Relatório Anual
2017

Apresentação

Seja bem-vindo ao relatório anual do Ultra. Esta publicação apresenta as atividades, relacionamentos e principais resultados alcançados em 2017 por nossos negócios – Ipiranga, Oxiteno, Ultragaz, Ultracargo e Extrafarma.

Pelo segundo ano, apresentamos uma visão mais completa com a inclusão de novas informações socioambientais, reforçando nossa divulgação de resultados. Nosso Modelo de Sustentabilidade contempla cinco pilares (Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor), que são incorporados na gestão de cada empresa. Respeitando o segmento e o contexto em que opera, cada negócio do Ultra também tem seus próprios indicadores.

Também estamos atentos às melhores práticas de relato, buscando incorporar princípios da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Integrated Reporting Council (IIRC). Para nós, a transparência institucional é o caminho para que possamos apresentar uma visão mais completa do impacto e do valor que geramos para nossos públicos de relacionamento.

As informações relacionadas aos nossos pilares de sustentabilidade levam em conta o nível de maturidade da Companhia no levantamento e acompanhamento dessas informações e a relevância desses dados para os públicos de relacionamento.

Boa leitura!

Mensagem da liderança

Ultra: 80 anos de história marcados pela paixão pelos clientes, excelência operacional, qualidade e segurança

Com uma trajetória pautada pelas melhores práticas de governança corporativa e solidez financeira, comemoramos, em 2017, 80 anos de história do Ultra. Nosso modelo de gestão é focado na geração de valor, no engajamento de nossos mais de 16 mil colaboradores, no bom atendimento a nossos clientes e em estratégias que priorizam a excelência operacional, a segurança, o meio ambiente e a qualidade de nossos produtos e serviços. A sustentabilidade é um elemento indispensável em nossas ações estratégicas e operacionais, potencializando a perenidade da Companhia.

A construção desse legado converge com a história do Brasil, ao sermos pioneiros na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP). Ao longo das últimas décadas, tornamo-nos uma das maiores e mais diversificadas empresas do Brasil, estando presente em quase todos os estados, em 85% de todos os municípios e em oito países.

O ano de 2017 foi marcado por uma lenta recuperação da atividade econômica no País, após dois anos de profunda recessão, o que fez com que, assim como as demais empresas brasileiras, sentíssemos os seus impactos. Apesar disso, conseguimos mais um ano de resultados consistentes e registramos crescimento de receita em todos nossos negócios. A receita consolidada avançou 3%, chegando a R$ 80 bilhões.

Dois eventos exigiram flexibilidade e velocidade de reação para seguirmos nossos planos, embasados por nossa visão de futuro: o posicionamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contrário à compra da ALESAT (em 2017) e da Liquigás (início de 2018) que nos levou a revisar nossas estratégias de investimentos.

Nossa confiança no Brasil e no potencial de nossos negócios fizeram com que, para este ano, aprovássemos um plano de investimentos de aproximadamente R$ 2,7 bilhões, o que demonstra a continuidade de boas oportunidades para crescimento orgânico e ganhos de produtividade da Companhia.

Como mudança importante no ano, tivemos os ajustes no novo modelo de precificação de derivados de petróleo no País, baseado em referências internacionais, com variações constantes de preços nas refinarias. Essa nova dinâmica exigiu uma forma diferente de atuação da Ipiranga e da Ultragaz, que reagiram rapidamente para continuar servindo seus clientes e revendedores com qualidade e diferenciação.

"Nosso modelo de gestão é focado na geração de valor, no engajamento de nossos mais de 16 mil colaboradores e no bom atendimento a nossos clientes"

A Ipiranga manteve, em 2017, a estratégia de investir na abertura de postos e lojas de conveniências, no fortalecimento dos nossos parceiros revendedores e na ampliação da infraestrutura de distribuição. Encerramos o ano com 8.005 postos Ipiranga, 442 a mais do que em 2016. Em conjunto com a expansão da rede e reforçando o conceito do posto completo, adicionamos 250 novas franquias am/pm, 141 unidades Jet Oil, 179 padarias, 116 beer caves, entre outras iniciativas que visam ampliar a oferta de produtos e serviços, gerando maior fluxo nos postos e maior valor para nossos revendedores.

