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Nossos negócios

Ultragaz

A Ultragaz vem empreendendo, nos últimos anos, uma estratégia de diferenciação com a criação de novos nichos de mercado e proximidade com os clientes.

1,7

milhão de toneladas de GLP distribuídas ao ano

11

milhões de lares atendidos

50 mil

clientes comerciais, industriais e condomínios residenciais

A Ultragaz é a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo - GLP do Brasil, com 23% de participação no mercado em 2015, e uma das maiores distribuidoras independentes do mundo em termos de volume vendido. Seu mercado é dividido em dois segmentos: envasado, formado substancialmente pelos consumidores residenciais, e o segmento granel, constituído principalmente por pequenas e médias empresas (PMEs), agronegócio e condomínios. As operações de GLP envasado atendem cerca de 11 milhões de domicílios espalhados por 23 estados, por meio de uma rede de cerca de 5,1 mil revendedores independentes. No segmento a granel, a Ultragaz conta em seu portfólio com aproximadamente 50 mil clientes comerciais, industriais e condomínios residenciais.

No segmento envasado, caracterizado por uma grande resiliência, a diferenciação pela inovação se apresenta principalmente em novas formas de relacionamento com clientes e revendedores. Para atender essa demanda, destacamos o Ultragaz Connect, um aplicativo para smartphones que permite ao consumidor solicitar a entrega de botijões de gás. O aplicativo possibilita o atendimento do pedido pela revenda mais próxima, promovendo uma nova experiência de compra ao consumidor, ao garantir rapidez na entrega e ao aumentar a segurança para o consumidor, já que mostra a localização do caminhão e as fotos do motorista e do entregador. Em 2015 foram realizados mais de 30 mil downloads e aproximadamente 140 mil transações com o Ultragaz Connect. O aplicativo oferece vantagens para as revendas também – ao permitir, entre outros benefícios, a otimização da frota e da rede de distribuição e o aumento da produtividade das equipes de entrega. Com a iniciativa, a companhia não investe apenas na melhoria da gestão, mas também aposta na conquista de novos clientes por meio de um atendimento diferenciado.

5,1 mil

revendedores

23%

participação de mercado

3.603

funcionários

Outra iniciativa é o Vale Ultragaz, um cupom que pode ser adquirido pelo consumidor em uma rede de parceiros – supermercados, padarias e farmácias. Além de representar maior segurança e praticidade para o consumidor, o Vale Ultragaz oferece às revendas nova oportunidade de fidelização dos clientes. Em 2015, foram vendidos 804 mil vales. Além da ampliação de conveniência aos seus clientes, esta iniciativa exemplifica o potencial de benefícios cruzados entre negócios do Ultra, o Vale Ultragaz passou a ser vendido nas lojas da am/pm e da Extrafarma.

O segmento granel tem como importante frente estratégica a busca de novos clientes entre pequenas e médias empresas, em condomínios residenciais e no agronegócio. Um dos pontos fortes da estratégia nesse segmento é a oferta de soluções completas e convenientes para o cliente, acelerando o tempo de instalação. Em 2015, a Ultragaz acelerou a implementação do UltraPronto, uma modalidade de contratação dos serviços no segmento granel, lançada em 2014, que permite a instalação por meio de um conceito de turnkey que reduz em 30% o prazo de execução do projeto no cliente.

Um outro pilar é a diversificação de soluções para diferentes usos do GLP, abrangendo usinas de asfalto, secagem de grãos e sementes, lavagem automotiva, aquecimento de aviários e gases especiais. Um exemplo disso foi o desenvolvimento e lançamento em 2015 de um implemento agrícola utilizado para eliminar ervas daninhas na lavoura sem o uso de agrotóxicos. Desenvolvido tomando como referência modelos importados dos EUA e da França, com as adaptações ao clima tropical, o implemento agrícola passou a conservar mais calor e a gastar menos energia, o que representa maior versatilidade e ganhos econômicos.

No segmento de grandes clientes, a Ultragaz firmou parceria de longo prazo para fornecimento de gás à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), por meio de um projeto built-to-suit.

Vantagens competitivas

  • Líder no mercado de distribuição de GLP, com uma fatia de 23% do mercado, que compreende aproximadamente 50 mil clientes no segmento granel, além de 11 milhões de domicílios no envasado.
  • Única distribuidora de GLP a contar com uma rede de revenda exclusiva, que encerrou 2015 com quase 5,1 mil pontos.
  • Ações de desenvolvimento de produtos e serviços fortemente lastreadas em inovação.

A Ultragaz incentiva seus fornecedores a participarem de projetos socioambientais que abordam as boas práticas de saúde, segurança e meio ambiente nas empresas, contemplando também as comunidades vizinhas. A definição da lista de participantes é feita com base no Índice de Qualificação do Fornecedor. Além de informações comerciais, a ideia consiste em dividir com esse público conceitos e informações relevantes sobre responsabilidade socioambiental.

