ULTRAPAR RELATÓRIO ANUAL 2015

PT EN

Fundamentos da Gestão

Líder em seus mercados

Presença estratégica em setores-chave, disciplina de capital e capilaridade dos negócios garantem ao Ultra resiliência e solidez financeira, mesmo em cenários adversos.

O Ultra é uma companhia multinegócios com posição de liderança em cinco diferentes segmentos de atuação e mais de 14 mil colaboradores. Opera com grande capilaridade e cobertura de todo o território brasileiro na distribuição e varejo especializado por meio da Ipiranga, no setor de combustíveis, da Ultragaz, no Gás Liquefeito de Petróleo - GLP, e da Extrafarma, no varejo farmacêutico. Atua também na indústria de especialidades químicas por meio da Oxiteno, que desfruta de posição de liderança na América Latina, e na armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo, com presença em seis portos do Brasil.

New York Stock Exchange (NYSE)

Desde 1999, a Ultrapar mantém ações listadas em Nova York, com ADRs Nível III, e na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa)

Novo
Mercado BM&FBovespa

Desde 2011, a Ultrapar integra o segmento de mais alto grau de governança na bolsa brasileira

Multinegócios

Atuação em varejo e distribuição especializada (Ipiranga, Ultragaz e Extrafarma), especialidades químicas (Oxiteno) e armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo)

+14 mil

colaboradores em todos os estados do Brasil e, por meio da Oxiteno, em unidades em outros 8 países

A companhia tem sua cultura de negócios baseada em solidez financeira, governança corporativa estruturada para o alinhamento de interesses, profundidade no planejamento e execução rigorosa de suas diretrizes estratégicas. Seus negócios apresentam posição de liderança em seus mercados e capacidade de diferenciação com relação aos concorrentes. Como posicionamento estratégico, o Ultra opera negócios que são resilientes em cenários econômicos desafiadores e capazes de crescer com a economia brasileira em ambientes mais favoráveis.

O Ultra mantém, desde 1999, ações listadas na New York Stock Exchange (NYSE), com ADRs Nível III, e na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), tendo ingressado, em 2011, no Novo Mercado.

Prêmios e reconhecimentos

A cada ano, as atividades do Ultra têm sido reconhecidas pela sociedade com premiações que ressaltam, entre outros aspectos, a criação consistente de valor aos acionistas, aliada a práticas diferenciadas de governança e gestão. A seguir, os principais reconhecimentos obtidos em 2015.

  • Eleita a melhor companhia em relações com investidores do setor de energia pela IR Magazine Awards Brazil.
  • Conquista da 3ª posição no ranking da Reputation Dividend Brasil 2015, organizado pela Reputation Dividend, entre empresas listadas na BM&FBovespa.
  • Destacada pelo relacionamento com investidores em pesquisa da revista Institutional Investor, incluindo melhor CEO, melhor CFO, melhores profissionais de RI e equipe de RI e melhor evento com analistas, do segmento de Óleo, Gás e Petroquímicos na América Latina.
  • Reconhecida como uma das empresas modelo em responsabilidade social corporativa pelo Guia Exame Sustentabilidade 2015, o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, apurado pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).

A marca do Ultra

distribuição de combustíveis

especialidades químicas

distribuição de GLP

armazenagem de granéis líquidos

varejo farmacêutico