Demos seguimento à estratégia de internacionalização da Oxiteno com a expansão da planta nos EUA, cuja partida será realizada no primeiro semestre de 2018, e que nos permitirá competir com maior efetividade nos Estados Unidos – o maior mercado de tensoativos do mundo. Evoluímos, também, nas atividades relacionadas a P&D e inovação e adicionamos 29 novos produtos ao nosso portfólio.

Com foco em inovação e excelência operacional, a Ultragaz avançou em sua estratégia de aprimoramento da rede de revendas, na diferenciação de serviços com o apoio de recursos tecnológicos, e na criação de novos canais de comercialização. Essas ações foram fundamentais para a empresa enfrentar a dinâmica do mercado de fornecimento de GLP que, conforme citado anteriormente, passou a seguir a referência internacional com maior frequência na variação de preços.

Em junho de 2017, a Ultracargo retomou parcialmente as atividades no terminal de Santos, com o retorno da operação de 67,5 mil m³ de capacidade. A empresa apresentou melhoria em seus indicadores operacionais, com a continuidade da forte movimentação de combustíveis em portos, e conta hoje com um dos sistemas de combate a incêndio mais modernos do País.

Após o relançamento da marca Extrafarma, em 2016, com um posicionamento que reforça os atributos de confiança e proximidade no relacionamento com nossos clientes, aceleramos o ritmo de expansão da rede com um novo modelo de loja e abrimos 100 novas unidades ao longo de 2017. Concentramos nossa expansão nas regiões Norte e Nordeste, onde somos líderes de mercado nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. Adensamos nossa presença nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, expandimos operações em Pernambuco, Paraíba, Tocantins e São Paulo e ingressamos nos estados da Bahia e Sergipe. Encerramos o ano presentes em 12 estados, com 394 lojas.

Neste Relatório Anual, convidamos a todos a conhecer um pouco de nossa trajetória que vem fazendo do Ultra uma referência, na gestão de negócios e de compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Nossos resultados não teriam sido possíveis sem o apoio de nossa equipe, que merece todo o nosso reconhecimento e agradecimento. Também reafirmamos o compromisso com nossos parceiros e investidores.

Seguiremos nossa estratégia de maneira responsável, continuando a contribuir com o desenvolvimento do País, com iniciativas inovadoras que garantam a sustentabilidade dos negócios no longo prazo, a contínua fidelização de nossos clientes e o crescimento orgânico da Companhia.

Pedro Wongtschowski (Presidente do Conselho de Administração) e Frederico Curado (Diretor-presidente)*

*Em 02 de maio de 2018, o Ultra anunciou a sucessão na presidência do Conselho de Administração. Pedro Wongtschowski assumiu como presidente do Conselho, sucedendo a Paulo Guilherme Aguiar Cunha, que ocupava a posição desde 1988. Em reconhecimento a suas contribuições ao longo de mais de 50 anos, o Conselho de Administração nomeou Cunha para a posição honorífica e vitalícia de Presidente Emérito. Wongtschowski ingressou na diretoria do Ultra em 1985, foi diretor-presidente executivo entre 2007 e 2012 e é integrante do Conselho de Administração desde 2013.

O Ultra

O Ultra é uma companhia multinegócios presente em quase todos os estados brasileiros e em mais oito países. Com atuação destacada nos segmentos em que atua e um dos maiores grupos empresariais do Brasil, a organização conta com mais de 16 mil funcionários.

Seus negócios se apoiam nas melhores práticas de governança corporativa e solidez financeira, com o objetivo de garantir sua perenidade. Há 18 anos, mantém ações nas bolsas de São Paulo e de Nova York, com ADRs Nível III, e, desde 2011, está listada no Novo Mercado, segmento que exige um padrão de governança corporativa altamente diferenciado.

A Companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas também como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa, que é pautada pela responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.

Em comemoração ao seu aniversário, o Ultra criou um hotsite especial que conta toda a sua trajetória. Conheça aqui

Presença estratégica

O Ultra está presente em quase todos os estados brasileiros e no Distrito Federal – o que corresponde a 85% dos municípios – além de oito países.

Ipiranga – distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes. A empresa encerrou 2017 com 74 bases e pools de distribuição e 8.005 postos revendedores em todo o Brasil.

