ir para o conteúdo
Medicamentos vencidos trazem risco à saúde e ao meio ambiente 09/08/2021

Assim como os medicamentos podem representar um risco para a saúde quando não são consumidos da forma indicada pelo médico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de maneira incorreta.

Para o descarte correto dos medicamentos, o consumidor conta com a opção da logística específica, onde farmácias aceitam medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.

Riscos do descarte incorreto

Medicamentos descartados na pia, no vaso sanitário e no lixo comum podem levar à contaminação do solo e da água de lençóis freáticos, com impactos negativos para a flora e a fauna da região.

Mesmo em quantidades muito baixas, as substâncias presentes nos medicamentos podem afetar o organismo de animais. Além disso, a água de lençóis freáticos contaminados pode chegar às residências por meio da distribuição da rede pública de saneamento.

“No caso dos antibióticos, o descarte inadequado é ainda mais preocupante, pois quando expostos ao meio ambiente esses medicamentos podem tornar bactérias resistentes à substância em questão. Por isso é de extrema importância que os produtos vencidos sejam encaminhados à farmácia, onde podem ser descartados de forma segura”, diz Ana Emilia Batista, farmacêutica da rede Extrafarma.

Este website usa cookies temporários para garantir segurança e registro de métricas. Ao continuar navegando você concorda com o uso deles.

GRUPO ULTRA © 2021. Todos os direitos reservados. - Sobre Cookies | Política de Privacidade