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Nossos négocios - IPIRANGA
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Caros acionistas, consumidores, parceiros e colaboradores,

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O ano de 2018 foi marcado por importantes avanços na gestão e governança da Ultrapar. Como parte de um processo planejado e consistente com a boa governança da Companhia, Paulo Guilherme Aguiar Cunha, após mais de três décadas de inestimáveis contribuições, foi nomeado Presidente Emérito do Conselho de Administração, posição honorífica e vitalícia. Para sucedê-lo foi eleito Pedro Wongtschowski, Vice-Presidente do Conselho de Administração e que atuou como Diretor-Presidente da Ultrapar entre 2007 e 2012. Outras importantes sucessões ocorreram na Diretoria, na liderança das empresas Extrafarma, Ultragaz e Ipiranga, igualmente em um processo sucessório planejado e que combinou promoção de talentos internos e atração de talentos externos.

Ao longo do ano, dedicamos tempo e recursos para aprimorar nosso processo de planejamento estratégico, visando uma melhor integração e dinâmica das análises de nossos negócios, com extensão do horizonte de planejamento, harmonização de premissas e parâmetros entre as empresas, acompanhamento mais próximo e frequente, consolidação dos orçamentos anuais e planos de investimentos e uma sistemática de análise do portfólio de investimentos da Ultrapar.

Em uma outra frente, foram formalizadas ou aperfeiçoadas importantes políticas corporativas, como a de Gestão de Riscos (de caráter geral), Gestão de Riscos Financeiros, Divulgação de Fatos Relevantes, Negociação de Valores Mobiliários e Política Concorrencial, consistentemente com o compromisso inabalável de nossa organização com a melhoria contínua das práticas de governança e o comportamento ético e transparente de nossas pessoas.

Do ponto de vista macroeconômico, o ano iniciou-se sob a expectativa positiva do País recuperar-se da recessão mais profunda de sua história. Entretanto, a escalada nos preços do petróleo, em conjunto com uma forte desvalorização cambial, ocasionou um significativo aumento nos preços de combustíveis e, consequentemente, dos custos de transporte rodoviário, culminando na greve dos caminhoneiros que paralisou o País e impactou praticamente todos os setores da economia. Esse problema, aliado às incertezas das eleições majoritárias, levou o Brasil a ter um crescimento apenas moderado em 2018.

Nesse contexto, considerando que nossos negócios guardam grande correlação com o desempenho da economia nacional, atuamos firmemente na gestão de custos, despesas e de emprego de capital, buscando aumentar a eficiência de nossas operações, otimizar investimentos e reduzir o capital de giro de nossas empresas. Nesse ambiente de pouca expansão econômica e consequente acirramento da competição, tivemos impacto em alguns de nossos resultados. Em 2018, a Ultrapar registrou R$ 3.069 milhões de EBITDA e R$ 1.132 milhões de lucro líquido, que, embora configurem resultados sólidos, ficaram aquém das nossas expectativas e foram inferiores àqueles registrados em 2017.

As iniciativas voltadas ao controle de custos e maior seletividade nos investimentos de capital nos levaram a um excelente resultado de geração operacional de caixa, que atingiu R$ 1,4 bilhão em 2018, inclusive superior ao resultado de 2017

Na Ipiranga, fortalecemos o modelo de gestão para garantir mais agilidade ante a oportunidades e os desafios do mercado. Reforçamos o relacionamento com nossos revendedores e modificamos a organização com vistas a facilitar a captura de valor nos negócios adjacentes à distribuição de combustível, como a franquia de lojas de conveniência am/pm e as plataformas de relacionamento com o cliente, com destaque para o KMV – Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do País. Após um primeiro semestre difícil, inclusive em função da greve dos caminhoneiros, a Ipiranga iniciou um processo de recuperação gradual e consistente na segunda metade do ano, que fortalece nossa convicção de uma melhoria de resultados a partir de 2019. Em 2018, adicionamos 67 padarias e 54 beer caves à nossa rede, além de 78 novas lojas am/pm e 37 unidades Jet Oil que se consolidaram como 2ª e 6ª maiores redes de franquias do País, respectivamente, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Entre outras iniciativas, o aplicativo abastece e já é utilizado por mais de 1,4 milhão de pessoas como meio de pagamento e troca de pontos do programa KMV.

