Ipiranga

Ipiranga

Um lugar completo esperando por você

Com esta mensagem publicitária, a Ipiranga trabalha o conceito de “Posto Completo”. Conceito esse baseado na estratégia de diferenciação, por meio da oferta diversificada de produtos e serviços, que vão além da distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes.

A Ipiranga busca a inovação constantemente em serviços e conveniência nos postos para facilitar o dia a dia das pessoas que se deslocam de um lugar para outro. Assim como o Ultra, a empresa comemorou 80 anos de história em 2017.

Quando o foco é o varejo, um dos carros-chefes de sua estratégia é a am/pm, a maior rede de lojas de conveniência do País, que encerrou 2017 com 2.415 unidades em postos Ipiranga e registrou um crescimento de 11,5%. Com as 250 franquias abertas em 2017, o índice de postos da rede com uma loja am/pm chegou a 30%. A maioria dos novos postos já nasce com uma franquia da loja de conveniência. Outros serviços de conveniência também foram ampliados com a inauguração de 179 padarias, 116 Beer Caves e 141 unidades Jet Oil.

Para ampliar sua oferta de produtos, serviços e conveniência, a Ipiranga inovou com formatos diferenciados de lojas am/pm. Para os postos urbanos, foi lançado um conceito de ofertas ampliadas como minimercados – oferecendo produtos frescos, floricultura e mais opções de refeições rápidas. Já nos postos nas rodovias, foi implantada a am/pm Estação – que inclui uma ampla área de restaurante, lounge, espaço kids, banheiro família, entre outros serviços aos viajantes. Há unidades de am/pm com esse conceito ampliado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e da am/pm Estação na rodovia Presidente Dutra, no estado de São Paulo.

Em consonância com a estratégia de “Posto Completo e cada vez mais Digital”, a Ipiranga inova na digitalização de serviços para maior comodidade dos clientes. Por isso, vem desenvolvendo uma série de iniciativas no meio digital. Uma delas é o aplicativo Abastece Aí, que permite a realização de pagamentos de combustível com desconto exclusivo via dispositivo móvel. A tecnologia, que já soma mais de 1 milhão de downloads em cerca de dois anos, aposta na integração de plataformas para oferecer mais comodidade aos clientes.

Associados a tudo isso, os serviços e produtos oferecidos pela Ipiranga estão diretamente interligados à plataforma de relacionamento da Ipiranga, o programa de fidelidade Km de Vantagens, o maior do gênero no Brasil. O Km de Vantagens oferece uma ampla gama de benefícios, que incluem passagens aéreas, ingressos de cinema, shows, jogos de futebol e descontos na compra de combustível, entre outros. O Km de Vantagens registrou 26 milhões de participantes em 2017. Em uma iniciativa integrada a Ultragaz e Extrafarma, também é possível trocar km (pontos do programa) com compras nas duas empresas. 

3.051

funcionários

442

novos postos na rede, que chegam a mais de

8 mil

unidades

74

bases próprias ou em pool
(associação com outra empresa)

Principais produtos e serviços

ULTRAiconesprodutos_07Distribuição de combustíveis: 8.005 postos.

ULTRAiconesprodutos_01Lojas am/pm: maior rede de conveniência do país, com 2.415 lojas que ofertam produtos e serviços diferenciados na estrada e na cidade.

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Lubrificantes: diversificada linha de produtos para uso automotivo, industrial e marítimo. Desde dezembro de 2017, em parceria estratégica com a Chevron.

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Jet Oil: maior rede de serviços automotivos do Brasil com 1.735 unidades.

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Octapro: gasolina de alta octanagem lançada em 2017, que contribui para o motor atingir a sua máxima potência e melhora a dirigibilidade do veículo.

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Km de Vantagens: programa de fidelidade Ipiranga com 26 milhões de participantes.

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Abastece Aí: aplicativo de celular, disponível para os sistemas Android e iOS, que o cliente obtém desconto no combustível e acúmulo de km (pontos do Km de Vantagens).

Saiba mais sobre os produtos e serviços Ipiranga no Portal Ipiranga.

Nova parceria

A Ipiranga se associou à norte-americana Chevron e criaram a joint venture ICONIC Lubrificantes, para desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants de ambas companhias no Brasil. Anunciada em agosto de 2016, a operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em fevereiro de 2017. Após um processo de integração, em dezembro de 2017, ocorreu a contribuição dos ativos e a formalização da associação. A marca ICONIC Lubrificantes foi lançada ao mercado em janeiro de 2018.

