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Gestão
de Pessoas
Relatório Anual
2016

Desenvolvimento valorizado

Pessoas são um dos cinco pilares de sustentabilidade do Ultra. A Companhia acredita que o capital humano é um componente central na trajetória de crescimento do Ultra. O modelo de gestão de pessoas busca garantir uma cultura que suporte a estratégia organizacional, que desenvolva a prontidão de pessoas e que reforce a meritocracia, possibilitando reconhecer e recompensar equipes e líderes com comprometimento e desempenho superiores.

O foco da gestão de pessoas é atrair e manter os talentos, bem como apoiar seus funcionários em seu desenvolvimento e plano de carreira. Para cumprir esse ciclo completo, os negócios têm iniciativas que vão de programas de estágio e trainee, treinamentos para o desenvolvimento até um plano para a transição para a aposentadoria. Seus funcionários são estimulados a desenvolver suas carreiras na Companhia e, por isso, incentivados a realizar migração entre as diferentes áreas e negócios. Em 2016, cerca de 1.500 funcionários movimentaram-se entre áreas ou unidades de negócio, um aumento de 50% em relação a 2015.

 A gestão de pessoas no Ultra é direcionada por um modelo de competências (veja quadro a seguir) definido a partir de um olhar integrado para o nível de liderança. O objetivo é desenvolver líderes e equipes alinhados a um modelo que possa conduzir o crescimento do Ultra nos próximos anos.  

Modelo de competências do líder Ultra

    Visão Sistêmica
    Foco em Resultados
    Orientação para o Cliente
    Alinhamento de Interesses
    Mentalidade Multinegócios
    Autonomia com Responsabilidade
    Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho
    Liderança Inspiradora

Número de funcionários por empresa¹

AnoIpirangaOxitenoUltracargoUltragazExtrafarmaCorporativoUltra
20142.7641.8096133.6364.71144013.973
20152.8641.8065963.6035.26945914.597
20162.9031.9036453.6105.67044215.173

1. Não foram contabilizados estagiários.

Taxa de rotatividade (%)

AnoIpirangaOxitenoUltracargoUltragazExtrafarmaCorporativo
201410111513n.d.13
201512915143410
201616910103110

Centro corporativo

O Centro Corporativo Ultra atende todos os negócios e conta com as atividades de tesouraria, seguros, controladoria, jurídico, fusões e aquisições, controle de investimentos, planejamento, tecnologia da informação, comunicação, relações com investidores, recursos humanos e facilities & utilities . Cerca de 450 funcionários integram a equipe corporativa.

Cultura Ultra

Em 2015 foi realizado o mapeamento e a explicitação dos valores do Ultra que apresentavam convergência entre todos os negócios. Os valores representam a essência Ultra, criando um vínculo e um senso de pertencimento à organização.

Para contribuir com a disseminação dessa cultura, em 2016 criou-se um grupo de multiplicadores internos, formado por 70 colaboradores de todos os negócios, que foram preparados especialmente para realizar esse desdobramento. Eles passaram a atuar como agentes de mudança, sendo referências nas equipes sobre o movimento que a empresa vive.

O projeto de fortalecimento da Cultura Ultra seguirá como foco de trabalho em 2017, por meio de novas ações de disseminação dos valores, atitudes e comportamentos que permeiam a Companhia.

Funcionários que receberam análise de desempenho (%)

AnoIpirangaOxitenoUltracargo1UltragazCorporativo
2014100931215100
2015100941525100
20161009412352100

1. O ciclo de desempenho não foi aplicado em 100% dos colaboradores da Ultracargo, pois será efetuado em 2017 para os operadores.
2. O ciclo de desempenho ainda não é aplicado em 100% dos colaboradores da Ultragaz, que estuda a forma de avaliar o público operacional, se as competências estão aderentes ou necessitam de ajustes, além de adaptar a ferramenta, já que alguns não possuem acesso a computador.

