…

IpirangaRelatório Anual
2016

Boas perspectivas

Crescimento orgânico e novos negócios pavimentam as avenidas de crescimento

Com grande abrangência no País, a Ipiranga emprega um total de 2.903 funcionários. Os postos e as lojas am/pm e outros serviços oferecidos são gerenciados por revendedores e franqueados. Infraestrutura e escala são determinantes para a competitividade. São 54 bases próprias ou em pool (associação com outras empresas) em todo o país, responsáveis pela distribuição de combustíveis e lubrificantes em seus 7.563 postos.

Seu setor de atuação, a distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes, foi impactado com a queda de consumo provocada pela crise econômica e política que afetou o país. Mesmo com esse cenário, a Ipiranga manteve a execução de sua estratégia e pôde aproveitar oportunidades de crescimento.

Produtos e serviços

  • Distribuição de combustíveis: 7,6 mil postos 

  • Lojas am/pm: maior rede de conveniência do país, com 2.166 lojas em 2016, ofertando produtos e serviços diferenciados na estrada e na cidade 

  • Lubrificantes: diversificada linha de produtos para uso automotivo, industrial e marítimo 

  • Jet Oil: maior rede de serviços automotivos do Brasil com 1.594 unidades em 2016 

  • Km de Vantagens: programa de fidelidade Ipiranga com 24 milhões de participantes 

  • ConectCar: sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos com 840 mil tags em 2016 

No ano, os principais movimentos de crescimento foram, além da expansão orgânica da rede de postos, a aquisição, no valor de R$ 2.168 milhões, da rede de varejo de combustíveis ALESAT, negociação que ainda precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). E, ainda, o anúncio de uma joint venture com a norte-americana Chevron, para criação de uma nova empresa para produção e comercialização de lubrificantes, graxas, aditivos e coolants das marcas Ipiranga e Chevron. A associação, aprovada pelo Cade, fortalece a atuação de ambas as companhias no segmento brasileiro de lubrificantes, por meio da complementaridade de canais e produtos e adoção das melhores práticas das duas empresas. Os benefícios serão estendidos para revendedores, distribuidores e consumidores, que desfrutarão de melhor performance e capilaridade da rede, com maior eficiência logística. A Ipiranga terá 56% de participação na nova companhia, e a Chevron, 44%.

Volume de vendas, receita líquida e EBITDA

2,9 mil

pessoas trabalham na Ipiranga

Diferenciação

Com a adição de 333 postos à sua rede, a Ipiranga chegou ao final de 2016 com 7.563 postos e continuou apostando em inovação e conveniência como estratégia para a diferenciação de serviços e produtos. Foi lançada a gasolina aditivada DT Clean, que promove a limpeza do motor. O novo produto possui um componente de sustentabilidade, a medida em que ao melhorar a performance do motor, causa menos emissões de gases de efeito estufa e equivalentes.  

Também foi lançado o aplicativo para celular Abastece Aí, que traz novidades e uma nova experiência diferenciada no momento do abastecimento do consumidor. Ele permite ao usuário pagar seu abastecimento de combustível diretamente no celular. O aplicativo também permite que o consumidor, no momento do pagamento, troque seus Km de Vantagens por benefícios ou descontos no combustível. A novidade está disponível para os sistemas Android e iOS.

O Km de Vantagens possui hoje 24 milhões de participantes, o que o posiciona como o maior programa de fidelidade do Brasil.

Um dos carros-chefes da estratégia de diferenciação é a am/pm, que desfruta da condição de maior rede de lojas de conveniência do país, crescendo 13% no comparativo anual e encerrando 2016 com 2.166 pontos em postos Ipiranga, ampliando a oferta de produtos, serviços e conveniência. A Ipiranga consolidou a implementação de duas novas configurações de lojas: a am/pm com conceito de conveniência ainda mais ampliado, como um minimercado de bairro, para os postos urbanos, com oferta de produtos frescos – como frutas, verduras, carnes, floricultura e uma gama maior na linha de refeições rápidas. Esse modelo tem hoje duas lojas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. A outra configuração é a am/pm Estação, formatada para postos de rodovia – que oferece, em um único lugar, uma série de produtos e serviços para viajantes, com uma loja na rodovia Presidente Dutra. Esse espaço contém restaurantes, banheiro família, lounge, espaço kids, entre outras conveniências.

A rede Jet Oil também cresceu, passando de 1.466 unidades em 2015 para 1.594 em 2016, oferecendo produtos e serviços especializados para motos e automóveis.

Foi implantado, em 2016, um ponto de recarga para baterias de carros elétricos como modelo piloto da parceria com a empresa BMW.

1.191

postos ecoeficientes

256

novas franquias am/pm

128

unidades Jet Oil

165

padarias

138

beer caves

Escola de Varejo

A Escola de Varejo dedica-se à qualificação de revendedores, franqueados, distribuidores autorizados de lubrificantes, grandes clientes empresariais, fornecedores e suas respectivas equipes. Os programas de treinamento abordam produtos, serviços, vendas, gestão, abertura de franquias e atendimento ao consumidor, dentre outros.

