Infográfico
Página Inicial > Fundamentos da gestão > Estratégia e modelo de gestão
Página: 1 > 2 > 3

estratégia e modelo de gestão

Na Oxiteno, maior produtora de especialidades químicas da América Latina, está em finalização um ciclo significativo de investimentos, que fortaleceu suas vantagens competitivas e consolidou sua posição de liderança na América Latina. Este ciclo foi planejado para atender à crescente demanda por especialidades químicas, ampliando a oferta de produtos de maior valor agregado, notadamente aqueles direcionados aos segmentos de cosméticos, detergentes, tintas, vernizes e agroquímicos, segmentos com forte crescimento nos últimos anos e com perspectivas positivas. Em adição, a estratégia de expansão da Oxiteno também envolve o processo de internacionalização, visando à ampliação de seu mercado de atuação e o acesso a matérias-primas com custos mais competitivos, além de viabilizar o intercâmbio de tecnologia de produtos e processos e de relacionamento estabelecidos com clientes multinacionais, modelo testado com sucesso nas aquisições da Oxiteno México e Oxiteno Andina.

A Ultracargo realizou investimentos relevantes para expansão de sua capacidade de armazenagem, elemento central de sua estratégia. As aquisições da União Terminais e do terminal da Puma em Suape, somadas às expansões orgânicas realizadas, consolidaram a posição de liderança da Ultracargo no segmento de armazenagem de granéis líquidos no Brasil. A venda de seus negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário em 2010 permitiu-lhe focar sua atuação em terminais e maximizar o potencial de crescimento e rentabilidade do negócio de armazenagem.

No negócio de distribuição de GLP, a estratégia recente consistiu no fortalecimento de sua marca e excelência operacional, com foco na qualificação das revendas, redução de custos e gestão dos canais de venda, buscando acompanhar a evolução dos hábitos dos consumidores. A Ultragaz também prosseguiu com a estratégia de ampliar sua presença geográfica, especialmente em regiões com maior potencial de crescimento, além de fortalecer sua liderança no UltraSystem, segmento de GLP a granel.

O modelo de gestão adotado pela Ultrapar é um dos pilares de sua reconhecida capacidade de planejamento e execução. A Ultrapar adota um modelo de gestão flexível, baseado na condução dos negócios com o olhar especializado de cada uma de suas áreas de atuação e na centralização de determinadas atividades comuns. Este modelo permite o compartilhamento de conhecimentos e ganhos significativos de escala, mantendo a gestão de cada negócio focada em suas especificidades.



2011 | Ultrapar Participações S.A. - Privacidade e condições de uso | Site melhor visualizado no Internet Explorer 8 ou superior em 1024x768