Oxiteno
Oxiteno
Foco na inovação e na internacionalização do negócio
A Oxiteno é líder na fabricação de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis para os segmentos de Agroquímicos; Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional; Petróleo e Gás; e Tintas e Revestimentos, disponibilizando ao mercado 530 produtos diferentes – 19 patentes registradas em 2017. O trabalho da empresa está centrado na inovação para oferecer soluções na medida das necessidades de cada cliente. O cuidado com as pessoas e com o meio ambiente também faz parte das prioridades do negócio.
Um dos focos da pesquisa e desenvolvimento é buscar diferenciação por meio de produtos e serviços que priorizem o uso eficiente e responsável dos recursos naturais. Por meio da plataforma Greenformance, a Oxiteno estabelece uma série de diretrizes como a adoção de matérias-primas de origem vegetal em substituição a materiais sintéticos e derivados petroquímicos, além do uso eficiente de energia, água e embalagens, priorizando o desenvolvimento de produtos concentrados e biodegradáveis.
A Oxiteno também avança na estratégia de internacionalização e se prepara para iniciar a operação da nova planta de alcoxilação em Pasadena (Texas/EUA). A empresa já tem conquistado o mercado local nos últimos anos ao exportar produtos das unidades localizadas no México, Uruguai e Brasil. A presença é estratégica, uma vez que o mercado de tensoativos norte-americano é o maior do mundo. A unidade atenderá todos os segmentos e terá capacidade máxima instalada de 170 mil toneladas ao ano.
1.901
funcionários
Presença em9
países
12
unidades industriais
4
centros de P&D
9
escritórios comerciais
Volume de vendas, receita líquida e EBITDA
A estratégia da Oxiteno pauta-se pela venda de produtos com maior valor agregado, com o atendimento às necessidades específicas de cada cliente. Em 2017 a empresa desenvolveu 29 novos produtos, que não estavam em seu portfólio, para atender a demanda de seus clientes.
Nova estrutura
Para se preparar para o crescimento futuro, a Oxiteno realizou uma reorganização do seu modelo operacional e da estrutura organizacional em 2017. Suas unidades agora estão divididas em: Mercosul (incluindo as operações do Brasil e do Uruguai para atender as demandas do Brasil, do Chile e da Argentina); MAC (formada por México e Venezuela e que abrange os mercados mexicano, andino e do Caribe) e Estados Unidos (estruturado para atender ao mercado norte-americano).
A reestruturação organizacional redimensionou recursos, redefiniu papéis, responsabilidades e processos-chave do negócio. Como resultado desse projeto, houve maior movimentação de pessoas internamente na empresa e novos profissionais têm sido contratados. Esses ajustes preparam a empresa para o futuro, especialmente em relação à inovação e no relacionamento com clientes. Também estão entre os objetivos aumentar o foco regional e acelerar o crescimento no México e nos EUA, sem perder as oportunidades de otimizações globais, alavancar a gestão estratégica nas regiões e desenvolver lideranças nos vários níveis da empresa.
Pesquisa e desenvolvimento
O ano de 2017 foi marcado pela otimização de produtos já existentes visando um melhor desempenho na fabricação e na qualidade. O período contou com 29 lançamentos ao mercado e investimentos de R$ 53 milhões. A Oxiteno acumula um patrimônio de 219 patentes depositadas ao longo de sua história, número que tem crescido consideravelmente nos últimos dez anos. Apenas em 2017, foram 19 novas patentes, aumentando a base tecnológica protegida e possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras aos clientes.
Em setembro, a empresa anunciou a implementação de um novo laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) nos EUA, em parceria com a University of Southern Mississippi (USM). O laboratório conta com reatores de alcoxilação utilizados no desenvolvimento de novos produtos etoxilados e propoxilados para o mercado americano, melhorando consideravelmente o tempo de resposta para os clientes.
Para fortalecer a estratégia de inovação e seguir oferecendo produtos com qualidade e alto desempenho e desenvolver novos produtos, com soluções inovadoras, em 2017 foi criada a diretoria de Marketing e Inovação, parte da nova organização da estrutura de negócio da empresa.
A venda de novos produtos – lançamentos com até quatro anos de venda – da Oxiteno correspondeu a 10.5% da margem bruta, em 2017. Houve crescimento na taxa de inovação, que fechou o ano em 13%, resultado de escolhas mais assertivas e da percepção de valor dos clientes, com foco na estratégia do negócio.
Para 2018, destacam-se os seguintes projetos: desenvolvimento de produtos agroquímicos para Ásia, Europa e Argentina; petróleo e gás para a Argentina com um portfólio que atenda às demandas da região; e agroquímicos, HPC e petróleo nos Estados Unidos. São investimentos de longo prazo, com o olhar para os próximos cinco anos. As iniciativas personalizam o desenvolvimento de produto, atendendo as necessidades dos clientes, com produtos de maior valor agregado, a partir também de um processo de cocriação com os clientes.
29
novos produtos em 2017
219
patentes registradas – 19 em 2017
R$ 53 milhões
investidos em P&D
Responsabilidade social
A Oxiteno entende que a responsabilidade social vai muito além do cuidado com seus colaboradores. Desta maneira, coloca em prática sua visão e seus valores através de ações socioambientais focadas em toda sua cadeia, que vão desde a seleção e o monitoramento dos fornecedores e de matérias-primas, ao cuidado com as comunidades no entorno de suas fábricas e na criação de produtos que contribuem para melhorar a saúde e bem-estar da sociedade.
Pensando no desenvolvimento de sua cadeia de suprimentos, a empresa prioriza a contração de fornecedores locais. No ano de 2017, por exemplo, 74,66% dos insumos foram adquiridos de empresas do território nacional. Outro ponto relevante é a política de qualificação de fornecedores, que monitora e desenvolve esse público com as melhores práticas de sustentabilidade.
Já nas comunidades de entorno de suas fábricas, em 2017 a Oxiteno patrocinou e desenvolveu diversas iniciativas de educação, cultura e esportes. Dentre elas, o Arte e Vida – que tem como objetivo complementar o período escolar de cerca de 300 crianças da região de Mauá, com a realização de aulas de judô, ballet, futsal e reforço escolar; e o Nau dos Mestres, que disponibiliza para cinco escolas de Mauá e Santo André laboratórios móveis para aulas de química. Para os próximos anos, está prevista a expansão do projeto para outras cidades. Também é destaque a iniciativa Coral, que promove a cultura e incentiva a responsabilidade coletiva nas comunidades de Tremembé, Mauá e Camaçari, integrando empresa e sociedade.
A Oxiteno fomenta, ainda, ações de voluntariado, incentivando seus funcionários a participarem de iniciativas como o Portas Abertas, que proporciona o conhecimento a estudantes e à comunidade de entorno sobre o funcionamento e a dinâmica da indústria química; e também o Programa Formare, iniciativa gerenciada pelo Instituto Ultra (leia mais em Gestão de Pessoas).