…

UltracargoRelatório Anual
2016

Novas oportunidades

Empresa se fortalece como prestador de serviços para o mercado de combustíveis, cuja movimentação se intensificou nos últimos dois anos

A Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, completou 50 anos em 2016, com forte foco no cliente e grande capacidade de se transformar e se reinventar de acordo com a necessidade do mercado e as capacidades vislumbradas em seus setores de atuação. A trajetória de sucesso tem forte base na cooperação contínua de um time formado por cerca de 650 funcionários.

A empresa aproveitou a data comemorativa e realizou um projeto de gestão de marca para explicitar sua essência, seus valores e os seus diferenciais. Como principal conclusão do trabalho, destaca-se que a companhia é um elo da cadeia logística e produtiva dos clientes, levando à criação do conceito “a Ultracargo conecta negócios, e essa conexão contribui para o desenvolvimento do país e sua evolução logística portuária”. O trabalho contemplou análise de mercado, pesquisa sobre os serviços oferecidos pela empresa e seus concorrentes, bem como entrevistas qualitativas.  

Com esse perfil fortemente consolidado no país, a Ultracargo atravessou o ano de 2016 de maneira positiva. Se, por um lado, o momento econômico desafiador provocou a redução do fluxo de químicos, a empresa investiu e se fortaleceu como prestador de serviços para o mercado de combustíveis, cuja demanda se intensificou. Em 2016, houve um crescimento de 24% na movimentação de combustíveis, em comparação com 2014. A empresa soube capturar a oportunidade com antecedência e preparar suas instalações para o novo produto.

Armazenagem média, receita líquida e EBITDA

650

profissionais na Ultracargo

Foi também um ano de retomada das operações afetadas pelo incêndio em Santos, em 2015 (leia sobre as ações de segurança aqui). Hoje, a empresa é líder do setor, com 24% da capacidade ofertada de terminais independentes do país e, até o final de 2017, com a retomada das operações em Santos, volta a 28%. Em 2016, a Ultracargo movimentou 20 milhões de toneladas de produtos na costa brasileira.

A empresa continuou a investir em expansão. No Terminal de Itaqui (MA), a capacidade atual de mais de 55 mil m3 deve chegar a 103 mil m3 até o final de 2018. O objetivo é estar preparada para atender a demanda crescente da região e o desenvolvimento da companhia.