…

Fundamentos
da Gestão
Relatório Anual
2016

Governança corporativa

A gestão do Ultra é conduzida por uma sólida estrutura de governança corporativa, hábil em conjugar os interesses de acionistas e gestores para gerar valor a clientes, colaboradores e sociedade, sempre tendo em vista a perenidade e a rentabilidade do negócio em longo prazo.

Os gestores de negócios do Ultra são também acionistas e recebem remuneração variável em contrapartida ao alcance de metas crescentes, estabelecidas por meio de critérios de geração de valor econômico (Economic Value Added – EVA), indicador utilizado internamente desde 2001. Essa ferramenta faz com que a empresa invista em negócios não apenas lucrativos ou com EBITDA positivo, mas com retornos acima do custo de capital, considerando também a análise de aspectos de sustentabilidade corporativa do projeto.

A cultura de dono perpassa toda a liderança do Ultra e é compartilhada em todos os níveis hierárquicos, orientando o desenvolvimento dos negócios. Além do compromisso com o crescimento da Companhia, os colaboradores também partilham o comprometimento com a ética nos negócios em todas as suas esferas.

As práticas de governança seguem em contínua evolução. Em 2016, o Ultra desenvolveu e implantou uma nova metodologia de gestão integrada de riscos, o que resultou em um novo modelo de matriz de riscos, redefinindo responsabilidades e o compartilhamento de informações. Estas práticas também evoluíram com o Programa de Ética e Compliance do Ultra, ao qual foram acrescentadas novas políticas corporativas, como a Política Concorrencial, a Política para Conflito de Interesses e a atualização da Política de Divulgação de Fatos Relevantes e a Política de Negociação com Valores Mobiliários. Todas essas iniciativas se integram a um ambiente de controles internos estabelecido ao longo da existência do Ultra, que tem evoluído com a supervisão direta das mais altas instâncias da Companhia, e que conta com auditorias internas e externas que buscam garantir a sua integridade.

Cultura de boas práticas

Direitos políticos e econômicos iguais para todos os acionistas

one share one vote

67% dos conselheiros

são independentes
Membro-fundador do Latin American Corporate Governance Roundtable Companies Circle
Integrante do MSCI Global Sustainability Index Series

Composição acionária – Ultrapar Participações S.A.

1. Gestora de investimentos sediada na Inglaterra (conforme Notificação de Participação de Acionista Relevante informada pelos respectivos fundos).




Organograma ULTRA

ADMINISTRADORES

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente
Paulo Guilherme Aguiar Cunha
Vice-presidente¹
Pedro Wongtschowski
Conselheiros
Alexandre Gonçalves Silva *
Carlos Tadeu da Costa Fraga*
Jorge Marques de Toledo Camargo*
José Maurício Pereira Coelho*
Lucio de Castro Andrade Filho
Nildemar Secches *
Olavo Egydio Monteiro de Carvalho*


CONSELHO FISCAL
Presidente
Flavio César Maia Luz
Conselheiros
Geraldo Toffanello2
Nilson Martiniano Moreira

ULTRA
Diretoria Executiva
Diretor Presidente
Thilo Mannhardt
Diretores
André Covre
André Pires de Oliveira Dias
João Benjamin Parolin
Leocadio de Almeida Antunes Filho
Pedro Jorge Filho
Ricardo Isaac Catran
Diretor de Riscos, Compliance e Auditoria
Denis Celso Marques Cuenca
Diretora Corporativa de Capital Humano
Luciana Domagala

CENTRO CORPORATIVO
Diretor Superintendente Financeiro e de RI
André Pires de Oliveira Dias
Diretor de TI
Fredson Carlos Javurek de Oliveira
Diretor de Tesouraria, Comunicação e RI
Marcello De Simone
Diretor de Controladoria, M&A e Investimentos
Roberto Kutschat Neto

IPIRANGA
Diretor Superintendente
Leocadio de Almeida Antunes Filho
Diretor de Administração e Controle
Jose Manuel Alves Borges
Diretor de Varejo
Jeronimo José Merlo dos Santos
Diretor de Operações
José Augusto Dutra Nogueira
Diretor de Lubrificantes
Miguel Lacerda de Almeida
Diretor de Mercado Empresarial
Tabajara Bertelli Costa

