…

Relatório Anual
2016
Relatório Anual
2016

Apresentação

É com satisfação que apresentamos nosso relatório de atividades de 2016. O reporte tem como base a relevância dada à transparência institucional e às melhores práticas de comunicação com os públicos com os quais a Companhia se relaciona. A publicação apresenta os principais resultados alcançados em 2016 pelo Ultra e por seus negócios – Ipiranga, Oxiteno, Ultragaz, Ultracargo e Extrafarma –, os projetos de destaque, seu desempenho econômico-financeiro e informações referentes aos cinco pilares de sustentabilidade: Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor. Esses temas foram definidos a partir das diretrizes corporativas e são acompanhados por todos os negócios da Companhia. Devido às especificidades de mercado, cada um dos negócios também mantém políticas próprias relacionadas à sua atuação socioambiental.

Inspirados pelas principais tendências na divulgação de resultados, como a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e os princípios para o relato integrado, da International Integrated Reporting Initiative (IIRC), buscamos ampliar o escopo do relatório anual, incluindo mais indicadores de desempenho socioambiental. As informações relacionadas aos nossos pilares de sustentabilidade foram definidas levando em conta o nível de maturidade da Companhia no levantamento e acompanhamento dessas informações e a relevância desses dados para os públicos de relacionamento. Todas as empresas relatam ao Ultra seu desempenho nos temas priorizados. Não foi possível, entretanto, obter alguns indicadores da Extrafarma, especialmente os de gestão ambiental. A empresa foi incorporada ao Ultra em 2013 e há um trabalho em execução para padronizar essas informações, alinhando ao que os demais negócios já monitoram.

Acreditamos que apresentar detalhes sobre a nossa performance em sustentabilidade é um primeiro passo para a aproximação entre esses diferentes aspectos da Companhia, mesmo sem o atendimento completo dos requisitos expressados nessas metodologias. O Intuito é apresentar uma visão mais completa a respeito de desempenho e do valor que o Ultra gera para os stakeholders.

Cinco pilares de sustentabilidade:

Segurança

Meio Ambiente

Pessoas

Produtos e Serviços

Cadeia de Valor

Onde encontrar:

As informações socioambientais estão sinalizadas por meio de seus respectivos ícones ao longo da publicação.

Mensagem da administração

A força do nosso modelo de gestão

Em mais um ano de cenário macroeconômico desafiador no Brasil, o Ultra mostrou a consistência de sua gestão e a robustez de seus negócios. Assim como qualquer outra companhia cujo principal mercado é o Brasil, sofremos impactos nesse contexto, em especial nos negócios mais ligados ao desempenho econômico. No entanto, demos prosseguimento à execução de nossos planos e ações, embasados por nossa visão de futuro 2022.

Não abdicamos de nossa estratégia de investimento, mesmo nesse ano de profunda recessão, com queda significativa do PIB, da renda da população e dos níveis de emprego. Ao contrário, mantivemos e ampliamos nossa estratégia corporativa de desenvolvimento de líderes e das equipes e de fortalecimento da nossa cultura organizacional.

Seguir nosso planejamento estratégico e investir em nossos colaboradores, a despeito dos recuos do mercado e das incertezas políticas, sempre com responsabilidade e disciplina de alocação de capital, é marca do Ultra. Estamos sempre atentos a oportunidades de projetos que trarão benefícios futuros e nos farão acelerar quando a economia voltar a crescer.

Em 2016, analisamos e executamos iniciativas e projetos que nos permitiram estabelecer novos caminhos de crescimento imediato e futuro para nossos negócios. Foram três importantes transações anunciadas. No segmento de distribuição de combustíveis, assinamos contrato para a aquisição da ALESAT e, em distribuição de GLP, a da Liquigás. Com a Chevron, uma das maiores empresas mundiais do ramo energético, formaremos um novo negócio em lubrificantes. Todos esses passos foram dados com base em nosso modelo de negócio e casados com a estratégia de cada um de nossos negócios e do Ultra. Realizamos ainda um plano vigoroso de investimentos na ordem de R$ 1,9 bilhão, 36% maior que o de 2015.

"Seguir nosso planejamento estratégico e investir em nossos colaboradores, a despeito dos recuos do mercado e das incertezas políticas, é marca do Ultra"

A Ipiranga focou sua estratégia na abertura de postos, no fortalecimento dos nossos parceiros revendedores e na ampliação da infraestrutura de distribuição. Encerramos o ano com 7.563 postos Ipiranga, 333 a mais do que em 2015. Outro aspecto evidente da estratégia da Ipiranga é a diferenciação por meio de inovação e conveniência. Em 2016, esta estratégia se materializou com o investimento em 256 novas franquias am/pm, 128 unidades Jet Oil, 163 padarias, 138 beer caves, entre outras iniciativas que visam oferecer maior valor, praticidade e qualidade aos nossos revendedores e clientes. Todas essas iniciativas levaram a um crescimento de 2% na receita líquida e 11% no EBITDA em comparação ao ano anterior.

