento a pequenas e médias empresas
  • Ampliar presença nas regiões Norte e Nordeste
  • Promover novos usos para o GLP
  • Ampliar serviços e conveniência em conjunto com a rede Ipiranga e a Extrafarma

A companhia atua em dois segmentos comerciais: o segmento granel, constituído por clientes comerciais, industriais e condomínios residenciais; e o segmento envasado, formado pelos consumidores residenciais. O segmento granel tem grande parte de seus negócios voltados a pequenas e médias empresas (PMEs) e ao agronegócio, portanto, mais diretamente vinculados ao desempenho da economia. No segmento envasado, os tradicionais botijões azuis são utilizados principalmente para a cocção, muito influenciado pelo crescimento populacional, e, portanto, resiliente ao comportamento da economia. A Ultragaz se apoia na inovação como instrumento de diversificação de soluções e de canais de venda, oferecendo conveniência para os clientes, e investe cada vez mais na geração de valor cruzado entre negócios do Ultra, como, por exemplo, a venda do Vale Ultragaz nas lojas am/pm e Extrafarma e o benefício de acumular pontos no programa Km de Vantagens.

A imagem de sua marca e a eficiência comercial e operacional de suas revendas distribuídas por todo o país são os principais fatores de diferenciação utilizados pela Ultragaz.

Ultracargo

  • Aproveitar oportunidades por meio da presença nos principais portos do país
  • Ampliar a escala
  • Expandir para novas geografias

A Ultracargo dispõe, como diferencial competitivo, de atuação geográfica estratégica ao longo da costa brasileira, o que permite o aproveitamento de oportunidades proporcionadas pelo crescimento econômico, pela falta de infraestrutura logística no Brasil e pela grande flexibilidade operacional. A presença em vários portos importantes é resultado de uma estratégia robusta de aquisições e expansões.

Presença em portos importantes vem da estratégia de aquisições e expansões.

Extrafarma

  • Presença regional estratégica
  • Mercados alavancados nas tendências demográficas e no maior acesso da população a produtos de higiene, beleza e medicamentos
  • Ampliação da experiência do consumidor com melhor mix de produtos, excelência em atendimento e gestão de custos
  • Acelerar a expansão por meio da rede de postos Ipiranga e de revendas Ultragaz

A Extrafarma atua em um segmento caracterizado por um elevado potencial de crescimento. Fatores como o envelhecimento médio da população brasileira, baixo consumo per capita de medicamentos e o maior acesso a produtos de higiene, beleza e medicamentos, que recebe a influência positiva da crescente participação dos genéricos, oferecem condições para uma trajetória de crescimento sustentado para a empresa. A sinergia com rede de conveniência dos postos Ipiranga e das revendas Ultragaz é uma oportunidade para acelerar a expansão das unidades.

Sinergia com Ipiranga e Ultragaz, é uma oportunidade para acelerar expansão das farmácias.