Estratégia e
perspectivas
Uma visão
multinegócios
Com forte presença em setores-chave, escala e resiliência como fatores de diferenciação de mercado, o Ultra comunica sua estratégia e as prioridades de crescimento por meio da Visão 2022. O plano de futuro considera a incorporação de um olhar multinegócios para todas as empresas do grupo, aproveitando possibilidades de sinergia e ampliação da criação de valor. A integração da cultura, o reforço da identidade Ultra e uma visão multidisciplinar são as bases para alcançar os objetivos traçados.
Prioridades
Os principais objetivos estratégicos de cada negócio
Ipiranga
- Diferenciar-se por meio da diversificação de produtos e serviços, além da inovação e do uso da tecnologia
- Ampliar a conveniência a partir de lançamentos de novos produtos e serviços nas lojas am/pm
- Consolidar o conceito de completude, oferecendo soluções para o dia a dia dos clientes e consumidores
- Expandir a rede de postos e franquias e intensificar a presença em mercados-chave, com estratégia de embandeiramento de postos bandeira branca e abertura de novos postos
- Fortalecer a presença no meio digital, customizando a comunicação cada vez mais e permitindo acesso de qualquer lugar e a qualquer momento
- Gerar ainda mais valor aos clientes empresariais com soluções diferenciadas de acordo com os objetivos de cada perfil de empresa
Oxiteno
- Ampliar a presença internacional com expansão nos Estados Unidos
- Proteger a liderança na América Latina
- Diferenciação pela inovação, com importante investimento em pesquisa e desenvolvimento
- Ampliar a participação no segmento de especialidades químicas, fortalecendo a posição nos segmentos Agroquímicos, Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos, com foco na cocriação e soluções customizadas
Ultragaz
- Expandir a presença no mercado de granel com foco no atendimento a pequenas e médias empresas
- Ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste
- Promover novos usos para o GLP
- Gerar diferenciação por meio de serviços com o apoio de tecnologia digital
Ultracargo
- Aproveitar oportunidades na distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis
- Ampliar a presença nos principais portos do País e ganhar escala
- Expandir para novas geografias
Extrafarma
- Acelerar a expansão da rede de lojas
- Ampliar liderança nas regiões Norte e Nordeste
- Promover experiência diferenciada de compra com melhor mix de produtos, excelência em atendimento e gestão de custos
Modelo de Negócio Ultra
Por quê Nosso propósito
O QUÊ Nossas diretrizes
COMO Nossos valores
DE QUE FORMA Nossos pilares
QUEM Nossas competências
Plano de investimentos
Para 2018, o plano de investimentos do Ultra totaliza R$ 2,7 bilhões e demonstra a continuidade de boas oportunidades para crescimento orgânico e ganhos de produtividade, assim como a modernização das operações existentes, para que possa atender melhor seus clientes, aumentar sua eficiência logística, desenvolver novas formas de venda e ampliar seu relacionamento com revendedores e parceiros.
O volume é superior ao investido em 2016, R$ 2,3 bilhões, um sinônimo da confiança do Ultra na retomada da economia brasileira e na preparação da Companhia para um novo ciclo de crescimento.
Serão investidos
R$ 2,7 bilhões em 2018:
Ipiranga
R$ 1,5 bilhão
Oxiteno
R$ 343 milhões
Ultragaz
R$ 284 milhões
Ultracargo
R$ 247 milhões
Extrafarma
R$ 232 milhões
Na Ipiranga, R$ 1,5 bilhão serão investidos para incrementar o ritmo de abertura de novos postos e franquias am/pm e Jet Oil, ampliando assim o número de revendedores e franqueados, além da busca por novos clientes no segmento empresarial. Metade do investimento será destinado à ampliação da infraestrutura logística e melhoria da produtividade para dar suporte ao crescimento da rede, além de ser destinado à manutenção e modernização de suas atividades, principalmente para apoiar suas operações.
O investimento aprovado para a Oxiteno será direcionado principalmente à modernização e manutenção de suas unidades, com o intuito de gerar maior produtividade, e a sistemas de informação. Para a finalização da nova unidade de etoxilação em Pasadena, Texas (EUA), cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2018, serão destinados US$ 34 milhões.
Na Ultragaz, o plano contempla R$ 190 milhões em manutenção e modernização das operações, com foco em novos sistemas tecnológicos para apoiar o crescimento e a qualidade de suas operações, e R$ 94 milhões serão alocados na expansão da rede de revendedores e de clientes granel. O total do investimento na Ultragaz será de R$ 284 milhões.
A Ultracargo deverá investir R$ 113 milhões nas expansões dos terminais de Itaqui (MA) e Suape (PE), com conclusões previstas para 2019 e 2020 respectivamente, e na melhoria contínua da segurança e da infraestrutura dos terminais, perfazendo o total de R$ 247 milhões.
O planejamento na Extrafarma prevê investimentos, principalmente, na abertura de lojas e infraestrutura logística associada, concentradas nas regiões Norte e Nordeste e no estado de São Paulo; e em tecnologia da informação. Estão previstos R$ 232 milhões de investimentos no negócio.