Funcionários que receberam análise de competências (%)

AnoIpirangaOxitenoUltracargo2UltragazExtrafarmaCorporativo4
201410095100150100
20151009702500
201610019¹113513100

1. Em 2016, somente os líderes foram avaliados.
2. Em 2014, o processo foi definido como bianual, e, em 2016, somente o grupo gerencial foi avaliado.
3. Em função do foco na preparação para o crescimento mais acelerado, a análise de competências foi aplicada somente em 2016 e voltada para o nível gerencial central.
4. Em 2014, o processo foi definido como bianual.

Remuneração

As políticas e práticas de remuneração estabelecidas na estratégia do Ultra convergem para estimular a expansão e os resultados sustentáveis da Companhia. Além de contribuir para o alcance dos objetivos empresariais, esses processos compartilham a criação de valor, bem como os riscos inerentes ao negócio e ao mercado de capitais. Fazem parte dos objetivos, ainda, reforçar a capacidade de atrair, reter e motivar executivos e colaboradores altamente qualificados e promover o alinhamento de interesses entre funcionários, executivos e demais stakeholders da Companhia.

Para os executivos, a remuneração total é composta pela remuneração fixa (salário base), benefícios, incentivo de curto prazo por meio de participação nos resultados, e incentivo de longo prazo com o plano de outorga de ações. A remuneração variável de curto e longo prazo é atrelada a metas de crescimento de valor, proporcionando o alinhamento de interesses entre os executivos e os acionistas. Complementarmente, a estruturação da remuneração executiva busca alinhar-se às melhores práticas de mercado, proporcionar a meritocracia por meio do reconhecimento individual e padronizar a gestão dos executivos nos negócios do Ultra.

Para a Administração do Ultra, as políticas e práticas de remuneração estão descritas no item 13 do Formulário de Referência, disponível no site, e seus desdobramentos estão de acordo com o órgão de governança. Os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal recebem remuneração exclusivamente fixa, correspondente à responsabilidade e complexidade do cargo e adequada ao mercado.

Disseminação de conhecimento

Portal do Conhecimento Ultra - Lançado em 2016, é um ambiente de educação online, disponível para todos os colaboradores do Ultra. O principal objetivo é promover continuamente o desenvolvimento profissional, pessoal e coletivo dos funcionários em temas como Código de Ética, Lei da Empresa Limpa e Gestão do Tempo. Para 2017, estão previstos 11 novos cursos com foco em autodesenvolvimento.

Escola de Formação Ipiranga - Ampliou sua atuação com o lançamento do aplicativo Universidade Ipiranga, disponível para todos os funcionários e estagiários da empresa, oferece vídeoaulas e textos técnicos. Ainda no âmbito de seu compromisso de autodesenvolvimento para os funcionários e aprendizado contínuo, a empresa disponibiliza uma plataforma de ensino a distância.

Portal DNA Oxiteno - Lançado em 2016 como um ambiente de educação online, tem como objetivo atuar como canal de aprendizagem capaz de romper barreiras e distâncias, promovendo continuamente o desenvolvimento profissional, pessoal e coletivo dos funcionários. São 12 cursos de interesse geral, além de conteúdos técnicos para públicos específicos da Oxiteno. Para 2017, mais 12 títulos serão adicionados ao portfólio de cursos, além dos materiais específicos das áreas, que passarão a ser alvo de produções a partir deste ano, fomentando a Gestão do Conhecimento na empresa.

VBS (Value Based Selling) e GTD (Getting Things Done) - Ambos da Oxiteno, o primeiro tem o objetivo de educar os profissionais para que sejam capazes de vender valor agregado ao produto aos clientes, bem como focar no processo de inovação e desenvolver produtos com maior amplitude de mercado. O GTD, metodologia de otimização do tempo e aumento de produtividade, ensina técnicas para o gerenciamento de compromissos, informações e comunicações.

Academia Ultragaz e a Academia Online – Programas da Ultragaz, com ações presenciais e a distância voltadas aos funcionários administrativos e técnicos, com o objetivo de estimular o autodesenvolvimento e a gestão de conhecimento da Companhia.