A nova empresa conta com três unidades de produção, 700 funcionários, 30 Centros de Distribuição e uma rede de 50 Distribuidores Autorizados. Com um portfólio de mais de 1.300 produtos, a ICONIC já nasce uma das líderes de vendas do segmento com as marcas de lubrificantes Ipiranga e Texaco, referências no mercado e presente em todo o território nacional, atendendo a demanda de clientes de diversos segmentos – como indústrias em geral, grandes consumidores, montadoras de veículos, clientes marítimos, usinas e a rede de Postos Ipiranga.

Pelo acordo entre as duas empresas, a Ipiranga detém 56% de participação e a Chevron, 44%. Com essa associação, a atuação de ambas as empresas será fortalecida no competitivo segmento brasileiro de lubrificantes, por meio da complementariedade de canais e produtos, e melhor eficiência tanto na produção quanto na logística e comercialização dos produtos.

Em 2017, o Cade também se manifestou sobre a negociação com a rede de varejo de combustíveis ALESAT, vetando a aquisição. Com isso, a Ipiranga revisou seu planejamento, com vistas a alcançar seus objetivos.

Volume de vendas, receita líquida e EBITDA


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Sustentabilidade e inovação

A empresa tem expandido o Programa Fornecedor Comprometido Ipiranga, que incentiva boas práticas, condutas sustentáveis, éticas e transparentes na relação com fornecedores. Os participantes contam com uma cartilha que aborda assuntos socioambientais e de negócio, disponível no site Ipiranga, e participam de treinamentos e workshops relacionados ao tema. As capacitações também abrangem as suas equipes internas, que desenvolvem importante papel no desenvolvimento da cadeia de suprimento da Ipiranga.

A fábrica de lubrificantes de São Cristóvão (RJ), por exemplo, realizou o primeiro workshop para fornecedores com objetivo de promover a melhoria contínua das relações entre a empresa e seus parceiros. O encontro apresentou os critérios de avaliação de fornecedores, cases de sucesso e a evolução da formação da joint venture entre a Ipiranga e a Chevron.

Escola de Varejo

Para contribuir com a qualificação de revendedores, franqueados, distribuidores autorizados de lubrificantes, grandes clientes empresariais, fornecedores e suas respectivas equipes, a Ipiranga mantém a Escola de Varejo. Composta por programas de treinamento que abordam produtos, serviços, vendas, gestão, abertura de franquias e atendimento ao consumidor, entre outros, a empresa oferece todo o suporte necessário para que esse público possa levar, de maneira eficiente, os benefícios e diferenciais da marca aos clientes.

Em 2017, para reforçar os preceitos éticos, a Ipiranga realizou workshops de Compliance Concorrencial, por meio da Universidade Ipiranga, com o objetivo de levar conhecimentos sobre o direito da concorrência no ambiente de negócios. Foram realizadas 23 turmas com cerca de 600 revendedores.

Responsabilidade social

A Ipiranga tem como base para seus investimentos sociais os projetos relacionados à educação. Uma das iniciativas é o Programa de Voluntariado Ipiranga, que objetiva contribuir com causas sociais relevantes através da mobilização de funcionários para que atuem em instituições de entorno de suas dependências. Ao longo de 2017, 42 voluntários participaram de 18 ações por meio da Semana do Voluntariado Interno, que acontece anualmente nas unidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Neste ano, o programa alcançou mais de mil alunos da rede pública de ensino.

Outra ação de destaque do ano foi a participação da Ipiranga no “1º Projeto Setorial de Voluntariado de Petróleo e Gás”. Fruto de um trabalho conjunto entre o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e 11 empresas do setor, que uniram esforços para viabilizar o projeto “Vantagens de Permanecer na Escola”. Foram atendidas 12 escolas, impactando mais de 1.400 jovens da rede pública do Rio de Janeiro, com a participação de 85 voluntários.

A campanha Posto Amigo, lançada no fim de 2016, ganhou repercussão ao longo de 2017, e tem gerado a conscientização e o engajamento de revendedores dos postos Ipiranga. O objetivo é incentivar os donos de postos a realizarem ações em prol do bem-estar das pessoas e do meio ambiente no entorno de suas comunidades. Toda comunicação é realizada online, por e-mail, e a campanha é divulgada no portal da rede Ipiranga. Dentre as iniciativas realizadas estão: doação de livros usados, feira de doação de animais, doação de alimentos e campanha do agasalho.

Conheça as iniciativas de responsabilidade social da Ipiranga em seu site