Ultracargo

Ultracargo

Segurança reforçada e mais capacidade

Considerada a maior empresa de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, a Ultracargo tem como prioridade de negócio a oferta de soluções flexíveis, seguras e confiáveis que atendam às necessidades de mercado. Ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a empresa tem pautado seus investimentos em infraestrutura e está localizada estrategicamente nos principais portos brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

A Ultracargo tem retomado progressivamente as atividades da capacidade comprometida pelo incêndio ocorrido em 2015 no terminal de Santos (SP). Em junho de 2017, houve o retorno da operação de 67,5 mil m³ de capacidade. A atuação diligente, transparente e responsável diante das consequências do evento foi utilizada como aprendizado e como base de conhecimento e fortalecimento para investimentos em melhorias contínuas da segurança de outros terminais. Em 2017, o investimento líquido foi de R$ 86 milhões, sendo R$ 48 milhões dedicados para reforçar a segurança.

Para estar preparada para atender à demanda crescente da região, a companhia investe na expansão do Terminal de Itaqui (MA), cuja capacidade deve chegar a 103 mil m3 até o final de 2019 – 87% maior que os 55 mil m³ atuais. Em Suape (PE), o plano de expansão deve ser concluído em 2020, com aumento de 25% na capacidade, hoje de 157.910 mil m3.

715

funcionários

28%

da capacidade ofertada de terminais independentes

6

terminais nas regiões
Nordeste, Sudeste e Sul

Em 2017, a empresa movimentou 6,1 milhões de toneladas de produtos na costa brasileira. Nos últimos três anos, o aquecimento do mercado de armazenagem de combustíveis no País, puxado principalmente pelas importações, tem favorecido os negócios. Com o aumento da procura, a armazenagem média total da Ultracargo registrou um aumento em 8% no último ano, proveniente, principalmente, da maior movimentação de químicos e combustíveis nos terminais de Santos (SP), Suape (PE) e Itaqui (MA). E a receita líquida cresceu 23%.

Armazenagem média, receita líquida e EBITDA


negocios-ultracargo-armazenagem-01negocios-ultracargo-armazenagem-02
negocios-ultracargo-armazenagem-03negocios-ultracargo-armazenagem-04

Responsabilidade social

A Ultracargo possui o Programa Bem+ Social, que incentiva ações de responsabilidade social em prol da comunidade de entorno e dos próprios colaboradores. São promovidas atividades que vão desde palestras educativas e preventivas até ações de voluntariado. Além disso, a empresa participa de iniciativas voltadas para a melhoria da gestão pública, lazer, saúde e cultura, entre outras. Conheça:

Prêmio Comunidade em Ação – realizado em parceria com o jornal A Tribuna, tem como objetivo reconhecer ações de impacto social que são realizadas na Baixada Santista. As iniciativas são divulgadas no jornal e, posteriormente, selecionadas e premiadas em uma das categorias: Ação Social, Esporte e Educação.

Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável – o projeto, desenvolvido pela Comunitas (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip), promove a coalização de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública, a participação da sociedade e inclusão de cidadãos nas discussões sobre temáticas locais.

Polo de Cidadania – evento realizado com a participação de empresas do Polo Industrial de Camaçari (BA), que promove um dia de ações, serviços, saúde e lazer.

Projeto Integrar Arte e Vida – disponibiliza atividades esportivas fora do período escolar para alunos da rede pública de ensino de Santos (SP).