ir para o conteúdo
Grupo Ultra apresenta seu Relatório Integrado 2020 14/05/2021

O Grupo Ultra divulga seu Relatório Integrado 2020 com dados que cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020 e abrangem a Holding e seus principais negócios do Grupo: Ultragaz, Ultracargo, Oxiteno, Ipiranga e Extrafarma.

Um dos destaques positivos do ano ficou por conta dos resultados financeiros, conquistados com base nos focos de crescimento com rentabilidade e de disciplina de custos, que alcançou números crescentes apesar da forte crise sanitária e econômica, desencadeada por conta da pandemia de Covid-19. A rápida capacidade de adaptação garantiu a continuidade das operações nos negócios, preservando a solidez financeira da Companhia, que apresentou índices positivos em todos os negócios, exceto Ipiranga, cuja atividade foi diretamente afetada pelas medidas de isolamento social e restrições à mobilidade.

Durante o período, merece também destaque as evoluções em temas relacionados a ESG. Por mais um ano, a Companhia foi destaque no índice Carbon Disclosure Project (CDP), obtendo novamente a nota B na dimensão Mudanças Climáticas, superando a média regional da América do Sul e do setor de varejo de óleo e gás, classificados no score D e alcançando a mesma nota na classificação de Segurança Hídrica, que marca positivamente sua estreia nesta categoria.

Já no relacionamento com o entorno, o Grupo investiu R$ 57 milhões em iniciativas de responsabilidade social em 2020, sendo R$ 37 milhões destes destinados às ações de combate à pandemia, como a doação de insumos e equipamentos hospitalares, alimentos para populações carentes, apoio à cadeia de valor, entre outras.

No desenvolvimento de ações em ética e integridade, 96% dos colaboradores foram treinados em temas anticorrupção. Ademais, foram realizadas 15 mil pesquisas reputacionais para apoiar a contratação de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios, bem como o monitoramento contínuo sobre as partes relacionadas, para preservar a idoneidade das transações.

Por fim, no que tange ao desenvolvimento de pessoas, cada colaborador concluiu 23 horas de treinamento em média, o que contribui diretamente com o aprimoramento profissional. O Grupo Ultra fechou o ano com mais de 15 mil colaboradores.

Por estas e outras realizações, é possível demonstrar os avanços desta trajetória em ESG, que inclui ainda a conclusão do primeiro processo de materialidade na Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma, a atualização da matriz de materialidade da Ultragaz e o lançamento do Plano Estratégico de Sustentabilidade da Oxiteno, com ambições para 2030.

O diretor-presidente do Grupo Ultra, Frederico Curado, ressaltou o momento da companhia. “Os objetivos da Holding Ultrapar são garantir que haja mais convergência entre as ações desenvolvidas em cada empresa, em torno de nossos temas materiais e que os impactos positivos de nossas atividades sejam potencializados. A definição das ambições para 2030 reforçará nosso compromisso com a sustentabilidade”.

Além de estar em conformidade com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI)*e inspirado nas diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC)** para apresentar os resultados da organização a partir de um pensamento integrado, a publicação inicia seu trabalho de reportar alguns indicadores da metodologia Sustainability Accounting Standards Board (SASB)***. 

O relatório completo está disponível para consulta no site https://relatorio.ultra.com.br/rao-2020/

*(GRI): A Global Reporting Initiative é uma organização internacional independente, que tem como objetivo ajudar organizações, sejam elas políticas ou civis, a compreenderem e comunicarem seus impactos em questões críticas de sustentabilidade, como mudanças climáticas, direitos humanos, governança e bem-estar social. Dessa forma, permite ações reais para criar benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos.

**(IIRC): Nova tendência no âmbito dos relatos corporativos, o relato integrado foi criado pelo International Integrate Reporting Council (IIRC), uma aliança internacional de reguladores, investidores, empresas, organismos de normalização, profissionais de contabilidade e ONGs.

***(SASB): O Sustainability Accounting Standards Board é uma organização independente de definição de padrões que promove a divulgação de informações materiais de sustentabilidade para atender às necessidades dos investidores.

Este website usa cookies temporários para garantir segurança e registro de métricas. Ao continuar navegando você concorda com o uso deles.

GRUPO ULTRA © 2021. Todos os direitos reservados. - Sobre Cookies | Política de Privacidade