>> Operações
>> Mercado

OPERAÇÕES

A Ultracargo ocupa posição de liderança no negócio de armazenagem de granéis líquidos no Brasil. Seu maior diferencial é a localização estratégica das suas instalações, localizadas em terminais portuários e entroncamentos ferroviários. A Ultracargo armazena e movimenta principalmente granéis líquidos, especialmente químicos, corrosivos, combustíveis e óleos vegetais.

Localização dos ativos da Ultracargo

Como parte da estratégia de foco em terminais de granéis líquidos, a aquisição da União Terminais em 2008 permitiu à Ultracargo mais que dobrar seu tamanho em termos de EBITDA, tornando-a a maior empresa de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, reforçando sua escala de operação. Com esta aquisição, a Ultracargo aumentou sua presença no porto de Santos, principal porto do país, e passou a estar estrategicamente posicionada nos portos do Rio de Janeiro e de Paranaguá, onde não possuía operações.

Em adição, a Ultracargo vendeu em 2010 os negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário para a Aqces Logística Internacional Ltda. Esta transação permitiu à Ultracargo concentrar-se exclusivamente no negócio de armazenagem de granéis líquidos.

Em dezembro de 2009 a Ultracargo adquiriu da Puma Storage do Brasil Ltda. um terminal para armazenagem de granéis líquidos localizado no porto de Suape, fortalecendo a posição da Ultracargo na região.

Em 2012, a Ultracargo adquiriu o Temmar, terminal localizado na região portuária de Itaqui, Maranhão, marcando sua entrada no mercado de combustíveis dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Esta aquisição marca a entrada da Ultracargo nesse importante mercado e reforça sua escala de operação, fortalecendo sua posição como provedora de armazenagem para granéis líquidos no Brasil.

As principais vantagens competitivas da Ultracargo incluem:

  • Presença diferenciada nos principais portos brasileiros
  • Posição de liderança em seu mercado
  • Expertise em serviços altamente especializados

^ Topo

MERCADO

A Ultracargo armazena granéis líquidos, especialmente químicos, combustíveis e óleos vegetais. A Ultracargo fornece instalações de armazenagem à Braskem e à maior parte das indústrias petroquímicas de segunda geração do pólo petroquímico do Nordeste, inclusive à Oxiteno. As instalações da Ultracargo estão estrategicamente localizadas em terminais portuários e entroncamentos. A Ultracargo é responsável por 67% da capacidade de líquidos do terminal de Aratu, na Bahia, que serve o maior complexo petroquímico da América do Sul, e também está presente no porto de Santos no estado de São Paulo, responsável por 27% de todo o comércio exterior brasileiro em 2015. Em dezembro de 2009 a Ultracargo adquiriu da Puma Storage do Brasil Ltda. um terminal para armazenagem de granéis líquidos localizado no porto de Suape, fortalecendo a posição da Ultracargo na região. Em 2012, a Ultracargo adquiriu o Temmar, terminal localizado na região portuária de Itaqui, Maranhão, marcando sua entrada no mercado de combustíveis dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Esta aquisição marca a entrada da Ultracargo nesse importante mercado e reforça sua escala de operação, fortalecendo sua posição como provedora de armazenagem para granéis líquidos no Brasil.

Para mais informações sobre a Ultracargo, consulte o site da Ultracargo, o Formulário de Referência, o relatório 20-F e o relatório anual.