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Nossos negócios

Ipiranga

A estratégia de diferenciação, por meio da inovação constante na oferta de produtos e serviços e de conveniência, tem produzido resultados significativos de satisfação e fidelização para clientes e revendedores, com maior geração de valor para toda a cadeia.

22%

participação de mercado

2.864

funcionários

A Ipiranga atua na distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes com uma ampla rede de postos em todo país. Os postos, assim como as lojas am/pm e outros serviços oferecidos, são administrados por revendedores e franqueados conveniados. Mais do que contribuir para o abastecimento de combustíveis no Brasil, a Ipiranga oferece conveniência na cidade ou na estrada com serviços completos para os usuários e seus veículos.

O crescimento nos volumes do mercado de combustíveis é influenciado por alguns direcionadores principais. A expansão da venda de combustíveis para veículos leves (ciclo Otto) é determinada pelo crescimento da frota de veículos – nos últimos dois anos apresentou um crescimento médio anual de 5%, apesar da recente redução no licenciamento de novos veículos –, combinado a níveis de emprego e renda da população. Já os volumes de diesel são influenciados pelo desempenho geral da economia.

Coerente com a estratégia de expansão da rede nos mercados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, a Ipiranga agregou mais 125 postos em 2015 nestas regiões, contribuindo para que a rede atingisse um total de 7.230 postos no país ao final do ano.

Vantagens competitivas

  • Segunda maior distribuidora de combustíveis do país e a maior entre as de capital privado, com presença em todo o território nacional.
  • Estratégia focada na expansão da rede nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (Conen), onde o consumo cresce mais que nas demais regiões e há maior potencial para abertura de postos.
  • Investimentos em ampliação e construção de bases logísticas para oferecer suporte ao fornecimento de combustíveis.
  • Estratégia de diferenciação por meio da oferta de produtos e serviços inovadores, que proporcionam receita adicional aos postos e contribuem para o aumento do fluxo e para a fidelização dos clientes.

Volume de vendas mil m3

Receita líquida R$ milhões

EBITDA R$ milhões

Postos Ipiranga

 

Um dos carros-chefes da estratégia de diferenciação é a am/pm, que desfruta da condição de maior rede de lojas de conveniência do país, crescendo 12% no comparativo anual e encerrando 2015 com 1.910 pontos abrigados em postos Ipiranga, ampliando a oferta de produtos, serviços e conveniência. Como exemplo mais recente disso, lançou duas novas configurações para as lojas am/pm em São Paulo: a am/pm com conceito de conveniência ainda mais ampliado, como um minimercado de bairro, para os postos urbanos, com oferta de produtos frescos – como frutas, verduras, carnes, floricultura e uma gama maior na linha de refeições rápidas e a am/pm Estação formatado para postos de rodovia – que oferece, em um único lugar, uma série de produtos e serviços muito úteis nas estradas, como wi-fi, recarga de celular e lounge interno de descanso, itens fundamentais para o bem-estar dos viajantes. Disponibiliza banheiros amplos e confortáveis, com destaque para o banheiro da família, uma área para crianças e oferta de alimentação diversificada, além de padaria com cafeteria.

Outras iniciativas visando a diferenciação vêm sendo adotadas nos últimos anos, com comprovado sucesso. As padarias instaladas nas lojas am/pm, que se firmaram como um forte elemento de fidelização e ampliação da rentabilidade. A rede de padarias já se transformou na maior do Brasil, com 521 unidades.

Outro conceito recente na estratégia de diferenciação é o das beer caves, que oferecem cervejas diferenciadas em um contêiner refrigerado que mantém a temperatura abaixo das geladeiras convencionais para o consumidor e contribuem para fidelizar clientes com elevado padrão de consumo, reforçando a estratégia de vendas das lojas am/pm. Já foram implantadas, desde fevereiro de 2014, 237 unidades de beer caves em postos Ipiranga, em 19 estados brasileiros.

A operação da am/pm Suprimentos também foi ampliada em 2015. Além do Centro de Distribuição no Rio de Janeiro inaugurado em 2014, foram criados três novos CDs nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A am/pm Suprimentos garante o suprimento das lojas am/pm com um mix completo, entrega centralizada, facilitando ainda mais a gestão das franquias pelos franqueados.