Na Oxiteno, o ano foi de avanço na internacionalização por meio da expansão nos Estados Unidos. Evoluímos no desenvolvimento da nova planta em Pasadena, no Texas, e essa implantação se estenderá por 2017. Isso permitirá à Oxiteno competir com maior efetividade no importante mercado de tensoativos norte-americano. Além da realização de projetos com vistas ao crescimento futuro, progredimos também nas atividades relacionadas à inovação, com a introdução de 66  novas soluções ao nosso portfólio. Apesar do aumento de 2% no volume de vendas em 2016, a receita líquida da empresa foi 9% menor, principalmente devido à depreciação média do dólar, o que levou também à queda de 38% no EBITDA.

Inovação e excelência operacional foram o foco da Ultragaz para o ano. A empresa deu prosseguimento às ações baseadas na sua estratégia de crescimento e aprimoramento da rede de revendas, na diferenciação de seus serviços com o apoio de tecnologia e sistemas de informação e também na criação de novos canais de comercialização. Na parte operacional, investimos em uma nova base de engarrafamento em Juazeiro (BA), com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição de botijões e os serviços oferecidos à população da região. Como resultados, obtivemos uma receita líquida 16% superior ao ano de 2015 e o EBITDA, 25% maior.

Em 2016, a Ultracargo foi beneficiada por uma forte movimentação de combustíveis nos portos. Esse crescimento de mercado somado à recuperação parcial da empresa após o incêndio em Santos, em 2015, permitiu resultados bastante positivos. A receita líquida do negócio subiu 13%. O EBITDA evoluiu 7%, excluindo a operação de Santos e os valores investidos para a recuperação após o incêndio.

Relançamos a marca Extrafarma, firmando um novo posicionamento que reforça os atributos de confiança e maior proximidade no relacionamento com clientes. Nas lojas, essas características foram traduzidas em um novo layout e elevação do padrão de gestão de varejo farmacêutico, proporcionando maior comodidade e uma melhor experiência de compra aos nossos clientes. Renovados, estamos agora acelerando a expansão nas regiões Norte e Nordeste e gradualmente para outras regiões do Brasil, com a abertura de 71 novas lojas em 2016, totalizando 315 distribuídas em 10 estados ao final do ano. No ano, o EBITDA registrado foi 29% maior do que o registrado em 2015.  

Todas as ações e iniciativas que nos levaram a esses resultados estão alinhadas com nosso modelo de gestão, que nos orienta e nos motiva – líderes e colaboradores – a fazer do Ultra uma companhia com equipe de alto desempenho, referência de negócio ético, saudável financeiramente e altamente comprometida com a sociedade e o meio ambiente. Esse comprometimento socioambiental caminha alinhado com nossos negócios, conscientes de nossa responsabilidade empresarial com o desenvolvimento do país.

Paulo G. A. Cunha (Presidente do Conselho de Administração) e Thilo Mannhardt (Diretor Presidente)

O Ultra

O Ultra é uma companhia multinegócios, líder em atuação nos segmentos em que está presente e um dos maiores grupos empresariais do Brasil. A empresa tem uma grande abrangência, estando presente em quase todos os estados brasileiros, e operações em outros oito países. Seus negócios têm grande capilaridade e apoiam-se na governança corporativa e solidez financeira do Ultra, com o objetivo de garantir a perenidade da Companhia, em posição privilegiada mesmo em cenários macroeconômicos adversos.

Prestes a completar 80 anos, em 2017, o Ultra tem 15 mil funcionários. Desde 1999, a Companhia mantém ações listadas nas bolsas de São Paulo e de Nova York, com ADRs Nível III, e, em 2011, ingressou no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, o segmento da bolsa brasileira que exige um padrão de governança corporativa altamente diferenciado.

Presença estratégica

Por meio de seus cinco negócios, o Ultra está presente em quase todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, em um total de 85% de todos os municípios brasileiros, além de oito países.

A Ipiranga, que distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes, chegou ao final de 2016 com 54 bases e pools de distribuição e 7.563 postos revendedores em todo o país.

A Oxiteno, empresa de especialidades químicas, possui seis unidades industriais no Brasil – Mauá (SP), Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e duas em Camaçari (BA) –, três no México (Coatzacoalcos, Guadalajara e San Juan del Río), e outras três em Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. Está presente também na Argentina, Colômbia, Bélgica e China por meio de escritórios comerciais.

