…

OxitenoRelatório Anual
2016

Pesquisa e desenvolvimento

66 novas soluções foram lançadas no mercado em 2016

A Oxiteno é líder na fabricação de tensoativos e especialidades químicas na América Latina. Com quase dois mil colaboradores, atua nos segmentos de Agroquímicos; Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional; Petróleo e Gás; Tintas e Revestimentos; e Produtos de Performance. Fundada em 1973, a Oxiteno é o braço químico e petroquímico do Ultra.

Em razão sobretudo do cenário socioeconômico adverso no Brasil, a venda de especialidades químicas sofreu queda de 1% em 2016, que a companhia procurou contrapor, em busca de maior eficiência na utilização da capacidade e diluição de custos das plantas, com maiores vendas de commodities.

Volume de vendas, receita líquida e EBITDA

1,9 mil

pessoas integram a equipe da Oxiteno

Em 2016, o modelo organizacional da empresa foi reformulado, com reagrupamento das unidades de negócios e uma nova estrutura mais adequada à evolução da empresa. As unidades agora são: Mercosul (inclui as unidades Brasil e Uruguai e atende a demanda do Brasil, do Chile e da Argentina), MAC (com as unidades do México e da Venezuela e que abrange os mercados mexicano, andino e do Caribe) e Estados Unidos (estruturado para atender ao mercado norte-americano). A necessidade de mudança se deu principalmente em decorrência da expansão internacional da Oxiteno, com ampliação da unidade de Pasadena, no Texas (EUA), que será concluída em 2017. A unidade atenderá todos os segmentos e já fabrica tensoativos para o segmento de agroquímicos, e dará início, no fim de 2017, à operação de uma nova planta de alcoxilação. A capacidade de produção alcançará 170 mil toneladas/ano. Além disso, já no início de 2017, foi inaugurado um escritório em Houston, também no Texas.

Inovação para os clientes

Um dos pilares estratégicos da Oxiteno, a inovação é vista como um movimento transversal, que permeia todas as áreas da empresa, indo além da etapa de desenvolvimento de produtos e serviços e alcançando os demais processos internos. A inovação está totalmente atrelada aos atributos de sustentabilidade. O foco é desenvolver e entregar produtos e serviços que priorizem o uso eficiente e responsável dos recursos naturais durante os processos de produção, o menor impacto ao meio ambiente e o bem-estar e a saúde dos usuários.  

A plataforma Greenformance estabelece uma série de diretrizes de sustentabilidade que devem ser consideradas na etapa de desenvolvimento de produtos e serviços na Oxiteno. Entre elas, a adoção de matérias-primas de origem vegetal em substituição a materiais sintéticos e derivados petroquímicos, além do uso eficiente de energia, água e embalagens, priorizando o desenvolvimento de produtos concentrados e biodegradáveis.

Entre os ganhos proporcionados pelo Greenformance estão: criação de soluções menos irritantes à pele e aos olhos; adoção de tecnologias limpas na matriz energética; substituição de produtos poluentes, como insumos com alto teor de compostos orgânicos voláteis (COVs); e adoção de matérias-primas renováveis.  

Em 2016, a Oxiteno intensificou a realização do Innovation Day, por meio do qual a equipe interna visita um cliente específico para conhecer seu planejamento de inovação de curto e médio prazos e entender como a companhia pode contribuir para a execução desse plano. Experiências como essas têm impulsionado a Oxiteno a desenvolver uma série de produtos diferenciados sob demanda, a exemplo de formulações concentradas para limpar superfícies que chegam ao consumidor em forma de sachês e compostos usados na fabricação de shampoos em barra, ambos explorando o uso eficiente de água e de energia e a menor geração de resíduos e de emissões.

Outra evolução que começou a ser desenhada em 2016 diz respeito à implantação de um sistema de CRM, que possibilitará uma gestão mais assertiva do relacionamento com os clientes. Com a ferramenta, será possível integrar uma grande variedade de dados estratégicos, que ficarão disponíveis em uma plataforma amigável a diferentes áreas de todos os negócios da Oxiteno, facilitando as tomadas de decisão e garantindo a rastreabilidade de informações. A ferramenta será totalmente implementada até o fim de 2017.  

A estratégia de investimento em pesquisa e desenvolvimento rendeu, em 2016, o lançamento de 66 novas soluções ao mercado.

Centro de Pesquisa nos Estados Unidos

Como parte da estratégia de expansão da unidade de Pasadena (Estados Unidos), cuja nova planta de alcoxilação deve ser inaugurada no fim de 2017, a Oxiteno está investindo em uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento para suprir rapidamente as demandas de inovação no mercado norte-americano.  

Em um formato inédito, no fim de 2016, a empresa anunciou um acordo com a University of Southern Mississippi para a utilização das instalações de P&D de seu campus, que fica na cidade de Hattiesburg.

No novo centro de pesquisa, que abrigará uma planta-piloto de tensoativos e um espaço voltado ao segmento de agroquímicos, os pesquisadores terão acesso a tecnologias de ponta e outras linhas de pesquisa.

Outras evoluções relacionadas à infraestrutura de P&D foram a expansão e a modernização dos laboratórios de Agroquímicos e de Tintas e Revestimentos no Brasil e a inauguração de três laboratórios de microbiologia, em San Juan Del Río e Montevidéu com controle de qualidade, e em Tremembé com ambos controle de qualidade e P&D. Antes, essas análises eram feitas por parceiros externos.

A empresa mantém, ainda, o laboratório central, na unidade de Mauá, que conta com mais de 100 profissionais de P&D.