Também compõem a estratégia de diferenciação da Ipiranga as redes Jet Oil e Jet Oil Motos. A Jet Oil é uma rede especializada na troca de óleo de carros. O Jet Oil encerrou 2015 com 1.215 unidades, enquanto que o Jet Oil Motos, que oferece o mesmo serviço com foco em motos, encerrou o ano com 251 unidades. A Ipiranga passou a oferecer novas tecnologias para pagamento, identificação do consumidor e transmissão ao vivo do atendimento ao cliente. As mudanças abrangeram nova programação visual o programa de treinamento para o VIP (Vendedor Ipiranga de Pista) – como são conhecidos os frentistas na Ipiranga.

O Km de Vantagens, programa de fidelização da Ipiranga, atingiu em 2015 a marca de 21 milhões de fidelizados, consolidando-se como o maior programa do gênero do país.

O ConectCar, serviço de meio de pagamento eletrônico de pedágios, estacionamentos que oferece descontos em combustíveis nos postos da rede Ipiranga, ganhou novo impulso em 2015 com a entrada de novo um parceiro estratégico: a Rede, do banco Itaú Unibanco. O novo parceiro agregou a possibilidade de exploração de novos modelos e canais de distribuição.

Em 2015, o serviço contava com aproximadamente 660 mil tags, um incremento de 70% em relação ao ano anterior. O ConectCar já atua em 15 estados brasileiros, estando presente em 98% de todas as rodovias pedagiadas do país, e em mais de 170 estacionamentos, incluindo shoppings centers e aeroportos. Além de abrir cancelas de pedágios e estacionamentos, o tag pode ser utilizado em postos credenciados, com desconto nos abastecimentos, trocas de óleo no Jet Oil e lojas am/pm.

Operação

54

bases logísticas e pools

DESEMPENHO SOCIAL E AMBIENTAL

Em 2015, a Ipiranga ampliou suas ações em comunidades do seu entorno com o Projeto Integrar Arte e Vida. Desenvolvido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano por intermédio da cultura e do esporte, e oferecer novas oportunidades aos jovens envolvidos. Já o Programa Semeando Cidadania, que possui abrangência nacional, promove e incentiva a educação pela leitura com a distribuição de livros infanto-juvenis, teve sua abrangência ampliada por meio do programa SIGA+.

Quinze Postos Ecoeficientes receberam, de forma inédita no setor, o Selo Procel Edificações, a certificação de eficiência energética em edificações do Inmetro e Eletrobras/Procel, com etiqueta “A” nas categorias avaliadas. Além disso, os postos receberam bonificações em racionalização de água, inovações técnicas e energia solar fotovoltaica. São os primeiros postos de serviços com esta certificação no país. Um dos Postos Ecoeficientes da rede também recebeu o selo LEED Gold, concedido pelo Green Building Council (GBC), organização americana que avalia empreendimentos voltados ao desenvolvimento sustentável. Ao final de 2015, a Ipiranga contava com 1.159 Postos Ecoeficientes, um crescimento de 25% sobre 2014.

Destaques em 2015

  • Expansão da rede em 174 postos, 202 am/pm, 129 Jet Oil e 161 padarias.
  • Crescimento de 17% dos participantes do Km de Vantagens, superando a marca de 21 milhões de inscritos.
  • Chegada de novo parceiro estratégico no ConectCar, ampliando as oportunidades de distribuição do serviço.
  • O ConectCar alcançou 660 mil tags ativos.
  • am/pm Suprimentos – CDs no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
  • am/pm modelo ampliado para postos urbanos e am/ pm Estação para postos de rodovia – inauguração de novas configurações do conceito am/pm.

Prêmios

Eleita a empresa mais sustentável do setor de varejo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, edição 2015, publicado anualmente pela revista Exame.

Eleita, pelo quinto ano consecutivo, a melhor empresa do Brasil no segmento Atacado pela Melhores e Maiores, da revista Exame.

1.910

lojas am/pm
(a maior rede de lojas de conveniência no país)

Nova configuração am/pm em São Paulo-SP