Oxiteno – multinacional química com sete unidades industriais no Brasil – Mauá (SP), Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e três em Camaçari (BA) –, três no México (Coatzacoalcos, Guadalajara e San Juan del Río), e outras três no Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. Também possui escritórios comerciais na Argentina, Colômbia, Bélgica e China.

Ultragaz – maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil, com 18 bases de engarrafamento, 25 bases para estocagem e distribuição, além de uma rede de cerca de 5,8 mil revendedores independentes, que atendem mais de 11 milhões de domicílios, além de 52 mil empreendimentos empresariais.

Ultracargo – empresa de armazenagem de granéis líquidos presente em seis portos brasileiros: Itaqui (MA), Suape (PE), Aratu (BA), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Extrafarma – varejo farmacêutico, com 394 lojas registradas em 2017, presente em 12 estados, com forte presença nas regiões Norte e Nordeste. A Extrafarma é líder em seu segmento nos estados do Pará, Maranhão e Amapá.

Prêmios e reconhecimentos 2017

Algumas premiações de relevância conquistadas durante o ano

Guia de Sustentabilidade, da Revista Exame

O Ultra foi destacado mais uma vez pela publicação, que reconheceu os investimentos da Companhia em ética e compliance.

Carbon Disclosure Program (CDP)

O Ultra é reconhecido por suas práticas responsáveis de gestão ambiental pelo CDP, organização internacional que incentiva e provê um sistema global para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações sobre o meio ambiente.

Cannes Corporate Media & TV Awards

O filme 8 de Outubro recebeu três golfinhos, como são chamados os prêmios, nas categorias Filmes Informativos, Comunicação Interna e Recursos Humanos do Cannes Corporate Media & TV Awards, o maior festival de filmes corporativos do mundo. A iniciativa é realizada pelo Programa de Ética e Compliance do Ultra.

Prêmio Valor de Inovação Brasil

A Oxiteno foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, pelo jornal Valor Econômico em seu anuário Inovação Brasil. A pesquisa analisa os investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções e as estratégias das empresas ligadas à inovação, considerando prioritariamente as ações realizadas no Brasil.

Principais indicadores

7%

de crescimento médio anual da receita nos últimos cinco anos

9%

de crescimento médio anual de EBITDA nos últimos cinco anos

6%

de crescimento médio anual de lucro líquido nos últimos cinco anos

R$ 7,8 bilhões

investidos em cinco anos nos negócios
Emissão de bond de

US$ 750 milhões

Desempenho financeiro1 (R$ milhões)

Ultrapar201220132014201520162017
Receita líquida53.86960.94067.73675.65577.35380.007
EBITDA2.4112.9183.1583.9534.2174.064
Lucro líquido1.0271.2291.2511.5131.5711.574
Investimentos21.3101.0891.2201.3521.8112.294
Dividendos declarados627744779871907951
Lucro por ação (R$)1,902,282,262,762,882,91
Dividendos por ação (R$)1,171,371,421,601,671,75
Ipiranga201220132014201520162017
Volume de vendas (mil m3)23.36424.75825.61425.72523.50723.458
Receita líquida46.82953.38458.83065.35066.40767.731
EBITDA1.6532.0302.2882.7693.0803.137
Investimentos9427468158721.0651.336
EBITDA R$/m3718289108131134
Oxiteno201220132014201520162017
Volume de vendas (mil t.)761776780725738790
Receita líquida2.9293.2783.4144.0823.7013.958
EBITDA352441404740459295
Investimentos115139114131288463
EBITDA US$/t.236263220306178117
Ultragaz201220132014201520162017
Volume de vendas (mil t.)1.6811.6961.7111.6971.7601.746
Receita líquida3.8473.9824.0914.6215.3666.069
EBITDA246281306357447453
Investimentos157151181220225215
EBITDA R$/t.146165179210254260
Ultracargo201220132014201520162017
Armazenagem média (mil m3)614696715655672724
Receita líquida294332346316355438
EBITDA14315816726171124
Investimentos823726247986
Extrafarma201220132014201520162017
Número de lojas223254315394
Receita bruta1.1711.4171.6741.981
EBITDA30293724
Investimentos5781143170
Mercado de capitais201220132014201520162017
Volume financeiro médio/dia (R$ mil)455.49869.87488.577136.671132.999131.059
Cotação B3 (R$/ação)46,2955,9551,4560,4568,4575,00
Cotação NYSE (US$/ADR)22,2823,6519,0715,2520,7422,73

