ir para o conteúdo

Sustentabilidade no Grupo Ultra

Os avanços em torno da agenda de sustentabilidade do Grupo Ultra se materializaram em 2021 com o fortalecimento da estrutura de gestão, definição da macroestratégia e discussões sobre os temas materiais em diferentes instâncias. 

No início de 2021, foi instituída a Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos para reforçar a condução dos desafios relacionados à agenda ambiental, social e de governança, que responde à recém-estruturada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações. Vale lembrar que os negócios possuem estruturas dedicadas à sustentabilidade, que endereçam as especificidades e os desafios de cada empresa.  

Os grupos de trabalho (GTs) multidisciplinares, divididos por tema material, realizaram mais de 100 reuniões ao longo do ano, com o envolvimento de aproximadamente 250 pessoas da Holding e dos negócios. Com a coordenação da Diretoria de Sustentabilidade, os GTs aprofundaram o entendimento da organização sobre os impactos e oportunidades relacionados a cada um dos temas e trabalharam na definição das ambições futuras.  

Pautas relacionadas a questões ESG também estiveram presentes nas reuniões mensais da Diretoria Executiva Ultrapar e dos conselhos consultivos dos negócios e nos encontros do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento. 

O amplo movimento de debates e escuta de todas as partes foi imprescindível para a construção de uma visão comum – a macroestratégia de sustentabilidade –, que agora se incorpora de forma estruturada à estratégia geral da Companhia. Todo esse processo culminou na definição dos compromissos de sustentabilidade do Grupo Ultra, com metas para 2030. As metas foram aprovadas pela Diretoria Executiva Ultrapar e pelo Conselho de Administração. 

Em 2022, os GTs seguirão se reunindo para acompanhar a execução dos planos de ação estruturados para viabilizar o atingimento de todos os compromissos de longo prazo.

Temas materiais

Os temas materiais estão organizados em quatro pilares, descritos a seguir, e seus respectivos indicadores estão de acordo com o padrão GRI.

ESG ratings e índices

O Grupo Ultra integra diferentes índices que avaliam e classificam as organizações segundo critérios ambientais, sociais e de governança. Entre eles estão:

- MSCI – Morgan Stanley Capital International

índice avalia a exposição das organizações aos riscos ESG e seus processos de gerenciamento de riscos. Classificação se divide em líder (notas AAA e AA), média (notas A, BBB e BB) e retardatária (notas B e CCC). Em outubro de 2021, o Grupo foi classificado com pontuação A.

 

- FTSE 4Good

índices medem o desempenho das organizações em práticas ESG. Notas variam de 0 a 5 para cada fator (ambiental, social e de governança). Em junho de 2021, o Grupo obteve nota média 3,0. Atualmente, integra dois índices: FTSE4Good Emerging Index e FTSE4Good Emerging Latin America Index.

 

ICDPR70 (Índice CDP Brasil de Resiliência Climática)

Grupo integra a carteira vigente até 31 de março de 2022. Sua participação se deve ao desempenho no questionário 2020 de Mudanças Climáticas do Carbon Disclosure Project (CDP), em que obteve score B.

 

- ICO2 (Índice de Carbono Eficiente)

Grupo integra carteira da B3 desde 2012.

 

- IGC (Índice de Governança Corporativa Diferenciada)e ITAG (Índice de Tag Along Diferenciado):

Grupo integra carteiras da B3 desde 2011.

 

Jornada da sustentabilidade: uma evolução conjunta

Especialmente nos últimos três anos, o Grupo Ultra reforçou sua estrutura e aprofundou o conhecimento sobre seus impactos.

2019:

- Grupo Ultra realiza seu primeiro estudo de materialidade, com olhar para todos os negócios

2020:

- Criação dos grupos de trabalho (GTs) para cada tema material;

- Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma concluem seus primeiros processos de materialidade;

- Ipiranga lança sua nova estratégia de sustentabilidade;

- Ultragaz lança novo Plano Estratégico de Sustentabilidade;

- Oxiteno consolida Plano Estratégico de Sustentabilidade, com metas ESG para 2030.

2021:

- Criação da Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, com reporte à recém-estruturada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações;

- Atualização dos temas materiais do Grupo Ultra;

- GTs aprofundam entendimento do Grupo sobre cada tema material e trabalham na definição de metas;

- Ultragaz lança a Jornada ESG Ultragaz Mais Sustentável, com posicionamento ESG a partir de sua atuação em quatro Energias (Energia Humana, Energia para Inovar, Energia Cidadã e Energia Ética);

- Ultracargo lança Plano Estratégico de Sustentabilidade;

- Ipiranga inclui sustentabilidade como iniciativa estratégica, conferindo estrutura, investimento e acompanhamento da liderança, e lança plano para evoluir a cultura de sustentabilidade.

2022:

- Definição dos compromissos do Grupo Ultra, com foco em 2030;

- Metas de sustentabilidade são atreladas à remuneração variável de toda a liderança do Grupo.

Essa é uma jornada em contínua evolução, que a Companhia vem trilhando com a participação ativa de todos os seus negócios. As consequências da pandemia de covid-19, as resoluções da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) e as demandas da sociedade elevaram a importância dos temas governança e integridade, transição energética, responsabilidade com a comunidade e saúde e segurança. Para melhor refletir esse cenário, as metas do Grupo relacionadas a esses temas ainda estão em elaboração.

Relatórios

Relatório 2021

O Relatório Integrado 2021 do Grupo Ultra está alinhado às diretrizes da GRI - Global Reporting Initiative versão Standard opção Essencial, em relação à gestão e divulgação das informações ESG.

O conteúdo abrange informações de mercado, econômico-financeiras, operacionais e ambientais, sociais e de governança (ESG) de todos os negócios do Grupo Ultra: Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma, além dos dados da Holding Ultrapar.

ACESSE O RELATÓRIO 2021    RELATÓRIOS ANTERIORES

Relatórios dos negócios

Ipiranga: Relatório de Sustentabilidade e iniciativas ESG

Ultragaz: Relatório de Sustentabilidadeiniciativas ESG

Ultracargo: iniciativas ESG

Este website usa cookies temporários para garantir segurança e registro de métricas. Ao continuar navegando você concorda com o uso deles.

GRUPO ULTRA © 2022. Todos os direitos reservados. - Sobre Cookies | Política de Privacidade | Política de Segurança da Informação