OXITENO
Diretor Superintendente
João Benjamin Parolin
Diretora de Administração e Controle
Ana Paula Santoro Coria
Diretora Comercial
Andréa Campos Soares
Diretor Industrial
Flávio do Couto Bezerra Cavalcanti
Diretora de Recursos Humanos
Simone Torres Cavalcanti de Albuquerque**

ULTRAGAZ
Diretor Superintendente
Pedro Jorge Filho
Diretor de Desenvolvimento
Aurelio Antonio Mendes Ferreira
Diretora de Administração e Controle
Caroline Pepe ***
Diretor de Integração
Julio Cesar Nogueira***
Diretor de Operações
Plínio Laerte Braz
Diretores de Mercado
André Luiz Pedro Bregion
José Vianna Sampaio Neto
Leandro Del Corona

ULTRACARGO
Diretor Superintendente
Ricardo Isaac Catran
Diretora de Administração e Controle
Cristiane Silva Leite
Diretor de Negócios Líquidos NE e SE
Helano Pereira Gomes
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios
João Marcos Cazula

EXTRAFARMA
Diretor Superintendente
André Covre
Diretor de Administração e Controle
Élcio Arsenio Mattioli
Diretora de Operações
Iara Rosso
Diretora de Recursos Humanos
Janaína Alves Maia**
Diretor de Mercado e Expansão
Miguel Rothmann Jarros
Diretor Comercial e Marketing
Rodrigo de Almeida Pizzinatto

1. Posição a partir de maio/2017, anteriormente ocupada por Lucio C. A. Filho. 2. Membro que assumiu seu cargo a partir de abril/2017. * Conselheiros Independentes. ** A partir de fevereiro/2017. *** A partir de março/2017. Nota: Em 21 de junho de 2017, o Ultra anunciou a sucessão na presidência executiva. Frederico Curado assumirá como Diretor-presidente da companhia a partir de 02 de outubro sucedendo a Thilo Mannhardt, que ocupa a posição desde 01 de janeiro de 2013.

Ética e compliance

O Ultra acredita que ser referência mundial em multinegócios também passa por ética, valores e forte governança corporativa, a fim de assegurar a reputação construída pela Companhia ao longo de seus quase 80 anos. Por esse motivo, o Ultra tem desenvolvido seu Programa de Ética e Compliance para conscientizar e educar seus 15 mil colaboradores sobre os temas corrupção, não conformidades nos negócios e comportamentos antiéticos, agindo de acordo com os princípios do Código de Ética e as políticas corporativas do Ultra.

O Código de Ética teve sua primeira versão publicada em 2004 e em 2014 foi totalmente revisado, ocasião em que também foi lançada a Política Anticorrupção do Ultra, que orienta e normatiza as diretrizes da chamada Lei da Empresa Limpa, nº 12.846, publicada em 2013, e outras diretrizes internacionais para o combate à corrupção.

O programa é multidisciplinar e reforça, principalmente, os aspectos comportamentais. Sua aplicação estimula o engajamento aos princípios do Ultra, às diretrizes de conduta e às melhores práticas empresariais, através de fortes elementos de comunicação, diferentes formas de treinamento e controles instrumentais, além de monitoramentos e auditorias.  

Sua governança é de responsabilidade do Comitê de Conduta, órgão que responde diretamente ao Conselho de Administração e que é presidido por um executivo externo e independente. Formam o comitê as diretorias Superintendente Financeira, de Controladoria, Jurídico Corporativo e de Riscos, Compliance e Auditoria, que também coordena as atividades do programa. Esta composição multidisciplinar e complementar possibilita uma discussão equilibrada, abordando diferentes ângulos das questões endereçadas ao Comitê de Conduta.

Como forma de integrar as diversas instâncias de governança, representantes do Comitê de Conduta se reúnem com o presidente, com o Comitê de Auditoria e com o Conselho de Administração, ocasião em que há um intercâmbio de informações e de iniciativas conjuntas para o fortalecimento do ambiente de controles e da cultura do Ultra.

