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Estratégia
e Perspectiva
Relatório Anual
2016

Uma visão multinegócios

Como parte do posicionamento estratégico de ser protagonista e referência mundial em multinegócios, o Ultra carrega valores sólidos que norteiam a sua estratégia. Essa identidade pioneira e empreendedora foi construída por meio de uma estrutura em que pontificam solidez financeira, um cuidadoso planejamento e uma grande capacidade de execução do que foi planejado.

As forças que movem a companhia adiante são atributos comuns aos negócios: marcas fortes e escala como fatores de diferenciação de mercado, associadas à inovação e à sustentabilidade como elementos de execução e de gestão. Como uma companhia de quase 80 anos que investe em setores-chave, com resiliência, capacidade de escala e de gerar diferenciação, o Ultra aproveita essas características para ampliar a criação de valor.

Para fortalecer esse posicionamento, a estratégia da Companhia estabeleceu as prioridades de crescimento até 2022. Dessa forma, a Ipiranga concentra esforços em dois pilares: expansão da rede de postos e a estratégia de inovação constante em serviço e conveniência. Para a Oxiteno, o foco é a ampliação da internacionalização, com a construção da nova planta em Pasadena, nos Estados Unidos, prevista para ser concluída ainda em 2017. A unidade possibilitará a competição com mais efetividade no mercado de tensoativos norte-americano. Para ampliar o foco em inovação, a Oxiteno também deu início em 2016 a um novo modelo operacional. A Ultragaz também concentra sua participação na expansão e diferenciação dos seus serviços com inovação, que tem proporcionado a ampliação dos canais de vendas, maior conveniência aos clientes e a abertura de novas frentes de mercado. A Ultracargo deve concluir a ampliação do Terminal de Itaqui (MA), que vai dobrar a capacidade de armazenamento da unidade, e continuar captando oportunidades de investimentos de longo prazo, principalmente pela demanda por infraestrutura logística no país. E a Extrafarma fortaleceu sua plataforma de varejo com iniciativas como o novo modelo de loja, que visa proporcionar maior conforto, comodidade e melhor experiência de compra aos clientes, bem como acelerou a abertura de novas farmácias. Foram abertas 71 novas lojas em 2016, o dobro do ano anterior, ingressando em quatro novos estados nos últimos dois anos como Pernambuco, Paraíba, São Paulo e Tocantins.

Para garantir uma visão ampliada e multidisciplinar sobre os negócios e prontidão para os desafios de crescimento e sucessão, desenvolver as pessoas é fundamental. Como parte da agenda de desenvolvimento, foi definido o Modelo de Competências Ultra, que sustenta a visão de futuro e cria critérios comuns para o desenvolvimento dos líderes dentro de um contexto mutinegócios. Uma frente relevante é o Programa de Liderança Essência Ultra, pautado em conteúdo de vanguarda sobre estratégia de gestão de negócios e lideranças a partir de uma perspectiva multinegócio (leia mais em Gestão de pessoas).

Outro avanço está ligado ao Projeto Integração Ultra, que trabalha o alinhamento dos processos e sistemas entre os negócios por meio de um ERP uniformizado. A Oxiteno será o primeiro negócio da Companhia a ter o novo ERP implantado até 2018. Ao longo dos próximos anos, o novo sistema estará disponível para todos os colaboradores, contribuindo para uma gestão ainda mais integrada, sempre levando em conta as particularidades de cada negócio.

Prioridades

Os principais objetivos estratégicos de cada negócio

Ipiranga

  • Diferenciação via diversificação de produtos e serviços, além da inovação
  • Expansão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste
  • Expansão da rede via embandeiramento de postos bandeira branca e abertura de novos postos
  • Ampliação da conveniência com novos serviços nas lojas am/pm

Oxiteno

  • Ampliar a internacionalização pela expansão nos Estados Unidos
  • Proteger a liderança na América Latina
  • Ampliar a participação no segmento de especialidades químicas, fortalecendo a posição nos segmentos Agroquímicos, Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos, com foco na cocriação e soluções customizadas
  • Diferenciação pela inovação

Ultragaz

  • Expandir a presença no mercado de granel com foco no atendimento a pequenas e médias empresas
  • Ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste
  • Promover novos usos para o GLP
  • Ampliar serviços e conveniência em conjunto com a rede Ipiranga e a Extrafarma

Ultracargo

  • Aproveitar oportunidades por meio da presença nos principais portos do país
  • Ampliar a escala
  • Expandir para novas geografias

Extrafarma

  • Mercados alavancados nas tendências demográficas e no maior acesso da população a produtos de higiene, beleza e medicamentos
  • Experiência diferenciada de compra com melhor mix de produtos, excelência em atendimento e gestão de custos
  • Acelerar a expansão para novos mercados

