Crescimento acelerado
Foram abertas 71 lojas em 2016, o dobro do ano anterior
O ano de 2016 marcou o nascimento de uma nova Extrafarma. Além da nova identidade visual, a sexta maior rede de farmácias do país e com mais de 5,7 mil funcionários revisou seu posicionamento por meio do estabelecimento de quatro grandes iniciativas estratégicas.
A primeira delas é a experiência diferenciada de compra que oferece a seus clientes. Para isso, foi feito investimento em um novo modelo de loja, mais moderno, iluminado e com gôndolas mais baixas para permitir uma melhor sinalização e visualização pelos clientes de todas as categorias de produtos. Também foi realizada uma revisão completa dos processos de loja, proporcionando uma melhor experiência de compra aos nossos clientes.
A segunda iniciativa estratégica é incrementar a excelência operacional. Foram lançados programas para promover ganhos de produtividade em todas as áreas da empresa, como, por exemplo, a construção de um novo centro de distribuição no Pará, mais moderno e com maior capacidade de armazenamento.
A expansão acelerada é a terceira iniciativa estratégica da rede. Em 2016, foram abertas 71 lojas, o dobro do ano anterior, encerrando o ano com 315 unidades. O crescimento foi também geográfico, com a entrada em novos estados do Norte e Nordeste, como Tocantins, Paraíba e Pernambuco, bem como o adensamento nos demais mercados onde a Extrafarma já estava presente. Para 2017, a rede planeja um ritmo de abertura de lojas ainda mais acelerado.
Por fim, pessoas como diferencial competitivo. Para manter a qualidade de atendimento em uma trajetória de expansão acelerada da rede, foi realizado um trabalho de fortalecimento das lideranças e equipe (saiba mais sobre o trabalho de formação em Gestão de Pessoas).
Número de lojas, receita bruta e EBITDA
5,7 mil
pessoas fazem parte da Extrafarma, o maior negócio em número de funcionários do Ultra
Com a mudança da marca, o Clube Extrafarma também foi relançado com mais opções de resgate e maior facilidade na troca de pontos, aumentando a percepção de valor do programa pelos clientes. Em dezembro de 2016, havia 5,6 milhões de participantes no programa. A cada R$ 1 em compras, o cliente acumula um ponto que, depois, pode ser trocado por produtos, descontos, por Km de Vantagens da Ipiranga ou por pontos de outro programa de premiação.
Apoio a artistas locais
Em 2016, a Extrafarma apoiou a Cow Parade Belém 400 anos, na capital paraense. É a primeira vez, nos nove anos da exposição, que ela aconteceu na região Norte do país e contou com 50 esculturas de vacas estilizadas por artistas locais. Além do aspecto cultural, a ação também tem viés social, já que o valor arrecadado com o leilão das obras será destinado a instituições da cidade, segundo escolha da Extrafarma.