Infográfico
Página Inicial > Fundamentos da gestão > Estratégia e modelo de gestão
Página: 1 > 2 > 3

estratégia e modelo de gestão

A Ultrapar adota uma estrutura organizacional enxuta, que se reflete na agilidade para tomada de decisões e na menor complexidade de gestão. A diretoria executiva da empresa, por exemplo, é composta de somente seis pessoas: diretor-presidente, diretor financeiro e diretores-superintendentes de cada um dos quatro negócios.

Para alavancar os benefícios da sua escala, a gestão financeira centralizada e a abertura de capital de uma única empresa proporcionam maior capacidade e flexibilidade financeira, além de maior liquidez no mercado de capitais, com consequentes menores custos de captação. A centralização de atividades comuns entre divisões de negócio, como a gestão financeira, jurídica e de tecnologia de informação, permite ganhos adicionais de escala, estrutura mais eficiente e parque tecnológico mais robusto.

A utilização de ferramentas de gestão tem sido fundamental para a convergência de toda a organização para os objetivos estabelecidos e alinhamento de interesses entre executivos e acionistas. Como base de processo decisório da Ultrapar destaca-se o uso da métrica de geração de valor EVA® (Economic Value Added), que estabelece as metas de longo prazo da companhia para definir a remuneração variável de seus executivos, além de permitir a análise de ganhos de criação de valor de projetos de investimentos e aquisições. A Ultrapar também adota o método Balanced Scorecard® (BSC) para estabelecer objetivos operacionais a partir da estratégia desenhada para a companhia, considerando-se metas financeiras, de mercado, de processos internos e de crescimento.

2011 | Ultrapar Participações S.A. - Privacidade e condições de uso | Site melhor visualizado no Internet Explorer 8 ou superior em 1024x768