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UltragazRelatório Anual
2016

Novos canais

Uso de aplicativos aproxima vendedores à empresa, além do uso para gestão e capacitação

A Ultragaz continuou a crescer e a realizar investimentos em 2016. Com mais de 3,6 mil colaboradores, é a empresa líder no mercado nacional de distribuição de GLP.

O negócio registrou aumento no volume de vendas em 2016, atribuído aos bons resultados no segmento envasado, com novas revendas acrescentadas à rede, e aos investimentos para captura de novos clientes empresariais e condominiais que consomem o produto a granel.

Além do crescimento orgânico, a empresa anunciou a aquisição de 100% da Liquigás, operação ainda sob análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A compra permitirá à empresa aumentar sua capacidade de fornecimento, em especial, para novos usos do GLP, suportado pelo processo de desenvolvimento de novas aplicações.  

Volume de vendas, receita líquida e EBITDA

O time da Ultragaz é composto por

3,6 mil pessoas

Novos produtos e serviços

O foco em inovação e a busca contínua por excelência operacional foi fundamental para os bons resultados do ano e como estratégia para os próximos períodos. Em 2016, algumas novas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a performance dos negócios. O Projeto Mobilidade Pronta-Entrega é voltado para os públicos empresarial, domiciliar e industrial envasado com o objetivo de melhorar, via smartphone, a comunicação entre os motoristas dos caminhões de abastecimento e as unidades. Esse novo sistema permitirá melhorias operacionais, em especial logísticas, fiscais e de atendimento. Além disso, possibilitará o rastreamento dos veículos e acompanhamento em tempo real dos abastecimentos sendo realizados. A ferramenta substitui as operações que hoje são feitas em papel, como ordem do pedido, nota fiscal e boleto, e permite acessos remotos aos dados de clientes, listas de preços, condições de pagamentos, entre outros.

Em 2016, houve a criação da Diretoria de Desenvolvimento com o objetivo de sedimentar a estratégia da empresa de diferenciação no mercado, no investimento em inovação de produtos e serviços, bem como as iniciativas do plano estratégico de longo prazo da Ultragaz baseado em perfil e hábitos do consumidor; cenários de oferta e demanda de gás e energia; e avaliação dos diferenciais competitivos em relação aos concorrentes nacionais e do mercado externo.

Na parte operacional, foi aberta uma nova base de engarrafamento em Juazeiro (BA), com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição de botijões e os serviços oferecidos à população local. Também foram feitos investimentos em ampliação da capacidade de armazenagem, como em Mataripe (BA), com a instalação de um tanque de 120 toneladas.

Investindo no relacionamento com revendedores

Para garantir a execução de seu planejamento e uma atuação de excelência de maneira uniforme em todo o Brasil, a Ultragaz desenvolve treinamentos para seus revendedores e vendedores dos segmentos domiciliar e empresarial por meio do VIS10N. Esse é o programa de planejamento estratégico da empresa para os próximos 10 anos.

Em uma das iniciativas que visam aprimorar o relacionamento com a rede de revendedores, o VIS10N Domiciliar investiu em um programa de capacitação e incentivos para os funcionários das revendas denominado UltraTop. Nos ambientes mobile e web, o vendedor pode acessar os diversos treinamentos disponíveis e, ao se capacitar, ele acumula pontos que podem ser trocados por benefícios exclusivos. Com essa iniciativa pioneira no setor, a Ultragaz valoriza o vendedor que é um elo importante no relacionamento com seu consumidor final.

Revenda +

Em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Academia Revenda, da Ultragaz, desenvolveu o Revenda +, novo programa de treinamento para aumentar a competitividade das revendas no negócio domiciliar. Por meio de um modelo de encadeamento produtivo, foram construídas e implementadas estratégias para apoiar a gestão. Essa trilha da capacitação tem duração de 18 meses e inclui um diagnóstico operacional, treinamento presencial e consultorias, execução de projetos de inovação, premiação das revendas com melhor performance e rodadas de negócios.  Em 2016, o programa envolveu 180 revendas nos mercados da Bahia, Centro-Oeste, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em 2017, o planejamento prevê a expansão para outros mercados.  

Responsabilidade social corporativa

A Ultragaz tem longa tradição de investimentos na área social, tanto nas comunidades próximas às suas unidades de produção como junto às populações mais afastadas dos grandes centros urbanos às quais a empresa chega via abastecimento de botijões, por meio de seus revendedores. Os projetos têm foco em cultura e educação, inclusive educação ambiental, voltados a crianças e jovens de baixa renda. A empresa possui uma Política de Sustentabilidade e uma Política de Investimento Socioambiental que norteiam os investimentos e definem os projetos a serem desenvolvidos e apoiados. A Ultragaz também possui, desde 2011, uma Política de Voluntariado, para incentivar e guiar seus colaboradores na prática da atuação social e ambiental.

Em 2016, a Ultragaz mais uma vez apoiou o Projeto Junior Achievement para despertar o espírito empreendedor nos jovens por meio de programas educacionais em escolas públicas. Foram 2.371 alunos beneficiados em 13 estados com a participação de 231 voluntários da Ultragaz.

Em Caucaia (CE), onde a Ultragaz possui uma base de engarrafamento, a empresaapoia uma escola de música e informática, em parceria com o Lions Clube local. Cerca de 60 alunos são beneficiados com as atividades.  

O Ultragaz Cultural é um projeto iniciado em 2000 para promover e disseminar cultura por meio de espetáculos e eventos educativos. Por meio da carreta-cinema levou sessões de filmes a 17.781 jovens e crianças de instituições e escolas públicas em 2016. A carreta percorreu 21 cidades em 15 estados, além do Distrito Federal. O projeto é realizado com incentivo da Lei Rouanet e parceria com as secretarias de Educação e Cultura. Desde seu início, o Ultragaz Cultural já impactou mais de 154 mil pessoas. Toda a emissão de carbono da carreta ainda é compensada em parceria com a ONG Iniciativa Verde, neutralizando todo o impacto. Os resíduos produzidos e coletados durante o projeto são separados e doados a cooperativas de reciclagem locais.

Também em 2016, o projeto Nossa Escola é 10, que capacita educadores, contribuiu para a elaboração de políticas educacionais e investiu em melhorias na infraestrutura das escolas, foi realizado em São Luís (MA). Foram atendidas cinco escolas públicas, beneficiando mais de 5 mil pessoas.

Junto aos revendedores, que são treinados via Programa Somar Sustentabilidade, a Ultragaz leva campanhas de educação a caminhões de venda de botijões. Mais de 9 milhões de pessoas foram sensibilizadas por informações sobre o combate ao Zika Vírus no ano, em parceria da empresa com o Ministério da Saúde.

A Ultragaz também trabalha constantemente em todas as suas filiais ações de divulgação do Disque 100, número que recebe denúncias de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha é mantida em parceria com a Childhood Brasil, da qual a Ultragaz é parceira desde 2009.

Para estimular o envolvimento de seus funcionários com ações de voluntariado, em 2016 foi criado um portal exclusivo para isso, o Portal do Voluntariado Ultragaz (voluntariadoultragaz.v2v.net), que organiza as ações sociais e ambientais empreendidas pela empresa, a agenda de atividades e o cadastramento dos voluntários. Até o final desse ano, 249 colaboradores se inscreveram.

A Ultragaz também apoia projetos de instituições parceiras que abrangem a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da educação. Entre essas instituições, estão Vocação, Recriarte - CARE, Pluga Cuca e a Associação Santo Agostinho (ASA).