Na Escola de Varejo, o foco é o atendimento aos consumidores finais, por isso, a empresa oferece todo o suporte necessário para que o público que interage com os clientes possa levar até a ponta os benefícios e diferenciais da marca. 

Em parceria com a Disney Institute, em Orlando, nos Estados Unidos, a Ipiranga promoveu o Programa Disney Experience aos seus revendedores. O tema do treinamento foi Liderança e Engajamento de Equipe. O objetivo foi conhecer os principais conceitos do modelo Disney de Excelência no serviço de atendimento. Os revendedores participantes foram aos bastidores do complexo Disney para saber como a teoria de negócios impulsiona a excelência operacional.

Outro treinamento internacional realizado em 2016, parte da Missão Técnica Distribuidor Autorizado de Lubrificantes (DAs), foi o Programa de Gestão e Liderança. Feita em parceria com a Universidade de Pittsburgh, também nos Estados Unidos, a iniciativa teve como missão ampliar conceitos e habilidades de liderança necessários para administrar negócios e otimizar resultados. Durante cinco dias, os empresários dos DAs realizaram uma imersão com professores e puderam aprender conceitos avançados de liderança estratégica, gestão de equipes de alta performance e influência. Também participaram de visitas técnicas em empresas de segmentos atacadista para entender na prática os conceitos aprendidos.

Foram organizados importantes cursos pelo país. Um deles foi o Programa Varejo Expert, voltado aos clientes dos distribuidores autorizados. As aulas levantaram reflexões sobre a importância da gestão de resultados para o desenvolvimento do negócio. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre conceitos financeiros, estratégia de compras e gestão de estoque, e troca de experiências na gestão do negócio. Esse curso foi viabilizado por meio de uma parceria com a Universidade Estácio, que multiplicou o treinamento em diferentes localidades do Brasil.

Outro programa internacional relevante é a NACS, maior feira dos segmentos de conveniência e de distribuição de combustíveis do mundo, em que os Revendedores e Franqueados Ipiranga participam de palestras e workshops voltados para estes dois temas. A Ipiranga já realiza este programa há oito anos e, em 2016, levou em torno de 1.000 pessoas.

No total da Escola de Varejo, 43.525 clientes foram treinados em 2016. Entre eles, revendedores urbanos e de rodovia, franqueados, distribuidores autorizados de lubrificantes e equipes. Treinamentos estes que foram, na maioria, presenciais e também a distância (e-learning). Um recorde histórico.

Relacionamento ético

A Ipiranga prima pela atuação ética e pela qualidade dos produtos e serviços que oferece aos consumidores. Por meio do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes), a empresa integra o programa Combustível Legal. A iniciativa busca esclarecer a sociedade sobre questões de ilegalidade do mercado de combustíveis e promove a importância de um ambiente ético e regulado do setor, em todos os níveis.

Responsabilidade social

Com uma grande capilaridade no Brasil e quase 3 mil funcionários, a Ipiranga incentiva seus profissionais a se envolverem em ações de voluntariado. A base dos investimentos sociais é sempre o processo educativo, alinhado ao objetivo de promover a inclusão, o desenvolvimento local e o beneficiamento das comunidades com as quais se relaciona.

O Programa de Voluntariado Interno Ipiranga mobiliza os funcionários-voluntários para atuarem em escolas e instituições no entorno de suas dependências. Em 2016, o Programa levou para Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre a Semana do Voluntariado Interno. As ações registraram o envolvimento de mais de 830 crianças e adolescentes, beneficiados por ações como palestras sobre a importância dos estudos para a carreira, estímulo à leitura desde a infância e ações de capacitação para o mercado de trabalho.  

A empresa também retomou a aplicação do Programa Empresário Sombra em 2016, em parceria com a Junior Achievement. Esta ação desperta nos jovens estudantes o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional, fornecendo informações sobre o funcionamento de uma empresa. Durante o “Empresário Sombra”, os estudantes têm contato com a rotina de um empreendedor e descobrem quais são as habilidades e conhecimentos necessários para um futuro de sucesso.

No total, foram apoiadas e realizadas 241 ações de voluntariado, envolvendo 280 funcionários e estagiários, com alcance de quase 2 mil pessoas.

Saúde dos motoristas

O Saúde na Estrada é realizado desde 2008 e já atendeu mais de 405 mil pessoas por todo o Brasil. A iniciativa atende motoristas profissionais e é realizada de forma itinerante nos postos Ipiranga Rodo Rede, oferecendo exames gratuitos que ajudam na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade e contribui também para aumentar a segurança nas estradas.

O evento conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, universidades, polícias Rodoviária Federal e Estadual.