Gráfico
Tabela
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desempenho econômico-financeiro

Receita líquida
A Ultrapar apresentou em 2010 uma receita líquida de R$ 42.482 milhões, crescimento de 18% em relação a 2009, em função do maior volume de operações em todos os negócios e da consolidação da Texaco a partir do 2T09, parcialmente compensados pela venda dos negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário da Ultracargo. A receita líquida da Ipiranga somou R$ 36.483 milhões em 2010, aumento de 20% em relação a 2009, em função do maior volume vendido, da maior participação de gasolina na composição de produtos e do aumento nos custos do etanol decorrente da menor disponibilidade do produto, parcialmente compensados pela redução no custo do diesel ex-refinaria ocorrida em junho de 2009. A Oxiteno apresentou uma receita líquida de R$ 2.083 milhões, aumento de 9% em relação a 2009, apesar do Real 12% mais valorizado, em função do crescimento de 8% no volume e da recuperação nos preços médios em dólares. A receita líquida da Ultracargo totalizou R$ 293 milhões, 13% abaixo de 2009, em função da venda dos negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário, parcialmente compensada pelo crescimento na armazenagem média nos terminais de granéis líquidos. A receita líquida da Ultragaz foi de R$ 3.661 milhões em 2010, 6% superior a 2009, em função do maior volume vendido, do aumento no custo do GLP para uso no segmento granel a partir de janeiro de 2010 e das iniciativas comerciais e programas de eficiência operacional implementados.

Custo dos produtos e serviços
O custo dos produtos e serviços da Ultrapar foi de R$ 39.323 milhões em 2010, aumento de 18% em relação a 2009, em função do maior volume de operações em todos os negócios e da consolidação da Texaco a partir do 2T09, parcialmente compensados pelo efeito da venda dos negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário da Ultracargo. O custo dos produtos vendidos da Ipiranga totalizou R$ 34.524 milhões, 20% acima de 2009, em função do maior volume vendido, da maior participação de gasolina na composição de produtos e do aumento nos custos do etanol decorrente da menor disponibilidade do produto, parcialmente compensados pela redução no custo do diesel ex-refinaria ocorrida em junho de 2009. O custo dos produtos vendidos da Oxiteno totalizou R$ 1.655 milhões, aumento de 4% em relação a 2009, em função do crescimento de 8% do volume vendido, do maior custo variável unitário em dólar das matérias-primas e de custos extraordinários associados à parada para manutenção da planta de Camaçari, efeitos parcialmente compensados pelo Real 12% mais valorizado. O custo dos serviços prestados pela Ultracargo totalizou R$ 138 milhões, 31% abaixo de 2009, apesar do crescimento da armazenagem média em seus terminais, em função do efeito da venda dos negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário. O custo dos produtos vendidos da Ultragaz totalizou R$ 3.076 milhões, aumento de 4% em relação a 2009, em função do aumento de 6% no custo do GLP ex-refinaria para uso no segmento granel a partir de janeiro de 2010 e do maior volume vendido.

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