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relacionamento com públicos estratégicos

Na Ipiranga, a estratégia de inovação e diferenciação no atendimento e conveniência é evidenciada pelo lançamento constante de produtos e serviços específicos para cada segmento de atuação. Dentre as iniciativas de 2010, a abertura de padarias nas lojas am/pm se mostrou uma significativa alavanca de vendas, chegando a representar 30% do faturamento em algumas lojas. Os produtos de marca própria, que passaram a ser vendidos nas lojas am/pm em 2010, oferecem ao revendedor o benefício de uma fonte adicional de receita, além de fortalecer a marca am/pm. Outras iniciativas recentes de muito sucesso foram o Km de Vantagens, programa pioneiro de fidelização no mercado de combustíveis por meio de recompensas e benefícios a clientes e revendedores que já conta com mais de cinco milhões de participantes, e a Jet Oil Motos, primeira rede de troca de óleo e serviços especializada para atender uma frota crescente de motocicletas que praticamente dobrou em cinco anos. Estas iniciativas estratégicas de diferenciação da Ipiranga resultam em uma melhor proposta de valor para os clientes e revendedores, gerando benefícios para a cadeia com um todo – o consumidor tem acesso a produtos diferenciados, o revendedor tem maiores receitas e o posto tem um posicionamento diferenciado, contribuindo para evolução dos resultados da empresa.

Para a Oxiteno, a inovação é uma das diretrizes essenciais para atingir sua estratégia de maximizar as vendas de especialidades químicas e a agregação de valor aos seus produtos. Nos últimos três anos, a Oxiteno desenvolveu mais de 40 novos produtos e destinou recursos relevantes para pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos. O acetato de sec-butila, por exemplo, novo solvente lançado no final de 2009, tem sido com sucesso introduzido no segmento de tintas e vernizes, e ao mesmo tempo posicionou a Oxiteno como a única produtora no continente. A Oxiteno também atua em outras frentes para incorporar novas tecnologias e matérias-primas de origem vegetal ao seu processo para ampliar sua oferta de produtos renováveis, como os álcoois graxos e os solventes derivados da cana-de-açúcar.

Na Ultragaz, por trás da aparente estabilidade do mercado de GLP, existe um mercado de varejo muito dinâmico, no qual os hábitos dos consumidores mudam constantemente, gerando oportunidades para a empresa. Visando acompanhar a evolução do mercado e diferenciar-se da concorrência, frente a essa nova realidade, a Ultragaz desenvolveu e ampliou novos canais de venda e meios de pagamentos. Nos últimos anos, a empresa expandiu a participação do Disk Gás e dos pedidos online e introduziu a encomenda de botijões por meio de mensagem de celular. Estas iniciativas oferecem maior comodidade para os clientes e geram maior valor agregado e otimização logística à Ultragaz. Estes princípios também se estendem para o segmento granel, em que a Ultragaz é pioneira e líder destacada, e no qual vem desenvolvendo novas formas de aplicação para seus produtos, como o aquecimento localizado para inicializar o funcionamento de fornos industriais, principalmente de siderúrgicas e metalúrgicas.



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