O Ultra

Com quase 80 anos de atividades, o Ultra é uma companhia multinegócios que está entre os cinco maiores grupos empresariais do Brasil. A companhia mantém posições de liderança nos segmentos de negócios em que atua:

check

Distribuição e varejo especializado, por meio da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e Extrafarma, no varejo farmacêutico;

check

Indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno;

check

Armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo.

A trajetória do Ultra é marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade. A inovação é aplicada de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos, na adoção de novos procedimentos e tecnologias operacionais e, principalmente, no desenvolvimento de novos nichos de mercado.

A preocupação com a sustentabilidade vai além das usuais iniciativas operacionais, transformando-a em elemento indispensável em modelos de negócios. O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a definição de novos conceitos para modelos de negócios já consagrados, como o Posto Ecoeficiente da Ipiranga, são exemplos dessa visão.

O Ultra tem sido um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil. A companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa. Um dos traços mais marcantes dessa cultura é a responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses.

Entre as iniciativas pioneiras do Ultra estão a abertura de capital, em 1999, simultaneamente nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e na New York Exchange (NYSE). A companhia foi a primeira no país a oferecer a todos seus acionistas o direito a tag along a 100% do valor de ofertas pelo controle, em 2000. Em 2011, a companhia ampliou o alinhamento de interesses dos acionistas com a conversão de ações preferenciais em ordinárias com direito a voto na proporção de 1 para 1.

Principais indicadores

R$ milhões 20112 20122 20133 20143 20153 2016
Ebitda1 (R$ milhões) 2.032 2.411 2.918 3.158 3.953 4.217
Lucro líquido (R$ milhões) 855 1.027 1.229 1.251 1.513 1.571
Valor de mercado4 (R$ milhões) 15.324 23.075 28.992 28.627 35.693 38.085
Volume financeiro médio/dia 4 (R$ mil) 34.646 55.498 69.874 88.577 136.671 132.999

1 A partir de 2011, o EBITDA considera resultado na venda de bens e equivalência patrimonial (conforme Instrução CVM nº 527).
2 No padrão contábil IFRS.
3 Após adoção do IFRS 11 e IAS 19.
4 Calculado a partir do preço médio ponderado do período.

Distribuição de Valor Adicionado (DVA)5

Distribuição de Valor

5 A Demonstração de Valor Adicionado (DVA) expressa a soma da riqueza econômica gerada pela Companhia, distribuída entre os diferentes públicos que contribuíram para o resultado. O Ultra gerou, em 2016, o valor adicionado de R$ 6,4 bilhões, distribuídos conforme os dados acima.

Presença estratégica

Por meio de seus cinco negócios, o Ultra está presente em quase todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, em um total de 85% de todos os municípios brasileiros, além de oito países.

A Ipiranga, que distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes, chegou ao final de 2016 com 54 bases e pools de distribuição e 7.563 postos revendedores em todo o país.

A Oxiteno, empresa de especialidades químicas, possui seis unidades industriais no Brasil – Mauá (SP), Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e duas em Camaçari (BA) –, três no México (Coatzacoalcos, Guadalajara e San Juan del Río), e outras três em Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. Está presente também na Argentina, Colômbia, Bélgica e China por meio de escritórios comerciais.

A Ultragaz, a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil, possui 18 bases de engarrafamento, 19 bases para estocagem e distribuição de produto e uma rede de cerca de 5,8 mil revendedores independentes, que atendem 11 milhões de domicílios no segmento envasado e 52 mil clientes industriais e residenciais no segmento granel.

A Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, está presente em seis portos brasileiros – Itaqui (MA), Suape (PE), Aratu (BA), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A Extrafarma, varejo farmacêutico, chegou ao final de 2016 com 315 lojas em 10 estados, a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste. 

PRESENÇA NACIONAL % DE COLABORADORES POR REGIÃO

Presença geográfica

9
Países

4%
colaboradores internacionais

 

Estrutura organizacional

O Ultra adota um modelo de gestão flexível e eficiente, apoiado em duas linhas-mestras:

1. Centralização da definição das diretrizes estratégicas e do planejamento de longo prazo;

2. Autonomia das unidades de negócios para a condução das operações.

Esse modelo, aliado a uma estrutura organizacional enxuta, permite à empresa agilidade na tomada de decisões. Ao mesmo tempo, garante que as iniciativas adotadas sejam plenamente aderentes às características de cada um dos segmentos de negócios nos quais o Ultra atua.

A aplicação desse modelo permite criar valor para todos os públicos com os quais a companhia se relaciona, garantindo patamares superiores e sustentados de excelência operacional, tecnológica, administrativa e financeira.

assembleia de acionistas

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO FISCAL

Diretoria Executiva

diretor-presidente

Diretor-Superintendente financeiro e de RI

Diretor-Superintendente Ipiranga

Diretor-Superintendente Oxiteno

Diretor-Superintendente Ultragaz

Diretor-Superintendente Ultracargo

Diretor-Superintendente Extrafarma

Diretora corporativa de capital humano

Diretor de auditoria e compliance