Modelo de Negócio Ultra

Por quê Nosso propósito

Ser referência mundial em multinegócios

O QUÊ Nossas diretrizes

Ser um dos líderes e consolidadores em nossos mercados de atuação Ser a organização multinegócios referência em rentabilidade e reputação Desenvolver nossos negócios com foco nos clientes e consumidores de nossos clientes
Ter abertura para ampliação do nosso posicionamento multinegócios com diferentes modelos societários Ter prontidão de lideranças necessárias para nosso crescimento

COMO Nossos valores

Agimos como empreendedores e donos do Ultra Somos orientados para resultados Valorizamos simplicidade e humildade
Cultivamos relações de parcerias internas e externas Atuamos com espírito de servir aos nossos clientes Somos uma equipe de alto desempenho

DE QUE FORMA Nossos pilares

Cultura única Lideranças multinegócios Sinergia entre negócios
Excelência em processos Inteligência digital Solidez financeira

QUEM Nossas competências

Visão sistêmica Foco em resultados Orientação para o cliente Alinhamento de interesses
Mentalidade multinegócios Autonomia com responsabilidade Desenvolvimento de equipes de alto desempenho Liderança inspiradora

Plano de investimentos

Investimentos em expansão como propulsores de crescimento de resultados e rentabilidade

Para dar continuidade às boas oportunidades de crescimento por escala, ganhos de produtividade e modernização das operações existentes, o Ultra investiu R$ 1,9 bilhão líquido de desinvestimentos e repagamentos. O plano de investimentos da Companhia segue robusto para 2017, com a previsão de R$ 2,2 bilhões.

Com a confiança em um modelo de negócios com solidez financeira, o Ultra anunciou três importantes transações, que devem abrir novos caminhos de crescimento para os seus negócios: assinaturas de contrato de aquisições da rede de distribuição de combustíveis ALESAT pela Ipiranga e da distribuidora de GLP Liquigás pela Ultragaz, que têm potencial de reforçar nossa presença e escala nesses segmentos. Também em 2016, a Ipiranga concretizou uma associação com a Chevron Brasil para criação de uma nova empresa para produção e comercialização de lubrificantes, graxas, aditivos e coolants das marcas Ipiranga e Chevron.  

Serão investidos
R$ 2,2 bilhões em 2017:

Ipiranga

R$ 1,2 bilhão

Oxiteno

R$ 478 milhões

Ultragaz

R$ 221 milhões

Ultracargo

R$ 158 milhões

Extrafarma

R$ 178 milhões

Na Ipiranga, o plano contempla investimentos de R$ 1.116 milhões, para manter o ritmo de expansão e modernização da sua rede de distribuição e de franquias am/pm e Jet Oil, além de novos centros de distribuição para atender as lojas de conveniência. Também inclui a ampliação da infraestrutura logística, por meio da construção e ampliação de bases de operação, e a manutenção, segurança das instalações e modernização das atividades, principalmente na renovação de contratos de sua rede de distribuição, reforma de postos, e sistemas de informação para apoiar as operações. A Ipiranga também continuará implementando ações de diferenciação, baseadas na ampliação da oferta de produtos, serviços e conveniência, visando fidelizar os clientes atuais e aumentar a base de consumidores.

O investimento aprovado para Oxiteno totaliza R$ 478 milhões em 2017. Esse montante inclui US$ 77 milhões para a construção de nova unidade de etoxilação em seu site no Texas (EUA), que será concluído até final de 2017. A nova unidade terá capacidade para produção de 170 mil toneladas ao ano em seu estágio final. O valor remanescente será direcionado à modernização e manutenção de suas unidades visando maior produtividade, à proteção ambiental e segurança e a sistemas de informação. A Oxiteno também seguirá sua estratégia baseada em inovação, por meio do desenvolvimento de novos produtos e parceria com seus clientes.

Na Ultragaz, os investimentos de R$ 221 milhões serão concentrados principalmente na captura de novos clientes nos segmentos envasado e granel; na reposição e aquisição de vasilhames; na ampliação e manutenção de bases de engarrafamento; e em tecnologia, com foco em sistemas para apoiar suas operações. A busca incessante por diferenciação e gestão de custos e despesas também está na pauta de desenvolvimento do negócio.

A Ultracargo deverá investir R$ 158 milhões, sendo R$ 58 milhões na expansão do terminal de Itaqui, com conclusão prevista para 2018, e na adequação, segurança e manutenção da infraestrutura dos terminais. A retomada das operações suspensas em Santos e a análise de novas oportunidades de negócios derivadas da crescente demanda por armazenagens de granéis líquidos no Brasil também fazem parte da estratégia da Ultracargo para 2017.

Na Extrafarma, o valor a ser investido soma R$ 178 milhões, principalmente na abertura e revitalização de lojas, e em tecnologia da informação. O ritmo de crescimento de abertura de lojas seguirá crescendo assim como as ações para elevação do padrão de gestão de varejo farmacêutico.

