Estratégia e
perspectivas

Uma visão
multinegócios

Com forte presença em setores-chave, escala e resiliência como fatores de diferenciação de mercado, o Ultra comunica sua estratégia e as prioridades de crescimento por meio da Visão 2022. O plano de futuro considera a incorporação de um olhar multinegócios para todas as empresas do grupo, aproveitando possibilidades de sinergia e ampliação da criação de valor. A integração da cultura, o reforço da identidade Ultra e uma visão multidisciplinar são as bases para alcançar os objetivos traçados.

Prioridades

Os principais objetivos estratégicos de cada negócio

Ipiranga

  • Diferenciar-se por meio da diversificação de produtos e serviços, além da inovação e do uso da tecnologia
  • Ampliar a conveniência a partir de lançamentos de novos produtos e serviços nas lojas am/pm
  • Consolidar o conceito de completude, oferecendo soluções para o dia a dia dos clientes e consumidores
  • Expandir a rede de postos e franquias e intensificar a presença em mercados-chave, com estratégia de embandeiramento de postos bandeira branca e abertura de novos postos
  • Fortalecer a presença no meio digital, customizando a comunicação cada vez mais e permitindo acesso de qualquer lugar e a qualquer momento
  • Gerar ainda mais valor aos clientes empresariais com soluções diferenciadas de acordo com os objetivos de cada perfil de empresa

Oxiteno

  • Ampliar a presença internacional com expansão nos Estados Unidos
  • Proteger a liderança na América Latina
  • Diferenciação pela inovação, com importante investimento em pesquisa e desenvolvimento
  • Ampliar a participação no segmento de especialidades químicas, fortalecendo a posição nos segmentos Agroquímicos, Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos, com foco na cocriação e soluções customizadas

Ultragaz

  • Expandir a presença no mercado de granel com foco no atendimento a pequenas e médias empresas
  • Ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste
  • Promover novos usos para o GLP
  • Gerar diferenciação por meio de serviços com o apoio de tecnologia digital

Ultracargo

  • Aproveitar oportunidades na distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis
  • Ampliar a presença nos principais portos do País e ganhar escala
  • Expandir para novas geografias

Extrafarma

  • Acelerar a expansão da rede de lojas
  • Ampliar liderança nas regiões Norte e Nordeste
  • Promover experiência diferenciada de compra com melhor mix de produtos, excelência em atendimento e gestão de custos

Modelo de Negócio Ultra

Por quê Nosso propósito

Ser referência mundial em multinegócios

O QUÊ Nossas diretrizes

Ser um dos líderes e consolidadores em nossos mercados de atuação Ser a organização multinegócios referência em rentabilidade e reputação Desenvolver nossos negócios com foco nos clientes e consumidores de nossos clientes
Ter abertura para ampliação do nosso posicionamento multinegócios com diferentes modelos societários Ter prontidão de lideranças necessárias para nosso crescimento

COMO Nossos valores

Agimos como empreendedores e donos do Ultra Somos orientados para resultados Valorizamos simplicidade e humildade
Cultivamos relações de parcerias internas e externas Atuamos com espírito de servir aos nossos clientes Somos uma equipe de alto desempenho

DE QUE FORMA Nossos pilares

Cultura única Lideranças multinegócios Sinergia entre negócios
Excelência em processos Inteligência digital Solidez financeira

QUEM Nossas competências

Visão sistêmica Foco em resultados Orientação para o cliente Alinhamento de interesses
Mentalidade multinegócios Autonomia com responsabilidade Desenvolvimento de equipes de alto desempenho Liderança inspiradora

Plano de investimentos

Para 2018, o plano de investimentos do Ultra totaliza R$ 2,7 bilhões e demonstra a continuidade de boas oportunidades para crescimento orgânico e ganhos de produtividade, assim como a modernização das operações existentes, para que possa atender melhor seus clientes, aumentar sua eficiência logística, desenvolver novas formas de venda e ampliar seu relacionamento com revendedores e parceiros.

O volume é superior ao investido em 2016, R$ 2,3 bilhões, um sinônimo da confiança do Ultra na retomada da economia brasileira e na preparação da Companhia para um novo ciclo de crescimento.

Serão investidos
R$ 2,7 bilhões em 2018:

Ipiranga

R$ 1,5 bilhão

Oxiteno

R$ 343 milhões

Ultragaz

R$ 284 milhões

Ultracargo

R$ 247 milhões

Extrafarma

R$ 232 milhões

Na Ipiranga, R$ 1,5 bilhão serão investidos para incrementar o ritmo de abertura de novos postos e franquias am/pm e Jet Oil, ampliando assim o número de revendedores e franqueados, além da busca por novos clientes no segmento empresarial. Metade do investimento será destinado à ampliação da infraestrutura logística e melhoria da produtividade para dar suporte ao crescimento da rede, além de ser destinado à manutenção e modernização de suas atividades, principalmente para apoiar suas operações.

O investimento aprovado para a Oxiteno será direcionado principalmente à modernização e manutenção de suas unidades, com o intuito de gerar maior produtividade, e a sistemas de informação. Para a finalização da nova unidade de etoxilação em Pasadena, Texas (EUA), cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2018, serão destinados US$ 34 milhões.

Na Ultragaz, o plano contempla R$ 190 milhões em manutenção e modernização das operações, com foco em novos sistemas tecnológicos para apoiar o crescimento e a qualidade de suas operações, e R$ 94 milhões serão alocados na expansão da rede de revendedores e de clientes granel. O total do investimento na Ultragaz será de R$ 284 milhões.