A Ultragaz, a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil, possui 18 bases de engarrafamento, 19 bases para estocagem e distribuição de produto e uma rede de cerca de 5,8 mil revendedores independentes, que atendem 11 milhões de domicílios no segmento envasado e 52 mil clientes industriais e residenciais no segmento granel.

A Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, está presente em seis portos brasileiros – Itaqui (MA), Suape (PE), Aratu (BA), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A Extrafarma, varejo farmacêutico, chegou ao final de 2016 com 315 lojas em 10 estados, a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste.  

Presença nacional
% de colaboradores por região

9

países

4%

colaboradores internacionais

Participação de Mercado¹ (%)

IpirangaUltracargo2UltragazExtrafarma3
20,427,123,812,2

1. Não há indicador público de participação de mercado no caso da Oxiteno, pois a empresa não possui concorrentes diretos, que produzem exatamente e exclusivamente os mesmos produtos, desta forma compartilha o mercado com diversas empresas. Qualitativamente, é possível dizer que a Oxiteno é líder nas áreas de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, oferecendo soluções para os segmentos de Agroquímicos, Cuidados Pessoais, Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás, Produtos de Performance e Tintas e Revestimentos.
2. Considera dados de movimentação ABTL (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos).
3. Participação de mercado na sua região de atuação.

Prêmios e reconhecimentos 2016

As atividades do Ultra têm sido reconhecidas com premiações que ressaltam, entre outros aspectos, a criação consistente de valor aos acionistas, aliada a práticas diferenciadas de governança e gestão. A seguir, os principais reconhecimentos obtidos pelo Ultra e seus negócios em 2016:

43ª Edição do Anuário Maiores e Melhores da Revista Exame

O Ultra foi representado por dois de seus negócios, eleitos os melhores em seus setores. A Ipiranga foi escolhida pela sexta vez consecutiva a melhor empresa do setor de Atacado, e a Oxiteno conquistou o primeiro lugar do setor Química e Petroquímica. A Ultragaz, que conquistou a quarta colocação no setor Varejo, em 2014, ficou em terceiro lugar neste ano.

Revista Institutional Investor

O Ultra foi reconhecido pelo seu relacionamento com investidores em pesquisa realizada pela publicação em agosto de 2016. No segmento Óleo, Gás e Petroquímicos na América Latina, a Companhia recebeu o primeiro lugar nas categorias de melhor CEO, melhor CFO, reunião com analistas, Programa de RI e melhor site de RI.

Cannes Corporate Media & TV Awards

A Companhia recebeu um Golfinho de prata na categoria Mídia Online – Filmes Corporativos, nesse que é o maior festival de filmes corporativos do mundo. A premiação foi destinada ao vídeo Escolhas, iniciativa do programa de Ética e Compliance do Ultra (leia mais).

Guia Exame de Sustentabilidade

O Ultra foi eleito Empresa-modelo na categoria Varejo em 2016. A publicação deu destaque ao programa Saúde na Estrada, da Ipiranga, com ações que incentivam práticas de qualidade de vida para os caminhoneiros e moradores do entorno das estradas. Os outros negócios também foram ressaltados por diversas ações. A Oxiteno foi destacada por sua gestão hídrica, e a Ultragaz levou cinema a 125 mil pessoas de 22 estados em quatro anos por meio de carretas itinerantes.

Carbon Disclosure Program (CDP)

O Ultra é reconhecido por suas práticas responsáveis de gestão ambiental pelo CDP, organização internacional que incentiva e provê um sistema global para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações sobre o meio ambiente.

16° Prêmio Broadcast Empresas

O Ultra ficou em terceiro lugar na premiação, parceria da Agência Estado com a provedora de informações financeiras Economática. São analisados sete indicadores financeiros que selecionam as 10 empresas que geraram, no ano, retorno positivo a seus investidores e lucratividade superior ao conjunto das empresas brasileiras de capital aberto em 2015.