Modelo de sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos principais fundamentos dos negócios Ultra. No dia a dia, isso é materializado por meio de uma cultura que valoriza a transparência das informações, a solidez financeira, a ética nos negócios e a valorização da cidadania. Os colaboradores são incentivados à prática de voluntariado e são treinados em aspectos socioambientais. Além disso, há diferentes programas de excelência operacional adaptados aos produtos e serviços de suas empresas.
O Modelo de Sustentabilidade Ultra abrange cinco pilares – Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor – e tem 28 indicadores de desempenho e gestão, alinhados às diretrizes corporativas de sustentabilidade. Por conta das especificidades de seus mercados, os negócios mantêm políticas individuais de saúde e segurança relacionadas à atuação socioambiental. Os KPIs (conjunto de indicadores de desempenho e gestão) monitoram as ações, e os dados integram a matriz de decisões da Companhia.
Como parte do aprimoramento contínuo das ações de sustentabilidade, o Ultra integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, composta pelas companhias abertas que aceitaram o convite para adotar práticas transparentes com relação às suas emissões. Também participa da pesquisa do Carbon Disclosure Program (CDP), organização internacional que incentiva e provê um sistema global para que as empresas e cidades gerenciem, divulguem e compartilhem informações sobre o meio ambiente.
Cinco pilares de sustentabilidade:
Segurança
Meio Ambiente
Pessoas
Produtos e Serviços
Cadeia de Valor
Diretrizes
- Valorizar a cultura da cidadania e da ética nos negócios.
- Zelar pela integridade do modelo de governança corporativa, especialmente o trato e a transparência das informações relevantes e a contínua gestão de riscos e oportunidades.
- Manter e aperfeiçoar a capacidade financeira, a flexibilidade e a excelência operacional, de forma a minimizar a vulnerabilidade às variações econômicas, buscando oportunidades de crescimento em cada um dos nossos segmentos de atuação.
- Orientar a oferta de produtos e serviços às necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.
- Manter representação ativa nas associações de classe e um relacionamento transparente com os órgãos públicos, de forma a aprimorar e fortalecer os negócios.
- Manter estado de prontidão, sensibilização e educação para a permanente valorização da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
- Apoiar, difundir, promover e integrar à cultura organizacional os princípios do Pacto Global da ONU, relacionados a Direitos Humanos, aos Direitos do Trabalho, à Proteção do Meio Ambiente e ao Combate à Corrupção em todas as suas formas.
- Valorizar os funcionários por meio do estímulo ao crescimento profissional e à qualidade de vida, melhorando as condições e o ambiente de trabalho.
- Atuar, seletivamente, como agente de evolução das comunidades vizinhas e da sociedade, por meio de iniciativas de disseminação da cultura, educação e inclusão social.
- Adotar políticas para manter a excelência nos padrões de saúde, segurança e meio ambiente.
- Identificar, controlar e mitigar os riscos inerentes aos negócios, de forma contínua, por meio de políticas e práticas de gestão de riscos e gerenciamento de crise, nos campos operacional, regulatório, ambiental, fiscal, judicial e social.
- Promover a gestão dos gases de efeito estufa das empresas, visando mitigar nossos efeitos nas mudanças climáticas.
- Elaborar relatórios periódicos de sustentabilidade, considerando suas dimensões econômica, ambiental e social.
Balanço social Ultra 2017 (R$ mil)
Base de cálculo | Dezembro 2017 | ||
---|---|---|---|
Lucro Líquido (LL) | 1.573.868 | ||
Resultado Operacional (RO) | 2.866.920 | ||
Folha de Pagamento Bruta (FPB) | 1.216.613 | ||
Indicadores sociais internos | Valor (R$) | % sobre FPB | % sobre LL |
Alimentação | 114.629 | 9,4 | 0,1 |
Encargos sociais compulsórios | 404.445 | 33,2 | 0,5 |
Previdência privada | 24.592 | 2,0 | 0,0 |
Saúde | 131.464 | 10,8 | 0,2 |
Segurança e medicina no trabalho | 13.980 | 1,1 | 0,0 |
Educação | 682 | 0,1 | 0,0 |
Capacitação e desenvolvimento profissional | 14.182 | 1,2 | 0,0 |
Participação nos lucros ou resultados | 130.757 | 10,7 | 0,2 |
Outros | 104.355 | 8,6 | 0,1 |
Total – Indicadores sociais internos | 939.086 | 77,2 | 1,2 |
Indicadores sociais externos | Valor (R$) | % sobre RO | % sobre LL |
Educação | 2.166 | 0,1 | 0,0 |
Cultura | 244 | 0,0 | 0,0 |
Outros (Doações e indenizações danos causados) | 37.885 | 1,3 | 0,0 |
Total das contribuições para a sociedade | 40.295 | 1,4 | 0,0 |
Tributos (excluídos encargos sociais) | 1.947.920 | 67,9 | 2,4 |
Total – Indicadores sociais externos | 1.988.215 | 69,4 | 2,4 |
Indicadores ambientais | Valor (R$) | % sobre RO | % sobre LL |
Relacionados com a operação da empresa | 44.316 | 1,5 | 0,1 |
Total dos investimentos em meio ambiente | 44.316 | 1,5 | 0,1 |