A Ultrapar comunicou o início do processo de transição do cargo de Diretor Presidente da companhia, com conclusão em abril de 2025.
Como previsto, Marcos Lutz, atual Diretor Presidente, será indicado pela administração da Companhia para compor a chapa da próxima eleição do Conselho de Administração e ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração, passando então a exercer o papel de Executive Chairman. Lutz também terá o papel de Presidente do Conselho dos principais negócios do Grupo (Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Hidrovias).
Para assumir a posição de Diretor Presidente da Ultrapar, após a conclusão do processo de transição, o Conselho indicou Rodrigo Pizzinatto, executivo com uma sólida carreira de 25 anos no Grupo Ultra.
Pizzinatto ingressou na companhia como estagiário no ano da abertura de capital e ocupou diversas posições na holding do Grupo, em áreas como M&A, tesouraria, planejamento e relações com investidores. Como CEO da Extrafarma entre 2018 e 2020, liderou o redirecionamento estratégico e o turnaround da companhia. De volta à holding em outubro de 2020 na posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, liderou o processo de revisão do portfólio do Grupo, redução do custo de capital e maior disciplina na alocação de capital, além da renovação da estratégia e das lideranças. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui MBA pela Universidade de Stanford.
A escolha de Pizzinatto para a posição de Diretor Presidente da Ultrapar e a permanência de Marcos Lutz na liderança dos conselhos e como acionista relevante reforçam o pilar estratégico da companhia de garantir densidade de talentos alinhados à nossa cultura, além de assegurar a continuidade do plano de geração de valor e a consolidação da Ultrapar como alocadora de capital de longo prazo.
Alexandre Palhares, que desde maio deste ano ocupava o cargo de Diretor de Planejamento, Relações com Investidores e Tesouraria da Ultrapar, assumirá a posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Palhares é formado em administração de empresas, com MBA em gestão de negócios e inovação pela FIA. Ele teve passagens pelas áreas financeiras de empresas como Embraer, Cosan e Eurofarma, onde exerceu a função de Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores.
A Ultrapar reforça ainda que o processo de transição será realizado com o usual planejamento e transparência, assegurando a continuidade de sua estratégia e preparação de suas lideranças para um novo ciclo de crescimento.