Destaques 2016

10%

de crescimento médio anual da receita nos últimos cinco anos

16%

de crescimento médio anual de EBITDA nos últimos cinco anos

13%

de crescimento médio anual de lucro líquido nos últimos cinco anos

R$ 6,8 bilhões

investidos em cinco anos nos negócios
Emissão de bond de

US$ 750 milhões

Desempenho financeiro1 (R$ milhões)

Ultra20122013201420152016
Receita líquida53.86960.94067.73675.65577.353
EBITDA2.4112.9183.1583.9534.217
Lucro líquido1.0271.2291.2511.5131.571
Investimentos21.3101.0891.2201.3521.858
Dividendos declarados627744779871907
Lucro por ação (R$)1,912,292,282,762,88
Dividendos por ação (R$)1,171,371,421,601,67
Ipiranga20122013201420152016
Volume de vendas (mil m3)23.36424.75825.61425.72523.507
Receita líquida46.82953.38458.83065.35066.407
EBITDA1.6532.0302.2882.7693.080
Investimentos9427468158721.065
EBITDA R$/m3718289108131
Oxiteno20122013201420152016
Volume de vendas (mil t.)761776780725738
Receita líquida2.9293.2783.4144.0823.701
EBITDA352441404740459
Investimentos115139114131288
EBITDA US$/t.235263240306178
Ultragaz20122013201420152016
Volume de vendas (mil t.)1.6811.6961.7111.6971.760
Receita líquida3.8473.9824.0914.6215.366
EBITDA246281306357447
Investimentos157151181220225
EBITDA R$/t.146165179210254
Ultracargo20122013201420152016
Armazenagem média (mil m3)614696715655672
Receita líquida294332346316355
EBITDA14315816726171
Investimentos8237262479
Extrafarma320122013201420152016
Número de lojas223254315
Receita bruta1.1711.4171.674
EBITDA302937
Investimentos5781143
Mercado de capitais20122013201420152016
Volume financeiro médio/dia (R$ mil)455.49869.87488.577136.671132.999
Cotação BM&FBOVESPA (R$/ação)46,2955,9551,4560,4568,45
Cotação NYSE (US$/ADR)22,2823,6519,0715,2520,74

1. As informações financeiras foram preparadas de acordo com as normas IFRS (International Financial Reporting Standards), e os números referentes ao EBITDA foram preparados de acordo com a ICVM 527. As informações financeiras referentes ao Ultra correspondem às informações consolidadas da companhia. As informações financeiras da Ipiranga, Oxiteno, Ultragaz, Ultracargo e Extrafarma são apresentadas sem eliminação de transações realizadas entre as sociedades. Exceto quando indicado, todos os números estão apresentados em R$ milhões.
2. Investimentos orgânicos
3. Em 2014, referente aos onze meses, de fevereiro a dezembro.
4. O volume financeiro médio/dia apresentado inclui a soma das negociações ocorridas na BM&FBOVESPA e NYSE.

Patrimônio líquido (R$ milhões)

Endividamento líquido (R$ milhões)

Dívida líquida/EBITDA

Evolução do EBITDA e do lucro líquido consolidado (R$ milhões)

Dividendo pago por ação (R$)

20122013201420152016
1,171,371,421,601,67

Principais indicadores

Econômico

Distribuição de valor

A Demonstração de Valor Adicionado (DVA) expressa a soma da riqueza econômica gerada pela Companhia, distribuída entre os diferentes públicos que contribuíram para o resultado. O Ultra gerou, em 2016, o valor adicionado de R$ 6,4 bilhões, distribuídos da seguinte forma:

Mercado de capitais

Volume diário negociado (R$ Milhões)

Valor de mercado (R$ Bilhões)1

1.  Calculado a partir do valor da ação no último dia do ano.

Segurança

Taxa de acidentes com afastamento1 (por milhão de horas trabalhadas)

1. Taxa passou a ser calculada com base no nº de acidentes/HH (Calculado conforme NBR 14280) da quantidade de funcionários em 31/12/2016.

Pessoas

Número de funcionários por empresa¹

AnoIpirangaOxitenoUltracargoUltragazExtrafarmaCorporativoUltra
20142.7641.8096133.6364.71144013.973
20152.8641.8065963.6035.26945914.597
20162.9031.9036453.6105.67044215.173

1. Não foram contabilizados estagiários.

Ambiental

Emissões de GEE

Emissões de gases do efeito estufa (escopos 1 e 2) (tCO2e)

AnoIpirangaOxiteno1Ultracargo2UltragazCorporativo
201417.295590.9476.10723.901191
201518.543587.88230.08921.080186
201618.456568.3077.46616.033191

1. Valores correspondentes às emissões de todas as unidades industriais da Oxiteno, exceto a de Pasadena (EUA). Em 2015, houve a inclusão das unidades de México, Venezuela e Uruguai, anteriormente apenas as unidades do Brasil eram relatadas. A Oxiteno e a White Martins implantaram em 2016 um projeto para comercialização e purificação do CO2 gerado na produção de óxido de eteno.
2. Até 2014, o escopo do indicador contemplava o Terminal de Paulínia (SP), desativado em 2015. Em 2015, a Ultracargo também contabilizou as emissões decorrentes da queima de produtos no incêndio de Santos, por isso, o valor sofreu alteração significativa.