ULTRAPAR RELATÓRIO ANUAL 2015

PT EN

Nossos negócios

Extrafarma

A Extrafarma focou-se ao longo desse ano em elevar seu padrão de gestão de varejo farmacêutico, preparando-se para um movimento de crescimento mais robusto.

5.269

funcionários

Clube Extrafarma

3 mi

participantes cadastrados no programa de fidelidade

A Extrafarma finalizou o ano como a sexta maior rede de farmácias do país no ranking da Abrafarma e desfruta de uma posição de liderança nos mercados do Norte e Nordeste, onde atua. Mais recente negócio do Ultra, adquirido em 2014, a rede de varejo farmacêutico passou por um processo de reestruturação visando preparar-se para um ciclo de crescimento mais acelerado. A estrutura organizacional da empresa foi totalmente remodelada e seus processos foram revisados tendo como diretriz acelerar o processo de abertura de novas lojas. Essa iniciativa resultou na abertura de 60 lojas desde a incorporação da Extrafarma, em janeiro de 2014. A expansão da rede também trouxe sua expansão geográfica, com a abertura das primeiras lojas nos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraíba em 2015.

A Extrafarma focou-se ao longo desse ano de transição em elevar seu padrão de gestão de varejo farmacêutico, preparando-se para um movimento de crescimento mais robusto. A unidade promoveu um aprimoramento do padrão de qualidade das lojas, que propicia uma melhor experiência de compra, com capacitação das equipes, melhor comunicação visual e o consumidor como centro das atenções. Para isso, foram realizados investimentos em pesquisas, treinamento das equipes e em um programa envolvendo todos os gerentes das lojas, com o objetivo de implementar uma cultura de empreendedorismo e mentalidade de dono. A arquitetura das lojas também foi contemplada nessa readequação. A própria marca foi remodelada, com a definição de um novo logotipo.

Posição de liderança no mercado Norte e Nordeste. Desde a incorporação ao Ultra, foram abertas 60 novas lojas. Objetivo é acelerar expansão.

Devido ao foco no desenvolvimento do novo padrão de lojas, a Extrafarma optou por manter um ritmo de abertura de novos pontos em 2015 um pouco inferior ao previsto no início do ano. A ideia é fazer com que as lojas abram suas portas já adaptadas ao novo modelo de comunicação visual. No final de 2015, estavam em funcionamento 254 lojas nas regiões Norte, Nordeste, incluindo a loja modelo em um posto Ipiranga em São Paulo, o que representou um crescimento de 14% em relação a 2014.

A Extrafarma conta com o Clube Extrafarma, um programa de relacionamento oferecido aos clientes da rede que já possui mais de três milhões de participantes cadastrados em sua base. Esta iniciativa tem como objetivo reconhecer a fidelidade de seus clientes, oferecendo produtos e serviços de valor agregado e permitindo que a Extrafarma entenda cada vez mais os hábitos de consumo de seu público.

Vantagens competitivas

  • Uma das maiores redes de varejo farmacêutico das regiões Norte e Nordeste.
  • Atuação em regiões com potencial de crescimento acima da média brasileira.
  • Grande potencial de expansão por meio de sinergias com a rede de 12 mil pontos de venda do Ultra, entre postos Ipiranga e revendas Ultragaz.
  • Maior envergadura na expansão de lojas da Extrafarma, potencializada pela maior capacidade de investimentos do Ultra.
  • Fortalecimento da equipe de gestão da Extrafarma, por meio da implementação de mecanismos do Ultra reconhecidos de governança corporativa, incentivos e alinhamento de interesses.

Loja Extrafarma em São Paulo-SP

Número de lojas

Receita bruta R$ milhões

EBITDA R$ milhões

 

 

 

Destaques em 2015

  • Abertura de 37 novas lojas em 2015.
  • Entrada nos mercados de Pernambuco, Paraíba e abertura da loja modelo em São Paulo.
  • Desenvolvimento de um novo modelo de lojas, com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos consumidores.
  • Abertura de lojas em Postos Ipiranga (Belém e São Paulo).

Desempenho social e ambiental

A Creche Escola Beatriz Lazera, na cidade de Belém (PA), que atende os filhos de colaboradores entre 2 e 5 anos, é mantida pela Extrafarma. A programação inclui aulas de cidadania e reciclagem, brinquedoteca equipada com brinquedos recicláveis e sala de leitura com livros didáticos. Também são servidas refeições balanceadas, supervisionadas por uma nutricionista. O local ganhou outro espaço de 397 metros quadrados, após o início da gestão do Ultra, inaugurado em 2014, onde foram instaladas novas salas, um refeitório e áreas de recreação mais espaçosas.

 

 

Centro de distribuição da Extrafarma, em Aquiraz-CE