Gestão da segurança

Ambiente seguro

A promoção da cultura da segurança é um tema prioritário para todos os negócios e um dos cinco pilares do Modelo de Sustentabilidade do Ultra. Desde 2015, os negócios têm revisado seus estudos de análise de riscos e práticas de segurança, por meio do Programa Segurança Ultra, seguindo meta estabelecida pela alta liderança.

O programa de segurança da Ipiranga está concentrado no SIGA+ (Sistema Ipiranga de Gestão Aplicado à Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social) e é dividido em três pilares: pessoas, condições físicas e procedimentos. Em 2017, 100% das unidades operacionais passaram por inspeção e os Relatórios de Análise de Risco da empresa foram revisados. A Ipiranga continuou atuando no engajamento da liderança e implementou um programa de acompanhamento continuado que prevê o aprimoramento das habilidades em segurança dos líderes operacionais. Como resultado, houve redução na taxa de frequência de acidentes com afastamento na comparação com 2016.

Como de costume, as unidades operacionais foram inspecionadas e foi registrada uma redução de 12% de não conformidades relacionadas às condições físicas da instalação, na comparação com 2016. Além disso, o escopo foi ampliado para os pools administrados por terceiros (em que a Ipiranga possui um por cento de ativos), totalizando 53 unidades.

A Oxiteno tem uma cultura de reforço à atitude segura. O desempenho é resultado de uma gestão focada nos perigos e em seus potenciais impactos, por meio da identificação do risco em cada etapa do processo produtivo e também nas diversas atividades realizadas, reduzindo a probabilidade de ocorrência de uma falha e investindo na capacidade dos funcionários em detectar desvios e corrigi-los.

Em dezembro, a operação de Mauá (SP) realizou a maior e mais completa simulação de emergência de sua história no Polo Petroquímico do Grande ABC. Foi simulado um vazamento de produto, seguido de abandono completo do polo petroquímico, com participação dos bombeiros, empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo, defesa civil e outros órgãos de segurança que simularam a operação de prevenção e mitigação de impacto na região.

A Oxiteno é também parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma rede colaborativa para mitigação e prevenção de acidentes, do qual fazem parte empresas químicas do Vale do Paraíba (SP). Em 2017, a empresa patrocinou o primeiro curso com foco no comportamento seguro para profissionais da região do ABC, no Estado de São Paulo.

Com o intuito de fortalecer a cultura de segurança com colaboradores, terceiros e prestadores de serviço, a Ultragaz iniciou, em 2017, na base de produção de Capuava (SP), a implantação do Programa Atitude Segura. Dividido em cinco fases: governança corporativa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA); diagnóstico; desenvolvimento da liderança; identificação dos riscos, engajamento dos colaboradores e melhoria da disciplina operacional; e sustentabilidade e ancoragem da cultura de segurança nos processos da companhia, o programa está sendo expandido para outras 12 unidades e, até 2019, estará efetivo em suas 18 bases de produção. Vale frisar que a gestão e o monitoramento de Segurança (SSMA) é acompanhado por meio de indicadores e é um dos itens que passa por auditorias locais realizadas anualmente pela equipe corporativa nas bases de produção da empresa.

A Ultracargo seguiu ampliando sua estrutura de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SSMAQ) com o intuito de manter mais bem preparada sua equipe no dia a dia da operação e já investiu, entre 2016 e 2017, mais de R$ 100 milhões. Somente em 2017 foram mais de 40 mil horas dedicadas a treinamentos de segurança. Dentre outras medidas adotadas estão a implantação de um programa de reconhecimento em desempenho de SSMA; realização de auditoria dos Requisitos Legais de SSMA em 50 empresas contratadas da Ultracargo; revisão dos Estudos de Análise de Risco (EAR) em todos terminais, dos projetos construtivos para contemplar as recomendações dos estudos e dos planos de atendimento a emergência, incluindo a criação dos planos operacionais. Estas e outras iniciativas já vêm alcançando resultados importantes na redução de desvios e de acidentes e têm mudado a cultura de SSMA da empresa.

Taxa de acidentes com afastamento (por milhão de horas trabalhadas)1

AnoIpirangaOxitenoUltragazUltracargoExtrafarma
20153,63,12,623,725,5
20164,01,02,41,820,1
20173,83,42,50,00,0

1. Taxa é calculada com base no número de acidentes/HH (calculado conforme NBR 14.280) da quantidade de funcionários em 31/12/2017.
2. Os números foram revistos.

Taxa de acidentes sem afastamento (por milhão de horas trabalhadas)1

AnoIpirangaOxitenoUltragazUltracargoExtrafarma
20150,46,42,225,520,2
20160,05,83,15,620,0
201731,08,04,41,90,0

1. Taxa é calculada com base no número de acidentes/HH (calculado conforme NBR 14.280) da quantidade de funcionários em 31/12/2017.
2. Os números foram revistos.
3. O aumento na taxa de acidentes sem afastamento se deve ao incentivo ao reporte desse tipo de ocorrência, para que seja realizada uma gestão efetiva nos acidentes de menor porte, com o intuito de evitar os de maior porte (com afastamento).

Número de óbitos

AnoIpirangaOxitenoUltragazUltracargoExtrafarma
201511000
201600000
201700000