Com o objetivo de qualificar a rede de revendedores, fortalecendo o canal de distribuição, o relacionamento comercial com a Ultragaz, a fidelização dos consumidores finais e contribuindo com o crescimento rentável das revendas, a Academia Ultragaz Revenda ofereceu, em 2015, o treinamento pré-operação para 205 revendas – programa de formação de novos operadores da marca, baseado em quatro pilares: Estratégia, Finanças, Vendas e Pessoas. O treinamento conta também com uma integração em uma base de produção e visitas a revendedores escola.

Volume de vendas mil ton

Receita líquida R$ milhões

EBITDA R$ milhões

Seu gás a um clique de distância

  • Aplicativo Ultragaz Connect para compra de botijões de gás.
  • Segurança e rapidez:
    > localização do caminhão e identificação do motorista e do entregador
    > pedido atendido pela revenda mais próxima.
  • Vantagens também para as revendas: favorece otimização da frota e da rede de distribuição.

30 mil

downloads

140 mil

transações

Destaques em 2015

  • Aceleração da implementação do UltraPronto, novo modelo que permite maior agilidade da instalação em pequenas e médias empresas.
  • Ultragaz passa a oferecer o programa de fidelidade Km de Vantagens da Ipiranga aos seus clientes.
  • Lançamento da Academia Online - plataforma de ensino à distância interativa oferecida aos funcionários.

Distribuição de GLP no Brasil

Revendedor Ultragaz

Desempenho social e ambiental

Em parceria com a Júnior Achievement, a maior organização de educação prática em economia e negócios, a Ultragaz contribui para despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar, visando facilitar o acesso ao mercado de trabalho por meio de programas educacionais. A Ultragaz apoia o projeto como mantenedora e por intermédio de ações de voluntariado. Em 2015, a Ultragaz aumentou o número de colaboradores envolvidos com o Projeto Júnior Achievement, que chegou a 221 colaboradores voluntários. As atividades aconteceram em 12 estados do Brasil e mais de 300 mil jovens foram beneficiados pelos programas.

A Ultragaz mantém, no âmbito da Academia Revenda, o Projeto Somar Sustentabilidade, que oferece treinamento aos revendedores sobre práticas sustentáveis, além de normas técnicas do segmento de distribuição de GLP. Por meio de workshops, o programa apresenta conceitos teóricos e iniciativas de projetos em curso, que podem ser replicados nas revendas. Alguns exemplos: Programa Ultragaz Pega Pilhas, Baterias e Celulares; e Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla, iniciado em 2013, no estado de São Paulo.

A Campanha Junte Óleo: Ultragaz Coleta e Soya Recicla é fruto da parceria entre a Ultragaz, a Bunge (Soya) e o Instituto Triângulo. A cada dois litros de óleo usado, acondicionado em uma garrafa pet e entregue ao vendedor Ultragaz, o consumidor recebe duas pedras de sabão biodegradável. Uma parte do óleo coletado é destinado a fazer sabão biodegradável e outra, direcionada à produção de biodiesel. A Campanha teve início em 2014 em Caucaia (CE), em cidades do interior de São Paulo e na capital paulista. Em 2015, a campanha foi estendida a mais cidades da capital paulista, além de envolver a Baixada Santista e municípios da região de São José dos Campos. Até o final de 2015, haviam sido coletados mais de 300 mil litros de óleo em mais de 175 mil residências brasileiras, com a participação de 219 revendas Ultragaz. Em 2016, a previsão é envolver revendedores de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

O projeto Ultragaz Cultural, criado e mantido com exclusividade pela companhia, busca promover e disseminar a cultura entre os jovens e crianças de diferentes comunidades, por meio de espetáculos e eventos educativos. O Ultragaz Cultural utiliza os incentivos fiscais da Lei Rouanet e conta com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura e das prefeituras das cidades nas quais se apresenta. Já conquistou os prêmios Top Social ADVB 2008 e Marketing Best Responsabilidade Social 2008. Entre 2008 e 2014, levou cinema e teatro a 125 mil pessoas em 22 estados brasileiros. Em 2015, o projeto Ultragaz Cultural adquiriu um novo formato: além de cinema e teatro, ofereceu oficinas educativas a mais de 12 mil crianças de escolas e instituições públicas de todo o país. O tema trabalhado foi a água e a necessidade da preservação dos recursos naturais. No total, 13 estados receberam o projeto. As apresentações aconteceram em uma tenda móvel montada em espaços públicos.

Ao longo de 2015, a Ultragaz promoveu visitas monitoradas dos revendedores à primeira Revenda Sustentável Ultragaz, inaugurada em 2014, no bairro da Bela Vista, em São Paulo (SP). Durante as visitas, os revendedores puderam conhecer um pouco mais os itens da Revenda Sustentável e receberam uma cartilha com instruções para a instalação de uma cisterna para captação de água da chuva. Está prevista a inauguração de uma nova loja em 2016, na cidade de Fortaleza (CE). Além disso, há mais duas unidades em planejamento: uma unidade em São Paulo e outra em Salvador (BA).

Ultragaz cultural

12 mil

crianças participaram de oficinas educativas em 2015

125 mil

pessoas foram ao cinema e teatro em 6 anos

22

estados participantes