Ultragaz

Ultragaz

Excelência operacional como estratégia

Qualidade, segurança e inovação marcam a trajetória de 80 anos da Ultragaz, primeira empresa do Ultra, e se conecta à história do Brasil. A empresa foi pioneira na comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel no mercado nacional e a primeira ao lançar o gás engarrafado no País, posicionando-a como líder nesse segmento. A cada ano, são distribuídas 1,760 mil toneladas de GLP para atender 11 milhões de lares e 52 mil clientes empresariais.

A busca contínua por excelência operacional é estratégica para a empresa e componente importante para a perenidade nos negócios. Seus fundamentos estão respaldados por diretrizes de governança e de sustentabilidade sólidas e transparentes. Um exemplo disso é o aprimoramento que deve obter em sua eficiência logística com o novo sistema, que vem sendo desenvolvido este ano, que possibilita o rastreamento dos veículos e faz o acompanhamento em tempo real dos abastecimentos. O Projeto Mobilidade Pronta-Entrega, voltado para os públicos empresarial, domiciliar e industrial envasado facilita a comunicação entre os motoristas dos caminhões de abastecimento e as unidades, que é feita via smartphone. A ferramenta contribui para a diminuição dos custos e substitui as operações que eram feitas em papel, reduzindo, também, a produção de resíduos e o impacto no meio ambiente.

Em março de 2018, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) reprovou a compra da Liquigás, operação que a Ultragaz havia anunciado em 2016.

3.610

funcionários

5,8 mil

postos de revenda

Volume de vendas, receita líquida e EBITDA


negocios-ultragaz-volume-vendas-01negocios-ultragaz-volume-vendas-02
negocios-ultragaz-volume-vendas-03negocios-ultragaz-volume-vendas-04

Relacionamento com revendedores

A Ultragaz desenvolve treinamentos para seus revendedores e vendedores dos segmentos domiciliar e empresarial por meio do iVIS10N – programa que tem como objetivo garantir uma atuação de excelência em todo o Brasil, dividido nos eixos domiciliar e empresarial, e que integra o planejamento estratégico da empresa para os próximos dez anos.

Em 2017, a empresa revisitou a estratégia do programa e criou um Centro de Excelência Digital, que será responsável por trazer governança digital e possibilitar o avanço de novas iniciativas dentro da organização. Já o clube UltraTop – programa de capacitação e incentivos para os funcionários das revendas do iVIS10N Domiciliar, lançou um módulo específico para atendentes. Uma das inovações no clube é tendência de gamificação, que estimula a interação dos usuários.

Outro projeto é o SAP Business One, um sistema de gestão integrada (ERP) customizado para as revendas Ultragaz. Nele, o revendedor conta com todas as funcionalidades necessárias para uma boa gestão do negócio. O sistema conta, ainda, com aplicativo integrado ao módulo de vendas, permitindo o monitoramento em tempo real. Com esse sistema, o modelo de gestão das revendas será levado a um novo patamar de qualidade.

Responsabilidade social

Sempre pronta para ajudar a transformar a realidade brasileira, a Ultragaz também direciona seus esforços para a responsabilidade social corporativa, atuando em comunidades próximas às suas unidades e em centros urbanos com projetos de cultura, educação e preservação ambiental para crianças e adolescentes de escolas e instituições públicas. A empresa possui uma Política de Sustentabilidade e uma Política de Investimento Socioambiental que norteiam seus investimentos e definem os projetos a serem desenvolvidos e apoiados. Internamente, a Ultragaz possui, desde 2011, uma Política de Voluntariado para incentivar e guiar seus colaboradores na prática da atuação social e ambiental. Ao longo de 2017, foram registradas no Portal do Voluntariado Ultragaz mais de 70 ações por 430 voluntários de 23 unidades da Ultragaz e Brasilgás.

A empresa também mantém seu apoio ao projeto Júnior Achievement, que desenvolve programas educacionais com o tema empreendedorismo para crianças e jovens de escolas públicas brasileiras. Mais de 2.800 alunos foram beneficiados de 13 estados com a participação de 265 voluntários da Ultragaz.

Na Zona Sul de São Paulo (SP), cerca de 2 mil crianças e adolescentes foram impactados com o projeto socioeducacional Formação para a Vida, realizado em parceria com a Associação Santo Agostinho, e que abordou temas como valores humanos e ética. Na mesma região, mais de 400 crianças e adolescentes participaram do projeto Vocação Sustentável, apoiado pela Ultragaz, que atua no desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, envolvendo escolas e famílias, com atividades socioeducativas.

A empresa apoia ainda uma escola de música e informática em Caucaia (CE), onde possui uma base de engarrafamento. Mais de 100 alunos participaram das atividades ao longo do ano nessa iniciativa que é realizada em parceria com o Lions Clube local.

De abrangência nacional, o projeto Ultragaz Cultural busca promover e disseminar a cultura entre os jovens e crianças de diferentes comunidades, com a realização de espetáculos e eventos educativos. Em 2017, com um “caminhão palco” e a participação do pianista Arthur Moreira Lima, a empresa levou música clássica e popular brasileira, a 18 cidades de 11 estados brasileiros, impactando mais de 20 mil pessoas. Além do concerto musical, cada apresentação contou com a participação de 18 organizações não governamentais (ONGs) locais.

Aos seus revendedores, a Ultragaz oferece, através do programa Somar Sustentabilidade, a Campanha Junte Óleo: Ultragaz Coleta e Soya Recicla, que consiste na coleta domiciliar de óleo de cozinha usado. Ao longo do ano, 50 representantes participaram do treinamento.

Conheça mais iniciativas que a Ultragaz desenvolve ou apoia em seu site