ULTRAPAR RELATÓRIO ANUAL 2015

PT EN

Fundamentos da gestão

Governança corporativa

Ao longo de quase oito décadas, a atuação do Ultra tem se caracterizado, entre outros aspectos, pelo comprometimento com boas práticas de governança e solidez financeira, resultado da rigorosa disciplina na alocação de capital. A sólida estrutura de governança da companhia, que se orienta pelo alinhamento de interesses entre acionistas e gestores empenhados em contribuir para a geração de valor, constitui um dos principais fatores para a expansão consistente e a contínua rentabilidade dos negócios.

Os líderes do Ultra também são acionistas da companhia, através de seu plano de ações. Para alcançar patamares crescentes, têm como contrapartida remuneração variável estabelecida com base em critérios de desempenho e geração de valor, conforme as metas de crescimento de valor econômico (Economic Value Added - EVA®), utilizado desde 2002. Essa metodologia faz com que a empresa invista em negócios não apenas lucrativos ou com EBITDA positivo, mas com retornos acima do custo de capital, considerando também a análise de aspectos de sustentabilidade corporativa do projeto.

O Ultra sempre teve no mercado de capitais um importante aliado para viabilizar o crescimento da companhia, servindo não apenas como fonte de recursos aos investimentos, mas como indutor do desenvolvimento e da consolidação de uma cultura de responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.

Em contínua evolução

Desde a abertura de capital, o Ultra vem aprimorando os mecanismos de governança corporativa, sendo a primeira empresa brasileira a garantir o direito de 100% de tag along a todos os acionistas. O tag along garante ao acionista minoritário o direito de receber 100% do valor por ação recebido pelo controlador, em caso de alienação do controle acionário. Além disso, a partir de 2007, adotou a separação dos cargos de diretor-presidente, ocupado desde 2013 por Thilo Mannhardt, e de presidente do Conselho de Administração, sob a responsabilidade de Paulo Guilherme Aguiar Cunha.

Em 2011, o Ultra estabeleceu sua nova estrutura de governança, alinhando ainda mais os interesses dos acionistas, com a conversão das ações preferenciais em ordinárias na proporção de 1 para 1. Seu estatuto prevê mecanismos inspirados nas diretivas de governança europeias, além de seguir as cláusulas estabelecidas pelo Novo Mercado, em alguns casos em patamares acima do requerido pelo seu regulamento

100%

de tag along para todos os acionistas - primeira empresa brasileira a garantir esse direito

67%

dos conselheiros são independentes

Composição acionária

¹ Fundos de investimento sediados no Reino Unido (conforme Notificação de Participação de Acionista Relevante informada pelos respectivos fundos)

Boas práticas

A companhia é uma fundadora e integrante do Latin American Corporate Governance Roundtable Companies Circle, um fórum empenhado em promover a governança corporativa na América Latina. Desde junho de 2015, o Ultra passou a integrar o MSCI Global Sustainability Index Series, uma das principais referências em índices que consideram aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

Ética e conduta

O Ultra concluiu uma nova versão do Código de Ética, no fim de 2014. O documento reúne os princípios de conduta para todos integrantes da companhia, estendendo-se ainda aos representantes selecionados do público externo.

Outras iniciativas em defesa da ética nos negócios, que pautaram diversos encontros e treinamentos internos em 2015, foram os lançamentos conjuntos do Programa de Compliance e da nova Política Anticorrupção do Ultra, desenvolvidos levando em consideração os preceitos da Lei Federal nº 12.846, de agosto de 2013, que trata de medidas punitivas no combate à corrupção empresarial, e renovação da Política de Divulgação de Fatos Relevantes e da Política de Negociação de Valores Mobiliários, elaboradas de acordo com as melhores práticas de mercado, disponíveis aqui.

Com o objetivo de evoluir as práticas de governança em conduta e controles, zelando proativamente pela manutenção de um ambiente ético e pela integridade das nossas transações, a área responsável pela Auditoria Interna ganhou condição de diretoria em dezembro, convertendo-se na Diretoria de Auditoria e Compliance, que, apoiada pelo Comitê de Conduta, irá se reportar diretamente à Presidência.

Renovação

Com o objetivo de estabelecer uma companhia cada vez mais plural e sólida para enfrentar os desafios e novos contextos que se apresentam, o Ultra renovou, em 2015, parte do Conselho de Administração e promoveu mudanças na Diretoria Executiva.

Paulo Lazera deixou de exercer suas funções executivas no Ultra, permanecendo vinculado como acionista e consultor, compartilhando seu conhecimento no setor de varejo farmacêutico. Para dar sequência à estratégia de expansão da Extrafarma, o Conselho de Administração decidiu pela nomeação de André Covre para ocupar a posição de diretor-superintendente da Extrafarma e pela contratação de André Pires de Oliveira Dias para suceder André Covre na posição de diretor financeiro e de relações com investidores.

O Conselho de Administração, por sua vez, passou a contar com quatro novos membros independentes, a partir de abril de 2015: Alexandre Gonçalves Silva, Carlos Tadeu da Costa Fraga, Jorge Marques de Toledo Camargo e José Maurício Pereira Coelho. Os novos conselheiros trouxeram vivência e experiência em áreas ou companhias similares ou complementares ao Ultra, proporcionando uma visão renovada que contribui para a evolução constante da companhia. O Conselho conta hoje com 67% de membros independentes, de acordo com o critério de independência estabelecido pela BM&FBovespa, enquanto o Novo Mercado exige 20% de conselheiros independentes e nosso estatuto 30%.

Diretoria Executiva:
1. Leocadio de Almeida Antunes Filho - 2. Thilo Mannhardt - 3. André Pires de Oliveira Dias - 4. Pedro Jorge Filho - 5. João Benjamin Parolin - 6. Ricardo Isaac Catran - 7. André Covre.

Organograma Ultra

Administradores

* Conselheiros independentes
1 Membro que deixou o cargo em abril/16
2 Membro que assumiu seu cargo a partir de 2016