Treinamento, engajamento e auditoria

Entre 2015 e 2016, o programa promoveu diversas iniciativas de treinamento envolvendo a sua diretoria e lideranças, que passaram por palestras com especialistas, treinamentos presenciais e online, comunicados e tutoriais, além do atendimento às orientações enviadas ao Canal Aberto, sempre abordando temas e diretrizes das políticas corporativas que normatizam os princípios do Código de Ética.

Neste período, foram abordados temas como ética e conduta, corrupção e relacionamento com agentes públicos, más práticas concorrenciais, divulgação de fatos relevantes, negociação de valores mobiliários, dentre outros.

Neste esforço também foram produzidos filmes com mensagens da Diretoria, reforçando o tom do topo da organização, e filmes motivacionais sobre os temas das políticas corporativas. Em 2015, a empresa produziu o filme Escolhas, que retrata situações associadas ao tema da corrupção. Interativo, o vídeo estimula os funcionários a escolherem diferentes caminhos na história e descobrir as consequências que isso acarreta na vida profissional, pessoal e familiar. Este filme foi premiado no festival de Cannes Corporate Media & TV Awards na categoria Mídia Online – Filmes Corporativos, nesse que é o maior festival de filmes corporativos do mundo, cujo reconhecimento sinaliza a seriedade dos investimentos na comunicação das nossas diretrizes.

Já em 2016, foi produzido um novo filme, 8 de outubro, com objetivo de fortalecer a consciência sobre o tema de cartel e más práticas concorrenciais. Neste filme, a filha de um executivo de uma grande empresa, acusada de fazer cartel com concorrentes, tenta entender o que levou seu pai a cometer tal crime.

As ações de treinamento e comunicação buscam atingir o aspecto comportamental, promovendo engajamento, que é um dos principais focos do programa.

Outro pilar do Programa de Ética e Compliance são os controles e monitoramento, realizados pelo time de Auditoria Interna, junto com as áreas de controles internos dos respectivos negócios. Neste período, foram promovidas milhares de pesquisas reputacionas de parceiros e terceiros que interagem com os negócios, implantados diversos controles específicos que se somaram aos já tradicionais controles internos voltados à certificação da Lei Sarbanes Oxley, certificada sem ressalvas desde 2007, e a revisão sistemática de todos os pagamentos realizados pelo Ultra, que ultrapassam mais de 1,3 milhão de transações monitoradas.

Canal aberto Ultra

O canal de denúncias é operado por uma empresa externa, terceirizada, o que garante a independência no recebimento das informações e o total anonimato para os denunciantes. O acesso pode ser via site www.canalabertoultra.com.br ou pelo telefone 0800-7017172. Entre 2015 e 2016, foram recebidas mais de 200 denúncias, com uma alta taxa de pertinência. Todas elas foram apuradas pelo time de auditoria interna com reporte ao Comitê de Conduta e ao Comitê de Auditoria.

Gestão de Riscos

O Ultra vem evoluindo a sua já tradicional gestão de riscos. Essa cultura já faz parte da administração dos negócios, seja nas diversas frentes operacionais da Companhia, na sua administração financeira ou em outras frentes como gestão dos investimentos, tecnologia e mercado.

Desde 2015 o Ultra está redesenhando a sua estrutura de captação de informações e consolidação de riscos, com consequente reorganização do relato à alta administração, o que envolveu entrevistas com todas as lideranças do Ultra.

Neste processo, os controles e processos internos utilizados foram reavaliados, ocasião em que novos indicadores foram conectados à matriz integrada de riscos. As novas métricas aprimoram o debate centralizado dos riscos pelas diversas instâncias da administração e oferece uma visão mais clara aos órgãos de governança.

A atividade de captação e organização dos dados ficou sob a responsabilidade da Diretoria de Riscos, Compliance e Auditoria, diretamente ligada à presidência e ao Conselho de Administração, em reuniões organizadas para a discussão deste tema. A gestão dos riscos continua sob a responsabilidade dos administradores de cada atividade a eles relacionada.

Paralelamente, diversas diretrizes são constantemente revisadas e aprimoradas, formalizando e orientando os diversos gestores e comitês sobre os limites e apetites de riscos validados pela administração da Companhia. Dentre elas destacamos a Política de Riscos Financeiros, a Política de Investimentos, a Política de Divulgação de Fatos Relevantes e de Negociação de Valores Mobiliários, dentre outras.