Treinamentos de Segurança e Meio Ambiente Ultracargo - Cerca de 50 treinamentos de segurança e meio ambiente foram revisados em 2016, aumentando em 9 mil horas o volume de atividades em relação a 2015, com ênfase na capacitação e formação operacional.

Plataforma DNA Extrafarma - Lançada em 2016 com 27 cursos, essa plataforma de ensino a distância tem o objetivo de promover a cultura da aprendizagem contínua, adotando uma metodologia flexível, com simultaneidade e informação padronizada à equipe de loja, com cursos técnicos e comportamentais. Juntamente com a ferramenta, foi lançado o conceito do líder formador, no qual o gestor da loja é responsável por multiplicar os conteúdos para sua equipe, garantindo a aplicação dos treinamentos em ações presenciais e a distância, promovendo a gestão do conhecimento para a equipe do varejo.

Horas de treinamento por funcionário

AnoIpirangaOxitenoUltracargoUltragazExtrafarmaCorporativo
201436216312n.d.30
201538324514425
201648427191015

Formação para liderar

O Programa Essência Ultra, criado para apoiar a Companhia na formação de um novo referencial de liderança, pretende desenvolver os líderes do Ultra e seus negócios. O programa, que usa uma metodologia específica, entrou em seu segundo ano e até 2017 formará 680 líderes, entre diretores, gerentes e coordenadores.

O Essência Ultra tem seus conteúdos customizados a partir do direcionamento do Modelo de Negócio Ultra e das competências corporativas a serem desenvolvidas. No total, são seis módulos que abordam uma visão integrada do ambiente competitivo; criação de valor e relacionamento com diferentes stakeholders; alinhamento da cultura, estratégia e estrutura organizacional; execução estratégica com foco em resultados sustentáveis; aplicação das melhores práticas da liderança essencial; e influência na gestão de equipes de alto desempenho. O programa também é uma importante ferramenta de desenvolvimento da cultura organizacional.

Mais iniciativas de Formação

A Ipiranga também possui Programa de Desenvolvimento das Novas Lideranças, com treinamentos construídos em parceria com instituições educacionais de renome no Brasil e em outros países. Em 2016, para reforçar a formação estratégica das novas lideranças, a empresa implementou o Programa de Mentoring para os novos Gerentes de Varejo. O foco é promover a disseminação do conhecimento entre os executivos mais experientes e os mais novos, por meio de um relacionamento entre o aluno e o mentor. Composto por workshops, capacitações e reuniões de acompanhamento, o Programa teve 18 participantes no ano e duração de nove meses, durante os quais o mentorado recebe ideias e incentivos de um colega mentor, com experiência e carreira consolidada.

A Ultracargo investiu na capacitação de sua liderança com programas como o PDGG (Programa de Desenvolvimento do Grupo Gerencial) e o PDML (Programa de Desenvolvimento da Média Liderança). Foram 119 gestores atendidos. Além disso, houve aumento de 115% de cursos feitos pelo Portal do Saber, e-learning da companhia, que reúne vídeos, podcasts e outros recursos desenvolvidos internamente e pelas Universidades de Harvard e de Chicago, nos Estados Unidos, para troca de informações técnicas entre as áreas.

Em 2016, os 14 gerentes distritais da Extrafarma passaram pelo Programa de Desenvolvimento das Lideranças do Varejo, de 40 horas de duração, com o objetivo de ampliar o repertório e a capacidade dos profissionais, construindo um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo.

Com o lançamento da plataforma DNA Extrafarma, os gerentes de loja, subgerentes e farmacêuticos receberam acesso para treinamentos de liderança, desenvolvido por palestrantes renomados no mercado de educação corporativa. Os líderes também tiveram a oportunidade, na Convenção de Vendas da Extrafarma e no Encontro Anual de Farmacêuticos, de receber capacitação sobre o plano de negócios da empresa e puderam multiplicar para as equipes de loja. Participaram da convenção 700 líderes de loja e 800 colaboradores estiveram presentes no encontro dos farmacêuticos.