A Ultracargo deverá investir R$ 113 milhões nas expansões dos terminais de Itaqui (MA) e Suape (PE), com conclusões previstas para 2019 e 2020 respectivamente, e na melhoria contínua da segurança e da infraestrutura dos terminais, perfazendo o total de R$ 247 milhões.

O planejamento na Extrafarma prevê investimentos, principalmente, na abertura de lojas e infraestrutura logística associada, concentradas nas regiões Norte e Nordeste e no estado de São Paulo; e em tecnologia da informação. Estão previstos R$ 232 milhões de investimentos no negócio.

Modelo de sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais fundamentos dos negócios Ultra. No dia a dia, isso é materializado por meio de uma cultura que valoriza a transparência das informações, a solidez financeira, a ética nos negócios e a valorização da cidadania. Os colaboradores são incentivados à prática de voluntariado e são treinados em aspectos socioambientais. Além disso, há diferentes programas de excelência operacional adaptados aos produtos e serviços de suas empresas.

O Modelo de Sustentabilidade Ultra abrange cinco pilares – Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor – e tem 28 indicadores de desempenho e gestão, alinhados às diretrizes corporativas de sustentabilidade. Por conta das especificidades de seus mercados, os negócios mantêm políticas individuais de saúde e segurança relacionadas à atuação socioambiental. Os KPIs (conjunto de indicadores de desempenho e gestão) monitoram as ações, e os dados integram a matriz de decisões da Companhia.

Como parte do aprimoramento contínuo das ações de sustentabilidade, o Ultra integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, composta pelas companhias abertas que aceitaram o convite para adotar práticas transparentes com relação às suas emissões. Também participa da pesquisa do Carbon Disclosure Program (CDP), organização internacional que incentiva e provê um sistema global para que as empresas e cidades gerenciem, divulguem e compartilhem informações sobre o meio ambiente.

Cinco pilares de sustentabilidade:

Segurança

Meio Ambiente

Pessoas

Produtos e Serviços

Cadeia de Valor

Diretrizes

  • Valorizar a cultura da cidadania e da ética nos negócios.
  • Zelar pela integridade do modelo de governança corporativa, especialmente o trato e a transparência das informações relevantes e a contínua gestão de riscos e oportunidades.
  • Manter e aperfeiçoar a capacidade financeira, a flexibilidade e a excelência operacional, de forma a minimizar a vulnerabilidade às variações econômicas, buscando oportunidades de crescimento em cada um dos nossos segmentos de atuação.
  • Orientar a oferta de produtos e serviços às necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.
  • Manter representação ativa nas associações de classe e um relacionamento transparente com os órgãos públicos, de forma a aprimorar e fortalecer os negócios.
  • Manter estado de prontidão, sensibilização e educação para a permanente valorização da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
  • Apoiar, difundir, promover e integrar à cultura organizacional os princípios do Pacto Global da ONU, relacionados a Direitos Humanos, aos Direitos do Trabalho, à Proteção do Meio Ambiente e ao Combate à Corrupção em todas as suas formas.
  • Valorizar os funcionários por meio do estímulo ao crescimento profissional e à qualidade de vida, melhorando as condições e o ambiente de trabalho.
  • Atuar, seletivamente, como agente de evolução das comunidades vizinhas e da sociedade, por meio de iniciativas de disseminação da cultura, educação e inclusão social.
  • Adotar políticas para manter a excelência nos padrões de saúde, segurança e meio ambiente.
  • Identificar, controlar e mitigar os riscos inerentes aos negócios, de forma contínua, por meio de políticas e práticas de gestão de riscos e gerenciamento de crise, nos campos operacional, regulatório, ambiental, fiscal, judicial e social.
  • Promover a gestão dos gases de efeito estufa das empresas, visando mitigar nossos efeitos nas mudanças climáticas.
  • Elaborar relatórios periódicos de sustentabilidade, considerando suas dimensões econômica, ambiental e social.

Balanço social Ultra 2017 (R$ mil)

Base de cálculoDezembro 2017
Lucro Líquido (LL)1.573.868
Resultado Operacional (RO)2.866.920
Folha de Pagamento Bruta (FPB)1.216.613
Indicadores sociais internosValor (R$)% sobre FPB% sobre LL
Alimentação114.6299,40,1
Encargos sociais compulsórios404.44533,20,5
Previdência privada24.5922,00,0
Saúde131.46410,80,2
Segurança e medicina no trabalho13.9801,10,0
Educação6820,10,0
Capacitação e desenvolvimento profissional14.1821,20,0
Participação nos lucros ou resultados130.75710,70,2
Outros104.3558,60,1
Total – Indicadores sociais internos939.08677,21,2
Indicadores sociais externosValor (R$)% sobre RO% sobre LL
Educação2.1660,10,0
Cultura2440,00,0
Outros (Doações e indenizações danos causados)37.8851,30,0
Total das contribuições para a sociedade40.2951,40,0
Tributos (excluídos encargos sociais)1.947.92067,92,4
Total – Indicadores sociais externos1.988.21569,42,4
Indicadores ambientaisValor (R$)% sobre RO% sobre LL
Relacionados com a operação da empresa44.3161,50,1
Total dos investimentos em meio ambiente44.3161,50,1