ULTRAPAR RELATÓRIO ANUAL 2015

PT EN

O ULTRA

Mensagem da Administração

Em 2015, o Ultra se beneficiou de sua opção estratégica por negócios resilientes, com larga escala operacional e oportunidades para diferenciação. A companhia teve segurança para executar seu plano de investimentos e preservou sua posição financeira sólida.

Governança, estratégia
e criação de valor

Em um ano marcado pela deterioração da economia e por uma crise política com reflexos importantes na disposição do empresariado para investir, o Ultra se beneficiou de sua opção estratégica por negócios resilientes, com larga escala operacional e oportunidades para diferenciação. A companhia teve segurança para executar seu plano de investimentos, cujos valores vêm crescendo ano a ano, e preservou sua posição financeira sólida e estável, traço característico de sua cultura de negócios. O Ultra registrou em 2015 um EBITDA consolidado de R$ 4,0 bilhões, montante superior em 25% ao verificado em 2014. Na mesma base de comparação, o lucro líquido apresentou crescimento de 21%, tendo atingido R$ 1,5 bilhão.

Como mais um passo importante na evolução constante da nossa governança corporativa e na direção de uma companhia mais plural e sólida, tivemos a renovação de parte do Conselho de Administração, por meio do ingresso de profissionais com novas experiências e competências para fortalecer o processo de tomada de decisão. Também houve mudanças na Diretoria Executiva, com a transferência de André Covre, após oito anos como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, para a posição de Diretor-Superintendente da Extrafarma e a chegada de André Pires para assumir a posição anteriormente ocupada por Covre.

Para que a nossa cultura multinegócios mantenha-se em desenvolvimento, demos novos passos para aprofundar a preparação de sua liderança para lidar com desafios futuros, com a demanda por novas competências e oportunidades de negócios, por meio de um vigoroso programa de desenvolvimento.

A Ipiranga manteve sua estratégia de expansão da rede de postos, fundamentada principalmente no embandeiramento de postos bandeira branca e na abertura de novos postos.

Essa estratégia abrange o Brasil todo, com alvo principal nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que oferecem uma combinação de atrativos: são as áreas em que existem mais postos passíveis de embandeiramento e também registram os índices mais altos de crescimento de consumo de combustíveis no país. Em 2015, a rede de postos Ipiranga cresceu 2%, totalizando 7.230 pontos de revenda.

Na frente de diferenciação pela diversificação e inovação em produtos, serviços e conveniência, a Ipiranga ampliou sua rede am/pm, em 12% em 2015, atingindo um total de 1.910 unidades. Em São Paulo, apresentou novas configurações para as lojas am/ pm, com o início da am/pm com conceito que amplia ainda mais a oferta de conveniência em postos urbanos oferecendo produtos frescos – frutas, verduras, carnes – e variadas opções na linha de refeições rápidas. Também foi inaugurado em São Paulo o piloto da am/pm Estação, modelo desenvolvido para postos localizados em rodovias, com maior oferta de conveniência e cuidados pessoais para motoristas e viajantes que cruzam longas distâncias.

Nossa posição diferenciada nos habilita a aproveitar oportunidades de geração de valor cruzado. Inauguramos lojas Extrafarma em postos Ipiranga. A iniciativa agrega valor aos pontos de venda, conveniência, diferenciação e rentabilidade. Também é um acelerador de crescimento para a Extrafarma.

Na execução da estratégia de buscar liderança em tensoativos nas Américas, a Oxiteno aprovou em novembro a construção de uma planta de alcoxilação em Pasadena, no estado do Texas (EUA), com investimentos previstos de US$ 113 milhões até 2017. Com esta planta, a Oxiteno ampliará significativamente sua presença e competitividade no maior mercado de tensoativos do mundo, o dos Estados Unidos, e fortalecerá sua posição no bloco do NAFTA, onde desfrutará de matéria-prima competitiva e logística eficiente.

A Ultragaz continuou a se valer da resiliência de seu mercado e do forte diferencial competitivo de sua marca e da rede de revenda. Seguindo seu foco de atuação mais diferenciado e a tradição de criar novos nichos de mercados e canais de venda, a Ultragaz acelerou a implementação em 2015 do UltraPronto, uma modalidade de contratação dos serviços no segmento granel, lançada em 2014, que permite a instalação por meio de um conceito turnkey que reduz em 30% o prazo de execução do projeto no cliente. Como outros exemplos de ampliação de conveniência aos clientes e expansão do potencial de benefícios cruzados entre negócios do Ultra, a Ultragaz passou a vender vale-gás nas lojas am/pm e Extrafarma e a oferecer o programa de fidelidade Km de Vantagens da Ipiranga aos seus clientes.

Em abril de 2015, a Ultracargo vivenciou um incidente de alto impacto que exigiu uma mobilização inédita de recursos para ser superado: um incêndio em seis tanques que operava em Santos. O episódio exigiu esforços para, em primeiro lugar, colaborar com as autoridades no combate à emergência e prevenir ao máximo seus possíveis impactos sobre terceiros. Depois, superado o incidente, a companhia se mobilizou para administrar suas consequências e promover a recuperação do local. Devido ao incidente, as atividades de parte do terminal de Santos (SP) permaneceram suspensas até o término de 2015, o que afetou o ritmo dos negócios da Ultracargo.

Em paralelo, a Ultracargo deu sequência à busca e análise de oportunidades para fortalecer sua posição como operador portuário, valendo-se de sua disposição geográfica, com presença nos mais importantes portos para a movimentação de granéis líquidos no Brasil.

A Extrafarma focou-se, ao longo desse ano, de transição em elevar seu padrão de gestão de varejo farmacêutico, preparando-se para um movimento de crescimento mais robusto. A unidade promoveu um aprimoramento do padrão de qualidade das lojas, que propicia uma melhor experiência de compra, com capacitação das equipes, melhor comunicação visual e o consumidor como centro das atenções. Para isso, foram realizados investimentos em pesquisas, treinamento das equipes e em um programa envolvendo todos os gerentes das lojas, com o objetivo de implementar uma cultura de empreendedorismo e mentalidade de dono.

Em seu conjunto, o Ultra e seus negócios chegam a 2016 fortalecidos e preparados para estudar as oportunidades de ganho de mercado que a situação econômica brasileira eventualmente venha a oferecer para companhias administradas com o correto equilíbrio entre prudência e ambição. Em suas escolhas estratégicas até aqui, a companhia tem dado passos importantes para se perenizar como instituição, buscando sempre a geração de valor e o crescimento. Esse é o compromisso do Ultra.


Paulo G. A. Cunha
Presidente do
Conselho de Administração


Thilo Mannhardt
Diretor-Presidente