1. As informações financeiras foram preparadas de acordo com as normas IFRS (International Financial Reporting Standards), e os números referentes ao EBITDA foram preparados de acordo com a ICVM 527. As informações financeiras referentes ao Ultra correspondem às informações consolidadas. As informações financeiras da Ipiranga, Oxiteno, Ultragaz, Ultracargo e Extrafarma são apresentadas sem eliminação de transações realizadas entre as sociedades. Exceto quando indicado, todos os números estão apresentados em R$ milhões.
2. Investimentos orgânicos.
3. Em 2014, referente aos onze meses, de fevereiro a dezembro.
4. O volume financeiro médio/dia apresentado inclui a soma das negociações ocorridas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e NYSE.

Patrimônio líquido (R$ milhões)


Patrimônio Líquido
Patrimônio Líquido

Endividamento líquido (R$ milhões)


apresentacao-endividamento-01
apresentacao-endividamento-02

Dívida líquida / EBITDA


apresentacao-divliquida-ebtida-01
apresentacao-divliquida-ebtida-02

EBITDA e lucro líquido consolidado (R$ milhões)


apresentacao-ebtda-ll-consolidado-01
apresentacao-ebtda-ll-consolidado-02

Dividendo pago por ação (R$)


apresentacao-dividendo-acao-01
apresentacao-dividendo-acao-02

Distribuição de valor

A Demonstração de Valor Adicionado (DVA) expressa a soma da riqueza econômica gerada pela Companhia, distribuída entre os diferentes públicos que contribuíram para os resultados ao longo do ano. O Ultra gerou, em 2017, o valor adicionado de R$ 6.958.432 distribuído da seguinte forma:

apresentacao-distribuicao-valor

Mercado de capitais1


apresentacao-mercado-capitais-01
apresentacao-mercado-capitais-02

1. Calculado a partir do valor da ação no último dia do ano.

Produtos e serviços

Participação de mercado1 em 2017 (%)


apresentacao-participacao-mercado-01
apresentacao-participacao-mercado-02

Pessoas

Número de funcionários por empresa1

AnoIpirangaOxitenoUltragazUltracargoExtrafarmaCorporativo2Ultra
20152.8641.8063.6035965.26945914.597
20162.9031.9033.6106455.67044215.173
20173.0511.9013.6337156.69845016.448

1. Não inclui estagiários.
2. O Centro Corporativo Ultra atende todos os negócios, concentrando as atividades de tesouraria, seguros, controladoria, jurídico, fusões e aquisições, controle de investimentos, planejamento, tecnologia da informação, comunicação, relações com investidores, recursos humanos, facilities & utilities, previdência e auditoria interna.

Segurança

Taxa de acidentes com afastamento (por milhão de horas trabalhadas)1

AnoIpirangaOxitenoUltragazUltracargoExtrafarma
20153,63,12,623,725,5
20164,01,02,41,820,1
20173,83,42,50,00,0

1. Taxa é calculada com base no número de acidentes/HH (Calculado conforme NBR 14.280) da quantidade de funcionários em 31/12/2017.
2. Os números foram revistos.

Ambiental

Emissões de gases do efeito estufa (escopos 1 e 2) – tCO2e

AnoIpirangaOxiteno1UltragazUltracargo2Corporativo
201518.543635.257321.08030.089186
201618.456582.864317.77137.466191
201717.7644674.767517.6707.363197

1. Valores correspondentes às emissões de todas as unidades industriais da Oxiteno, exceto a de Pasadena (EUA). Desde 2016, a Oxiteno e a White Martins implantaram um projeto para comercialização e purificação do CO2 gerado na produção de óxido de eteno.
2. Em 2015, a Ultracargo contabilizou as emissões decorrentes da queima de produtos no incêndio de Santos, por isso, o valor sofreu alteração significativa.
3. Os números foram revistos.
4. O inventário de GEE da Ipiranga segue a abordagem de controle operacional e, por conta disso, a fábrica de Lubrificantes foi considerada até o mês de novembro de 2017.
5. A elevação da emissão em 2017 é devido ao aumento da produção no ano.