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Grupo Ultra divulga os resultados do terceiro trimestre de 2020 05/11/2020

Neste trimestre, apresentamos crescimento de EBITDA tanto em relação ao terceiro trimestre de 2019 quanto em relação ao segundo trimestre de 2020, confirmando nossa expectativa de que o pior momento da crise já passou. Nossas medidas emergenciais e rapidez na resposta aos primeiros efeitos da crise, bem como as iniciativas de apoio à nossa cadeia de valor, foram efetivas para manter nossas atividades em operação, garantindo a entrega dos serviços essenciais para a população e preservando a saúde dos nossos colaboradores.

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Desempenho de cada negócio

O volume vendido da Ultragaz no 3T20 apresentou queda de 1% em relação ao 3T19, fruto principalmente da redução de 2% das vendas no segmento envasado, em função do menor volume vendido para a região Sudeste. No segmento granel, o volume foi 1% maior, devido principalmente ao aumento nas vendas para indústrias e de gases especiais (propelente), parcialmente compensadas pela menor demanda de comércios e serviços, em função dos efeitos da pandemia. Em relação ao 2T20, o volume vendido cresceu 5%, devido à recuperação de vendas no segmento granel.

A  capacidade estática média da Ultracargo aumentou 11% em relação ao 3T19, fruto da entrada em operação das expansões de capacidade em Santos e Itaqui nos últimos doze meses. Consequentemente, o m³ faturado cresceu 14%, com maior movimentação de combustíveis e maior movimentação spot. Em relação ao 2T20, houve um crescimento de 3% no m³ faturado, principalmente em função da maior movimentação de combustíveis em Itaqui e Suape. 

O volume de especialidades químicas da Oxiteno apresentou aumento de 8% na comparação com o 3T19, resultado de fortes vendas no segmento de higiene e beleza no mercado interno, algo já observado desde o 2T20, do aumento nas vendas nos Estados Unidos (+41%) e de maiores exportações. O volume de commodities apresentou redução de 13%, em função da menor demanda no mercado. Em relação ao 2T20, o volume total cresceu 22%, fruto principalmente da recuperação das vendas nos segmentos de fluidos automotivos, tintas e vernizes.

A Ipiranga apresentou redução de 11% no volume vendido em relação ao 3T19, em função dos efeitos da pandemia que impactaram de forma significativa o consumo de combustíveis no Brasil desde o final de março. O ciclo Otto, segmento mais afetado, registrou redução no volume de vendas de 17% no trimestre, enquanto o volume de diesel reduziu 5%. Apesar da queda em relação ao ano anterior, o volume foi 20% maior que o do 2T20, com crescimento de 24% no ciclo Otto e 16% no diesel, fruto da recuperação gradual ao longo dos meses.

A Extrafarma encerrou o 3T20 com 408 lojas, sendo 8 aberturas e 23 fechamentos nos últimos doze meses, uma redução de 4% na sua base, resultado da maior seletividade na expansão e maior rigor em relação a lojas com baixo desempenho. Ao longo do 3T20, as lojas localizadas em shoppings retomaram suas operações, porém ainda com horário reduzido de funcionamento e com fluxo aquém do período pré-pandemia. Ao final do 3T20, as lojas em maturação (com até três anos de operação) representavam 32% da rede.

Para mais detalhes sobre o desempenho de cada negócio, acesse o release de resultados do 3T20.