A Oxiteno iniciou sua operação na nova planta de alcoxilação no Texas, EUA, uma fábrica no estado da arte tecnológico e de automação, completando, assim, esse importante projeto de cerca de US$ 200 milhões em investimentos para uma presença no maior mercado de tensoativos do mundo. Adicionalmente, a Companhia segue comprometida com suas atividades de pesquisa e desenvolvimento para continuamente ampliar seu portfólio de especialidades químicas, com maior potencial de valor agregado, tendo lançado 22 novos produtos em 2018.

Ao longo de 2018, a Ultragaz continuou investindo com pioneirismo em inovação e excelência operacional, que, associados a uma forte disciplina na gestão de custos e despesas, vêm consolidando a Companhia como uma referência mundial em distribuição de GLP. Com soluções digitais para seus clientes, automação da força comercial e revendas informatizadas, a Companhia deve seguir crescendo organicamente no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, enquanto analisa eventuais oportunidades para sua expansão no mercado internacional. Em 2018, a Ultragaz desenvolveu e lançou sete novas aplicações de GLP para a indústria, o agronegócio, o comércio e os serviços, resultando em mais de 900 novos clientes no ano.

A Ultracargo teve um excelente desempenho em 2018, mesmo no cenário de redução das importações de combustíveis que afetou todo o setor de armazenamento de granéis líquidos. Sua agilidade e flexibilidade permitiu aproveitar oportunidades no mercado de etanol e de químicos, compensando a redução de demanda por armazenamento e movimentação de combustíveis. Para 2019, a Companhia continuará investindo na expansão de sua capacidade, principalmente nos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA).

No que tange à Extrafarma, o ano de 2018 foi de acirramento do ambiente competitivo do mercado de varejo farmacêutico, com pressão sobre as margens e os processos de expansão das principais redes. Nesse sentido, a Companhia reduziu seu ritmo de expansão das lojas, aplicando maior seletividade em sua localização e potencial de rentabilidade, priorizando o adensamento da rede e a otimização logística. Adicionalmente, a Extrafarma implementou um novo sistema de varejo, que permitirá ganhos de produtividade e melhor gestão de estoques nos centros de distribuição e nas lojas, além de proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus clientes.

Para 2019, nossa expectativa é de melhora no cenário macroeconômico brasileiro, com mais geração de emprego e renda, impulsionando a expansão da demanda no mercado interno. Essa combinação de fatores será benéfica para nossos negócios, que têm potencial de alavancagem em relação ao crescimento do PIB e também se beneficiarão da maturação dos investimentos realizados nos últimos anos. Na Ultrapar, portanto, projetamos crescimento em todos os nossos negócios nos próximos anos, com melhoria de rentabilidade e rápida redução da alavancagem financeira, o que nos permitirá aumentar nossa capacidade de investimentos e prospecção de oportunidades de mercado.

Acreditamos em nossa capacidade de criação de valor através de nossa atuação na gestão de empresas de qualidade, que se caracteriza por um bom posicionamento de mercado, diferencial competitivo tangível, boa capacidade de geração de caixa e de retorno sobre o capital empregado e que tenham uma equipe de liderança competente. Definimos ainda que nossos negócios sejam conduzidos em estreita aderência aos princípios do Ultra – segurança em primeiro lugar; governança, integridade e transparência de gestão; disciplina e solidez financeira; satisfação do cliente como base do sucesso; diferenciação como fator de competitividade; excelência operacional; e times de alta competência e desempenho.

Assim, estamos determinados a assegurar que a Companhia siga sua trajetória bem-sucedida de contribuição para o desenvolvimento do País, respeito aos nossos clientes, consumidores, acionistas, parceiros de negócios, funcionários, fornecedores, mercado de capitais e sociedade em geral. Aproveitamos para agradecer a cada um de nossos stakeholders por sua confiança e contribuição para o aprimoramento da Ultrapar e de seus negócios.