Gráfico
Foto
Infográfico
Página Inicial > Segmentos de atuação > Oxiteno
Página: 1 > 2 > 3

Em 2010, a Oxiteno avançou substancialmente para a conclusão de um grande ciclo de investimentos.


crescimento de 41% de EBITDA



Tais investimentos tiveram foco na expansão de capacidade de especialidades químicas direcionadas principalmente para cosméticos, detergentes, tintas, vernizes e para o setor agroquímico, segmentos que têm apresentado crescimento superior ao da economia brasileira nos últimos anos. Este ciclo de expansão contribui para consolidar a posição de liderança da Oxiteno no mercado de especialidades químicas na América Latina, sendo a única produtora de óxido de eteno no Brasil e de álcoois graxos na América Latina. No México, onde a empresa iniciou seu processo de internacionalização em 2003, a Oxiteno se tornou ao longo dos anos a maior produtora e exportadora de etoxilados do país. Na Venezuela, a Oxiteno Andina também é líder nos mercados de polióis e etoxilados.

A Oxiteno concluiu em 2010 a expansão de sua unidade de etoxilados no Brasil, que adicionou 70 mil toneladas à sua capacidade de produção, consolidando a posição da Oxiteno como segundo maior etoxilador no mundo. Em paralelo, a Oxiteno deu sequência ao projeto de expansão de sua capacidade de produção de óxido de eteno, com a instalação de novos reatores, que adicionarão 90 mil toneladas à capacidade atual de Camaçari e têm partida prevista para 2011.

Estas expansões permitiram à Oxiteno atingir um novo patamar de escala, além de aumentar suas vendas de especialidades químicas, produtos com maior valor agregado e relativamente menos impactados pelos ciclos petroquímicos que as commodities. Este posicionamento diferenciado da Oxiteno foi evidenciado em seus resultados em 2010, quando, apesar da valorização do Real durante o ano, o EBITDA apresentou crescimento de 41%, impulsionado pelo crescimento de 8% no volume vendido de especialidades e pela estabilidade nos preços de matéria-prima.

2011 | Ultrapar Participações S.A. - Privacidade e condições de uso | Site melhor visualizado no Internet Explorer 8 ou superior em 1024x768