ir para o conteúdo
Grupo Ultra sedia 40ª edição da ASPEN, junto com iBesc 04/05/2022

O Grupo Ultra sediou recentemente a 40ª edição da ASPEN (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional), junto ao Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc). O evento colocou em debate o tema “abastecimento, políticas públicas e eficiência logística” e contou com a participação de diversas lideranças empresariais.

Os assuntos mais relevantes para o setor foram apresentados por nomes como o diretor executivo do Grupo Ultra, Marcelo Araújo, pelo presidente da Ultracargo, Décio Amaral, e pelo CEO da Ipiranga, Leonardo Linden, entre outros executivos do mercado de óleo e gás e entidades da Agência Nacional do Petróleo e do Ministério de Minas e Energia. 

O diretor executivo do Grupo Ultra, Marcelo Araújo, falou sobre a capilaridade do Grupo, presente em 85% dos municípios do país, e sobre os desafios para levar mais eficiência ao abastecimento do interior do Brasil. Araújo avalia que é necessário fortalecer a segurança jurídica e a previsibilidade para viabilizar projetos de longo prazo envolvendo a construção de ferrovias e dutovias, modais que poderiam deixar a distribuição de combustíveis mais eficiente e sustentável. 

O presidente da Ultracargo, Décio Amaral, reforçou a necessidade de avanço no marco regulatório das ferrovias e mostrou dados que estimam uma redução de cerca de 75 mil caminhões ao ano no entorno do Porto de Santos, a partir da construção de um ramal ferroviário, ligando o Terminal da Ultracargo à malha ferroviária do entorno:

Ainda no tema da logística e sustentabilidade, o CEO da Ipiranga, Leonardo Linden, falou sobre o potencial do Brasil na questão da produção de energias limpas e dos biocombustíveis, e fez considerações para possibilitar o avanço dos programas RenovaBio e Cbios.

O debate foi mediado pela diretora da ANP, Symone Araújo, que destacou que as sugestões dos participantes serão levadas para a agência. O conjunto de debates e visitas promovidos pelo Instituto Besc, têm por objetivo conectar os principais stakeholders do setor, para que, juntos, possam avançar em soluções para resolver os gargalos de infraestrutura e melhorar as condições para o desenvolvimento do país através de seus negócios. Segundo a presidente do Instituto, Jussara Ribeiro, as reuniões foram criadas durante a pandemia diante dos desafios logísticos de garantir o abastecimento de alimentos, combustíveis, remédios e outros insumos no período do combate à Covid-19 e, têm trazido à tona temas importantes e revelado a resiliência dos empreendedores brasileiros.

Este website usa cookies temporários para garantir segurança e registro de métricas. Ao continuar navegando você concorda com o uso deles.

GRUPO ULTRA © 2022. Todos os direitos reservados. - Sobre Cookies | Política de Privacidade | Política de Segurança da Informação