Todos estes programas são pautados no nosso DNA de Gestão Interna, elaborado para direcionar a liderança quanto aos comportamentos valorizados internamente, bem como orientá-los na gestão da equipe para desenvolverem ações e comportamentos esperados para criar uma empresa cada vez mais sólida e rentável.

Outros destaques do ano

Trainees

A Oxiteno desenvolve o Programa de Trainees no Brasil anualmente desde 1989. A iniciativa tem como objetivo atrair talentos que tragam resultados e contribuam para o crescimento da organização. Nos anos de 2015 e 2016, a empresa expandiu o Programa para o México com a contratação de cinco trainees que vieram para integração no Brasil nos meses de janeiro e fevereiro, período no qual os profissionais fazem visitas às bases das empresas do Ultra e conhecem as áreas de negócio.

Desde o início do Programa foram contratados 153 profissionais. Destes, 36% ocupam atualmente cargos de gestão. A retenção dos últimos cinco anos é de 76%.

Foram realizados 27 projetos pelos trainees em 2016 em diversas áreas da empresa, proporcionando melhorias em processos, estudos de mercado e de ampliação de portfólio, apoiando o direcionamento de tomadas de decisões estratégicas para a organização. Foram 115 horas de treinamentos, incluindo técnicas de apresentação, Greenbelt, comunicação eficaz, negociação, ética e autoconhecimento.

O Programa Trainee de Varejo Extrafarma tem como objetivo desenvolver profissionais para assumirem posições de liderança e contribuir com o plano de expansão acelerado da organização. Os trainees têm a oportunidade de conhecer diferentes áreas da empresa para desenvolver uma visão mais ampla da gestão do negócio, além de viajar para as regiões Norte e Nordeste para conhecimento das lojas, perfil dos clientes, cultura e funcionários. O Programa teve início em setembro de 2016 com a contratação de três recém-graduados e possui duração de 18 meses suportados por treinamentos específicos para apoiar o aprendizado e o crescimento do profissional.

Ultra Formare

O Programa, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, completou sua 15ª edição em 2016. O foco é a educação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O curso é de Agentes Administrativos e de Vendas, e tem carga horária de 25 horas semanais em 14 disciplinas, com reconhecimento do Ministério da Educação. O curso proporciona ainda visitas aos negócios do Ultra e estágios com duração de oito semanas. Desde a primeira edição, 258 jovens já participaram. Desses, 40 trabalham no Ultra.

Oxiteno

Top Employers Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, a Oxiteno recebeu a certificação Top Employers Brasil, concedida pelo Instituto Top Employers, organização independente presente em mais de 100 países. Para conceder a certificação, o Instituto Top Employers analisa de forma criteriosa as políticas e práticas de RH das empresas.

As Melhores Empresas para Você Trabalhar

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oxiteno recebe a certificação pelo Guia Você S/A, como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.

Extrafarma

Programa de bolsa de graduação farmacêutica

Programa lançado na convenção de 2016 com o objetivo de oferecer uma graduação em farmácia aos colaboradores de loja que se destacam pelo desempenho em suas atividades, tais como atendimento ao cliente, metas, trabalho em equipe, entre outras.

No lançamento do Programa foram contemplados dois colaboradores de Belém (PA), que, além do excelente desempenho na loja, compartilharam conhecimento e experiência aos recém-admitidos do plano de expansão em São Paulo.

Novos talentos

O foco em uma cultura de multinegócios também exige a contínua atração de novos talentos e competências para a Companhia. Em média, cerca de 300 jovens ingressam no Ultra todos os anos por meio dos programas de estágio, cumprindo uma agenda intensa de desenvolvimento, que inclui treinamentos técnicos e comportamentais, job rotation e desenvolvimento de projetos.

Para apresentar a sua marca e seguir atraindo esses jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, o Ultra e os negócios estão presentes nas feiras de recrutamento das principais universidades brasileiras e nas mídias sociais.