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relacionamento com públicos estratégicos

Fornecedores e revendedores

O relacionamento da Ultrapar com seus fornecedores e sua rede de revendedores é pautado pelo compartilhamento de valores e princípios que abrangem questões relacionadas à ética, sustentabilidade, visão empresarial, qualidade e segurança. Os fornecedores da Ultrapar seguem rígidas exigências relacionadas a padrões de qualidade de seus processos, produtos e serviços, incluindo o cumprimento de requisitos sociais e ambientais na cadeia de suprimentos.

A fim de fortalecer o relacionamento com a sua rede de revendedores e a fidelidade à marca, a Ipiranga desenvolve diversos programas de incentivo. A empresa anualmente premia os revendedores que se destacaram no cumprimento de metas pré-estabelecidas com viagens para o exterior através do programa de relacionamento Clube do Milhão. A Ipiranga também estabelece programas de relacionamento com os frentistas dos postos, como o Clube VIP, visando à valorização dos funcionários dos postos e o incentivo à venda de produtos de maior valor agregado. Seguindo esta estratégia, a empresa oferece desde 2006 o Treinamento VIP para estabelecer um padrão de atendimento para a rede Ipiranga, divulgar os programas de incentivo e orientar os atendentes de postos sobre as promoções vigentes, percorrendo todas as regiões do país em unidades de capacitação itinerantes (ônibus-escola) adaptadas para funcionar como salas de aula. Complementando essas iniciativas, a Ipiranga mantém há dez anos o Programa de Gestão de Revenda (PGR) com foco no aprimoramento da gestão dos postos revendedores, com treinamento em gestão administrativa e financeira, marketing, legislação e meio ambiente. Seguindo a mesma linha do PGR, a Ipiranga também mantém o Programa Gestão de Negócios de Varejo, através do qual oferece treinamento desenvolvido exclusivamente para as franquias am/pm e Jet Oil para aumentar a especialização de seus revendedores.

Na mesma linha, a Ultragaz mantém o Programa de Qualificação de Revendas, que tem como objetivo padronizar as boas práticas de gestão das revendas da Ultragaz, que incluem padronização da marca, qualidade de gestão e cumprimento estrito da legislação do setor. Através de um processo de avaliação, as revendas são classificadas em categorias (diamante azul, diamante, ouro e oportunidade), o que permite ao participante verificar o seu nível de desempenho em relação ao padrão de excelência de gestão Ultragaz e serve como estímulo para o constante aprimoramento. Em 2010, mais de três mil revendas participaram do programa, um crescimento expressivo em relação a 2008, início do programa, quando mais de 700 revendas foram avaliadas. Das revendas que participaram do programa em 2010, 228 se qualificaram como diamante azul, 109% superior a 2009, indicando a evolução na qualidade da rede de revendas no último ano.



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