Modelo de sustentabilidade

O Ultra tem na sustentabilidade um dos principais fundamentos de seus negócios. Isso tem impulsionado a companhia desde a sua fundação e faz parte da sua visão de futuro. Há linhas bem definidas que orientam a Companhia, como valorizar a cultura da cidadania e a ética nos negócios, zelar pela transparência nas informações, entre outras diretrizes do seu Modelo de Sustentabilidade.

Além da solidez financeira, os cinco negócios do Ultra têm caminhado e amadurecido no tema da responsabilidade socioambiental. No dia a dia, seus colaboradores e fornecedores são incentivados e treinados à prática de voluntariado e responsabilidade socioambiental. Cada um dos negócios tem delimitadas as áreas em que fazem seus investimentos socioambientais – educação, saúde, cultura, conservação ambiental e trabalho, para citar algumas.  

Internamente, a conduta responsável, ética e transparente dos negócios se materializa em diferentes programas de excelência operacional, adaptados aos respectivos produtos e serviços.

O Modelo de Sustentabilidade Ultra abrange cinco pilares – Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor – e 28 indicadores de desempenho e gestão, alinhados às diretrizes corporativas de sustentabilidade. Em função das especificidades em cada um dos seus mercados, os negócios mantêm políticas individuais relacionadas à atuação socioambiental, de saúde e segurança que têm como base essas diretrizes.

Para apoiar o acompanhamento e a escolha das ações contempladas pelos temas definidos no âmbito do Modelo de Sustentabilidade, também foi eleito um conjunto de indicadores de desempenho e gestão, os KPIs, para monitorar anualmente. Os dados integram a matriz de decisões da Companhia, a exemplo das iniciativas previstas no plano de investimentos orgânicos.

Cinco pilares de sustentabilidade:

Segurança

Meio Ambiente

Pessoas

Produtos e Serviços

Cadeia de Valor

Balanço social Ultra 2016 (R$ Mil)

Base de cálculoDezembro 2016
Lucro Líquido (LL)1.570.618
Resultado Operacional (RO)3.105.710
Folha de Pagamento Bruta (FPB)1.093.734
Indicadores sociais internosValor% sobre FPB% sobre LL
Alimentação104.7009,66,7
Encargos sociais compulsórios366.19833,523,3
Previdência privada23.5352,21,5
Saúde115.87010,67,4
Segurança e medicina no trabalho11.4361,00,7
Educação1.0720,10,1
Capacitação e desenvolvimento profissional14.2091,30,9
Participação nos lucros ou resultados147.02713,49,4
Outros88.2878,15,6
Total – Indicadores sociais internos872.33479,855,5
Indicadores sociais externosValor% sobre RO% sobre LL
Educação e Cultura3.0060,10,2
Outros (Doações e indenizações danos causados)39.4931,32,5
Total das contribuições para a sociedade42.4991,42,8
Tributos (excluídos encargos sociais)1.343.68443,385,6
Total – Indicadores sociais externos1.386.18344,788,3
Indicadores ambientaisValor% sobre RO% sobre LL
Relacionados com a operação da empresa44.2191,42,8
Total dos investimentos em meio ambiente44.2191,42,8

Diretrizes

  • Valorizar a cultura da cidadania e da ética nos negócios.
  • Zelar pela integridade do modelo de governança corporativa, especialmente o trato e a transparência das informações relevantes e a contínua gestão de riscos e oportunidades.
  • Manter e aperfeiçoar a capacidade financeira, a flexibilidade e a excelência operacional, de forma a minimizar a vulnerabilidade às variações econômicas, buscando oportunidades de crescimento em cada um dos nossos segmentos de atuação.
  • Orientar a oferta de produtos e serviços às necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.
  • Manter representação ativa nas associações de classe e um relacionamento transparente com os órgãos públicos, de forma a aprimorar e fortalecer os negócios.
  • Manter estado de prontidão, sensibilização e educação para a permanente valorização da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
  • Apoiar, difundir, promover e integrar à cultura organizacional os princípios do Pacto Global da ONU, relacionados a Direitos Humanos, aos Direitos do Trabalho, à Proteção do Meio Ambiente e ao Combate à Corrupção em todas as suas formas.
  • Valorizar os funcionários por meio do estímulo ao crescimento profissional e à qualidade de vida, melhorando as condições e o ambiente de trabalho.
  • Atuar, seletivamente, como agente de evolução das comunidades vizinhas e da sociedade, por meio de iniciativas de disseminação da cultura, educação e inclusão social.
  • Adotar políticas para manter a excelência nos padrões de saúde, segurança e meio ambiente.
  • Identificar, controlar e mitigar os riscos inerentes aos negócios, de forma contínua, por meio de políticas e práticas de gestão de riscos e gerenciamento de crise, nos campos operacional, regulatório, ambiental, fiscal, judicial e social.
  • Promover a gestão dos gases de efeito estufa das empresas, visando mitigar nossos efeitos nas mudanças climáticas.
  • Elaborar relatórios periódicos de sustentabilidade, considerando suas dimensões econômica, ambiental e social.